Roteador

21/06/2014 09h00 - Atualizado em 23/06/2014 11h54

Como liberar uma porta no roteador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Para liberar uma porta no roteador é necessário que sejam feitos alguns ajustes no aparelho, além de ter conhecimento de algumas informações, como o endereço IP, por exemplo. Normalmente, tais dados são encontrados no corpo do dispositivo, mas, caso não os ache, eles também vêm indicados, obrigatoriamente, no manual impresso ou na versão digital deste - disponível em CD ou no site do fabricante.

Para ajudá-lo a liberar o acesso externo a uma porta que fica em um computador interno, o TechTudo preparou um tutorial. Ciente disto, mãos à obra!

Como conseguir conexão wireless para toda a casa? Confira

Roteador deve ser colocado em um local alto (Foto: Divulgação/Intelbrás)Confira o passo a passo sobre como liberar uma porta do roteador(Foto: Divulgação/Intelbrás)



Fio de internet com emendas pode provocar queda de sinal? Confira no Fórum do TechTudo

Passo 1. Vá para um computador que tenha acesso à rede do roteador e execute o navegador de sua preferência;

Passo 2. No navegador, digite o endereço de IP de acesso padrão do roteador (informado no aparelho ou no manual) ou o IP atual (caso você tenha mudado), na barra de endereço do browser e tecle “Enter”;

Digitando o endereço do roteador no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o endereço do roteador no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será solicitado um usuário e senha, digite-os e tecle “enter”. Caso você não tenha mudado a senha, use a informação padrão que se encontra no corpo do aparelho ou em seu manual;

Digitando o usuário e senha para acessar o painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o usuário e senha para acessar o painel do roteador Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro do painel de configuração do roteador, procure pela opção de configuração do redirecionamento de porta. No aparelho usado nesse tutorial essa opção é chamada de “Virtual Server” e fica abaixo da opção “NAT Setting”. A nomenclatura pode variar muito em cada dispositivo: há possibilidade de ser “Port Forward”, “Incoming” ou qualquer outro termo relacionado.

Para saber a localização exata dessa configuração no painel de seu roteador, consulte o manual. Clique no botão de inclusão, no caso do roteador testado, ele é rotulado como “Add”;

Acessando a opção que redireciona portas no roteador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção que redireciona portas no roteador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro da tela de inclusão, selecione um nome de regra padrão ou coloque um nome (1). Selecione a interface de Internet e digite o endereço IP do computador que receberá o redirecionamento (3).

Nas informações sobre portas, selecione o protocolo, a porta inicial e final do servidor (por onde os computadores externos tentarão acessar o serviço) e a porta inicial e final do computador interno que fornecerá o serviço (4). Para concluir, clique no botão “Apply” (pode ser “Save changes”, “Confirm” ou qualquer outra nomenclatura);

Criando uma regra de redirecionamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma regra de redirecionamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para ter certeza que a mudança foi efetivada e gravada, procure pela opção de reinicialização do roteador e acesse-a. Dentro dela, clique na opção de reiniciar e confirme, clicando no botão correspondente a esta função. Este botão pode ter o nome “Reboot”, “Restart” ou algo assim, dependendo do equipamento usado. Caso seja solicitado, confirme a reinicialização.

Reiniciando o roteador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o roteador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois de reiniciar, já será possível acessar o serviço externamente via redirecionamento de portas. Lembre-se de manter o computador interno sempre ligado para manter o acesso funcional.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joaopedro Carvalho
    2016-04-16T02:16:11

    essa tuto ta ó uma bosta

  • Maquir Rocha
    2015-06-10T12:21:58

    pessoal não consigo abrir jogos da nexters no meu celular com o meu roteador, tp link 720, alguém da um help aí

  • Diego Santana
    2014-10-01T22:08:41  

    Ola amigos tenho uma empresa que presta serviços de internet aqui no condômino onde moro e alem disso aqui no meu apto uso roteador. A MINHA DIFICULDADE E A SEGUINTE TO FICANDO LOKOOOO MAS NÃO CONSIGO ABRIR UMA PORTA, E TER A CERTEZA QUE A BENDITA PORTA ESTA ABERTA. JÁ TENTEI DE TUDO ABRI A PORTA DENTRO DO ROTEADOR QUE E UM TP LINK, DEPOIS NO PRÓPRIO FIREWALL DO PC, MAS MESMO ASSIM QUANDO FAÇO O TESTE DA PORTA ELA SE ENCONTRA FECHADA. ALGUÉM SABE ME DIZER O QUE ESTA ACONTECENDO?????

    recentes

    populares

    • Diego Santana
      2014-10-01T22:08:41  

      Amigo aqui esta dando o msm erro se vc ja conseguil resolver me fala pfv

    recentes

    populares

    • Diego Santana
      2014-10-01T22:08:41  

      Você tem que adicionar o IP da máquina no NAT do Roteador para que o roteador abra a porta para esse IP específico, não dá pra abrir uma porta para todos os IPs.