Tablet

23/06/2014 11h23 - Atualizado em 23/06/2014 11h23

Como usar o app nativo da câmera no Windows Phone 8 e 8.1?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows Phone tem sua qualidade fotográfica reconhecida graças às câmeras da Nokia com seus Lumias e apps exclusivos. No entanto, o sistema da Microsoft também traz um aplicativo de câmera nativo com bons recursos e que ganhou um redesenho na nova versão do sistema. Para te ajudar a tirar proveito da qualidade fotográfica do seu smartphone, o TechTudo preparou um tutorial completo sobre como usar o app nativo de câmera do Windows Phone 8 e 8.1.

Veja também: Como transferir fotos e vídeos do Windows Phone 8 para o PC?

Windows Phone traz diversas configurações em sua câmera nativa da versão 8 e da 8.1 (Foto: Arte/Divulgação)Windows Phone traz diversas configurações em sua câmera nativa da versão 8 e da 8.1 (Foto: Arte/Divulgação)

- Windows Phone 8

Interface

A câmera do Windows Phone 8 é muito simples e fácil de entender. Com visual bastante minimalista, ela traz botões básicos na barra lateral para que você tenha acesso aos comandos mais necessários.

Windows Phone 8 tem aplicativo de câmera bastante minimalista e com poucos botões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8 tem aplicativo de câmera bastante minimalista e com poucos botões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

1. Vídeo: Toque nesse botão quando quiser fazer uma gravação de vídeo. Quando estiver ativado, ele aparecerá preenchido com uma cor mais clara.

2. Câmera Frontal (quando disponível): Com esse botão, o usuário pode mudar para a câmera frontal do aparelho sempre que quiser fazer uma selfie.

3. Flash (quando disponível): O Windows Phone traz três modos de flash: Ativado, para usar em todas fotografias; Automático, usar a luz auxiliar apenas nas imagens com baixa luminosidade; Desativado, quando não quiser usar em nenhuma situação.

 4. Aplicativos de Câmera: Com essa função, você pode pular diretamente para aplicativos que usem a câmera do telefone, como o 6Tag (Instagram), 6snap (Snapchat), Panorama (Fotos Panorâmicas) e outras.

5. Ver fotos anteriores: Toque nesse botão para ver a galeria de fotos.

6. Opções avançadas: Toque nas reticências para acessar as configurações mais avançadas da câmera.

Como fotografar ou gravar um vídeo

Windows Phone 8 inicia a captura através do botão físico da câmera ou tocando na tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8 inicia a captura através do botão físico da câmera ou tocando na tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para fotografar ou gravar um vídeo no Windows Phone 8, basta tocar pressionar o botão físico da câmera do Windows Phone ou dar um toque na tela onde você deseja focar. Caso esteja gravando, será exibido um cronômetro na tela, que começará a contar com o início da gravação. Para parar, toque novamente na tela.

Como mudar a resolução ou outras configurações
Para ter acesso aos ajustes mais avançados da câmera do seu aparelho, basta tocar nas reticências e, no menu que se abre, tocar em configurações de fotos ou vídeos. Na primeira opção, é possível mudar Cenas, ISO, exposição, balanço de branco e proporção.

Windows Phone 8 traz configurações avançadas na barra lateral do aplicativo de câmera (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8 traz configurações avançadas na barra lateral do aplicativo de câmera (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já nas configurações de vídeo, é possível alterar o balanço de branco, o foco contínuo e a resolução do vídeo. Em ambos os casos, pressione salvar para guardar as suas alterações ou “Restaurar” para que o telefone exiba as configurações padrões.

Como ver fotos da galeria


Windows Phone 8 dá acesso a fotos da câmera com um arrastar de dedo da esquerda para a direita (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8 dá acesso a fotos da câmera com um arrastar de dedo da esquerda para a direita (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para navegar entre as fotografias feitas com o seu telefone, basta tocar no botão 5 na parte superior esquerda da tela. Outra opção mais rápida e prática é arrastar o dedo da esquerda para a direita da tela.

- Windows Phone 8.1

Interface

O Windows Phone 8.1 traz uma câmera mais completa do que a da versão anterior do sistema, com atalhos na parte esquerda, além dos botões conhecidos na parte direita da tela.

Windows Phone 8.1 teve aplicativo de câmera redesenha com mais botões e opções (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 teve aplicativo de câmera redesenha com mais botões e opções (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

1. Disparo único: Neste modo, o telefone tirará apenas uma foto em alta resolução no momento que o usuário pressionar a tela, este botão virtual ou a tecla física do telefone.

2. Disparo contínuo: Pressione esse botão para tirar repetidas fotos para escolher, posteriormente, a melhor. Esse modo é útil para fotos de objetos em movimentos ou quando não se quer correr o risco de perder um momento.

3. Vídeos: Toque nesse botão para gravar imagens com o seu telefone. Quando estiver ativada, um relógio com o tempo de gravação será exibido na tela.

4. Atalhos: O atalho da barra lateral do Windows Phone 8 foi deslocado para a direita e pode ser customizado. Assim, o usuário pode escolher quais configurações deseja mudar mais rapidamente, incluindo o flash, câmera frontal e outras.

5. Ver fotos anteriores: Toque nesse botão para ver a galeria de fotos.

6. Opções avançadas: Toque nas reticências para acessar as configurações mais avançadas da câmera.

Como fotografar ou gravar um vídeo

Windows Phone 8.1 agora dispara fotos em modo contínuo e também quando usuário pressiona botão virtual do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 agora dispara fotos em modo contínuo e também quando usuário pressiona botão virtual do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Como se atualiza o Windows Phone 8 para 8.1? Comente no Fórum do TechTudo

A captura de fotos e vídeos do Windows Phone 8.1 continua praticamente a mesma do sistema anterior, bastando pressionar a tecla física da câmera ou tocar na tela no local que deseja focar. A novidade, porém, fica para a opção de captura através dos botões de modos (1, 2 e 3), de maneira semelhante ao iPhone e Android.

Como mudar a resolução ou outras configurações

Windows Phone 8.1 mantém as configurações avançadas da câmera, mas com opção de alterar atalhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 mantém as configurações avançadas da câmera, mas com opção de alterar atalhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Assim como no Windows Phone 8, basta tocar nas reticências para ter acesso aos ajustes mais avançados da câmera do seu aparelho. A diferença é que, além das configurações de fotos e vídeos, é possível trocar também os atalhos da parte lateral do aplicativo, indicados no item 4 acima.

Como ver fotos da galeria

Windows Phone 8.1 mantém o gesto para ver galeria e adicionou botão com miniatura da última foto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 mantém o gesto para ver galeria e adicionou botão com miniatura da última foto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra configuração mantida no Windows Phone 8.1 é a opção de ver as fotografias da galeria a partir do gesto da esquerda para a direita na tela ou através do botão no canto superior esquerdo. A diferença, é que agora o botão exibe uma miniatura da sua última fotografia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Heitor Vieira
    2014-06-24T01:56:17

    Essas fotos foram em ambientes pouco iluminados.