Internet

02/06/2014 07h00 - Atualizado em 02/06/2014 07h00

Como usar o Gmail como leitor de RSS

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Quando o Google Reader foi descontinuado, muitos usuários ficaram órfãos de um leitor de RSS. Caso ainda não tenha encontrado um substituto, talvez usar o Gmail para ler seus feeds seja uma boa alternativa. O serviço de e-mail do Google não conta com suporte nativo a RSS, mas é possível encaminhar notícias para sua caixa de entrada criando uma receita no IFTTT. Confira!

Crie um feed RSS para as notificações do Facebook

Google investe em PGP para aumentar segurança dos usuários do Gmail. (Foto: Reprodução/ Milena Pereira) (Foto: Google investe em PGP para aumentar segurança dos usuários do Gmail. (Foto: Reprodução/ Milena Pereira))Saiba como usar o Gmail para acompanhar seus sites preferidos (Foto: Reprodução/ Milena Pereira)


Passo 1. Acesse a versão web do aplicativo e faça login em sua conta ou cadastre-se, caso ainda não possua uma – o serviço é totalmente gratuito. Lembre-se de usar seu e-mail do Gmail em sua conta do IFTTT;

Acesse a versão web do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse a versão web do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Logado em sua conta, clique em “Create” (criar), na parte superior da página;

Criando nova receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando nova receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Clique em “this” e selecione “Feed”. Para facilitar, use a busca para filtrar os itens disponíveis;

Definindo variáveis da receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo variáveis da receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Clique em “New feed item” (novo item de feed);

Passo 5. Agora, o usuário deve adicionar a URL do feed que deseja encaminhar para o seu e-mail. Como exemplo, vamos usar o feed do TechTudo, que pode ser acessado em “http://www.techtudo.com.br/plantao/rss2.xml“. Após adicionar a URL, clique em “Create Trigger”;

Adicionando feed RSS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando feed RSS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Clique em “that’, procure por “Email” e clique sobre ele;

Configurando envio do feed por e-mail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando envio do feed por e-mail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Clique em “Send me an email’ (envie-me um email);

Configurando envio do feed por e-mail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando envio do feed por e-mail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Por padrão, o IFTTT exibe o título do artigo no assunto e conteúdo, nome do site e link no corpo do e-mail. Adicione outras informações, como autor e imagem, clicando sobre o botão “+”. Recomendamos que seja adicionado “_RSS” (ou uma palavra-chave de sua escolha) no assunto. Ela será útil para filtrar o feed dos seus outros e-mails. Feito isso, clique em “Create Action” (criar ação);

Personalize como você deseja receber os artigos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Personalize como desejar receber os artigos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, clique em “Create Recipe” (criar receita) para salvar a receita e ativá-la. Crie uma receita para cada site que deseja assinar o feed RSS;

Salve a receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salve a receita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Criando filtro no Gmail

Passo 10. Para que os seus e-mails não fiquem misturados com os artigos enviados pelo IFTTT, basta criar um filtro no Gmail. Para isso, abra sua conta e acesse as configurações;

Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Na aba “Filtro”, clique em “Criar novo filtro”;

Crie um novo filtro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie um novo filtro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Preencha o filtro com “action@ifttt.com“, no campo “De”, e “_RSS” (ou a palavra que escolheu no oitavo passo) em “Assunto”. Em seguida, clique em “Criar filtro com esta pesquisa”;

Definindo filtros para os e-mails do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo filtros para os e-mails do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Por fim, defina as ações que o Gmail deve tomar ao receber um e-mail com um feed. Como exemplo, configuramos para aplicar um marcado chamado “RSS”, ignorar a caixa de entrada, não enviar para spam e nem marcar como importante. Configure como achar melhor e clique em “Criar filtro”.

Defina as ações a serem tomadas e salve o filtro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Defina as ações a serem tomadas e salve o filtro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, é possível acompanhar seus sites preferidos através do Gmail. Além disso, os artigos ficarão arquivos em seu e-mail e o usuário poderá consultá-los futuramente, mesmo que o texto seja apagado do site.

O que você achou do novo Feed de Notícias do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares