18/06/2014 07h15 - Atualizado em 11/08/2014 09h35

Como usar o navegador como programa padrão para abrir arquivos

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Existem programas para todo tipo de atividade, mas o grande problema é que, às vezes, o usuário quer apenas visualizar um determinado tipo de arquivo e o aplicativo que abre ele, insiste em travar e atrapalhar sua vida. Uma boa solução pra evitar esse tipo de situação é usar seu navegador como visualizador de arquivo, com isso, qualquer dificuldade pode ser resolvida com o fechamento da aba problemática.

Como usar o Chrome Remote Desktop e ter acesso ao seu PC via navegador

Visualizando arquivos no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando arquivos no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se quiser realmente usar seu navegador como ferramenta de visualização de arquivo, a maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente arrastar o arquivo em questão, para uma janela do navegador.

Arrastando e visualizando uma imagem no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Arrastando e visualizando uma imagem no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Outra forma de fazer isso é clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Abrir com” no menu de contexto do Windows e Mac OS X. Claro, isso só funciona se o navegador já estiver disponível para o arquivo no sub menu da opção “Abrir com” (se ele tiver sido usando uma vez, estará disponível).

Usando a opção Abrir com para visualizar no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando a opção "Abrir com" para visualizar no navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se quiser simplificar a abertura de arquivos usando o navegador, é possível alterar as configurações para um tipo de arquivo permanentemente. Para isso, no Windows clique com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Abrir com” e depois a sub opção “Escolher programa padrão…”. No OS X, faça o mesmo e dentro da opção “Abrir Com”, escolha a opção “Outro…”

Escolhendo a opção que permite definir o programa que abrirá os arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a opção que permite definir o programa que abrirá os arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Alternativamente, o usuário pode digitar o endereço de caminho do arquivo diretamente na barra de endereços do seu navegador, substituindo a unidade (“C: \”, por exemplo), pela expressão “file:/ / /”, seguido do restante dos nomes separados pela mesma barra.

Se quiser,  também é possível usar a opção “Abrir” do navegador, que é bem mais simples.

Como fazer um e-mail com o domínio próprio? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.

Esse é um truque simples, mas que pode poupar algum tempo, ou ao menos deixar seu uso do computador mais ágil. Experimente e veja como isso irá melhorar sua rotina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares