02/06/2014 10h35 - Atualizado em 02/06/2014 10h35

Day Z: confira dicas para sobreviver no popular game online

João Moura
por
Para o TechTudo

Day Z é um MMO de terror com zumbis para Windows. Nele, os jogadores são convidados a serem sobreviventes de um apocalipse zumbi e se aventurar em uma terra amaldiçoada com monstros mortos-vivos, e outros jogadores que não são necessariamente amigáveis. Aprenda algumas dicas de sobrevivência para mandar bem no game:

Day Z: saiba como jogar o MMO de terror com zumbis para o PC

 DayZ: como jogar o MMO de terror com zumbis (Foto: Divulgação) DayZ (Foto: Divulgação)



Escondendo-se na floresta

A estratégia envolvendo as florestas se baseia em evitar cidades e pequenas vilas, e se dirigir diretamente para o interior do mapa. O maior benefício desta estratégia é evitar as zonas de morte que são as áreas na costa. Contudo, até as menores vilas podem ser traiçoeiras para jogadores sozinhos devido à grande quantidade de zumbis. Evitar essas áreas pode ser uma ótima estratégia para novos jogadores.

Uma vez que você alcançou relativa segurança, localize-se no mapa e procure o armazém mais próximo. Os armazéns são locais ideais para achar armas, munições, roupas e até comida. Diferente das cidades, estas construções são patrulhadas por apenas dois ou três zumbis. Fique atento, pois estes estão geralmente dentro do local, sendo possível escutá-los quando chegar perto o bastante. Uma vez dentro do armazém, corra para o andar superior e espere eles se aproximarem. Será mais fácil abatê-los enquanto fazem fila.

Procure ficar longe das cidades e vilas (Foto: Divulgação)Procure ficar longe das cidades e vilas (Foto: Divulgação)

Avançando e procurando

Esta talvez seja a estratégia de sobrevivência mais comum do game, a qual envolve se aproximar com cuidado, procurar e recuar de cidades e vilas. Esta estratégia requer habilidade e experiência em função de planejar, se desviar de zumbis, e localizar a pilhagem. Ser familiarizado com a cidade em questão ou vila é uma grande vantagem.

Planejar sua rota com cuidado e o perigo de cada situação é muito importante. Tente sempre saber onde os zumbis mais próximos estão e para onde estão se movendo. Adapte sua rota para tomar vantagem e sempre se lembre de checar sua retaguarda de vez em quando. Apesar de algumas vezes você ter a necessidade de parar para deixar algum monstro passar, tenha sempre em mente que é melhor se manter em movimento.

Depois de alguma prática você irá desenvolver um senso de como os zumbis se movem e reagem, de quando você tem que se abaixar ou engatinhar e como circula-los em segurança. Você será menos visto quando estiver nos arbustos, grama alta ou do lado de um muro. Você também será mais difícil de ser localizado quando estiver de noite, e muito mais difícil de ser escutado durante uma tempestade.

Tome sempre cuidado quando for se aventurar para procurar armas e suprimentos (Foto: Divulgação)Tome sempre cuidado quando for se aventurar para procurar armas e suprimentos (Foto: Divulgação)

Ataque direto

Esta é uma estratégia agressiva, e melhor quando é posta em prática com um grupo grande de jogadores bem armados. A tática envolve basicamente se aproximar diretamente à uma cidade ou vila, trabalhando em equipe para se defender contra os zumbis e pilhar sistematicamente cada edifício ou construção que aparecer.

As chances de sucesso aumentam com a sua capacidade de trabalhar em equipe. Estabeleça um papel para cada integrante, para que o trabalho seja feito mais rápido e seguro. Tente sempre se manter organizados e disciplinados, mesmo depois que o tiroteio começar.

Bandidagem

A bandidagem pode ser uma boa estratégia também no game, onde você irá tomar algo que outra pessoa já coletou. O que acaba sendo mais rápido e seguro do que coletar você mesmo, porém não é muito recomendável para iniciantes.

Roubar de outros jogadores pode ser mais fácil do que se aventurar em cidade para conseguir suprimentos, mas é igualmente arriscado (Foto: Reprodução)Roubar de outros jogadores pode ser mais fácil do que se aventurar em cidade para conseguir suprimentos, mas é igualmente arriscado (Foto: Reprodução)

Mas tenha cuidado. Alguns jogadores podem se unir para caçar bandidos no game, o que pode acabar sendo uma dor de cabeça para você. Muitos andam acompanhados por outros jogadores, que a princípio você pode não enxergar. Tenha em mente que velocidade e surpresa são a chave. Mova-se, pilhe e saia rapidamente.

Mesmo que você seja um jogador amigável e da paz, entenda que o risco de confrontos com outros jogadores adiciona uma dimensão crítica em DayZ, e representa uma importante parte do que faz o game ser tão interessante.

Quando achar outro jogador

Interações com outros jogadores provê o conflito fundamental e desafio de DayZ. A natureza humana raramente nunca esteve tão na pele do que neste game. Assumindo que você não esteja procurando por problema, algumas ideias podem ser proveitosas.

Caso ainda não esteja sido avistado, você terá a escolha de fazer contato ou não. Isto é com você. Tenha em mente que os jogadores podem ser imprevisíveis, e fazer contato pode ser extremamente arriscado, quanto recompensador.

Tome cuidado quando avistar jogadores desconhecidos. Nem todos querem ser seu amigo (Foto: Divulgação)Tome cuidado quando avistar jogadores desconhecidos. Nem todos querem ser seu amigo (Foto: Divulgação)

Caso tenha sido avistado, suas opções são mais limitadas. Você poderá dizer que está em paz, e esperar que eles façam o mesmo, ou você pode recuar. Abaixar suas armas (não apontar para eles) é uma boa forma de mostrar suas boas intenções. Sempre se comunique com eles. Pois mesmo que você não queira fazer nenhum mal, eles podem assumir que você não está lá com boas intenções.

Caso não receba nenhuma resposta, ou até mesmo um tiro, suas opções são mais escassas ainda. Dependendo de seu equipamento e temperamento, você poderá escolher responder com fogo ou recuar. A comunidade não considera matar em defesa como sendo assassinato ou bandidagem.

Se despistando de zumbis

Oos zumbis irão perseguir você sem descansar ou diminuir o passo. Eles poderão parar de o perseguir caso você consiga chegar longe o suficiente, mas isto é difícil de se conseguir já que eles conseguem dar impulsos mais rápido que você.

É possível que eles venham a lhe perseguir sem parar até cair de fome ou sede, ou simplesmente não conseguir dar um Sprint a mais. Contudo, há várias formas de despistá-los. Os zumbis operam baseados no que eles escutam ou em sua linha de visão (LDV), o que quer dizer que eles irão continuar a perseguir você enquanto eles conseguem ver ou ouvir quem eles estão perseguindo.

Se despistar dos monstros na cidade pode ser mais fácil, mas pela quantidade que há nesses locais a situação pode ficar bastante complicada (Foto: Divulgação)Se despistar dos monstros na cidade pode ser mais fácil, mas pela quantidade que há nesses locais a situação pode ficar bastante complicada (Foto: Divulgação)

Quando você consegue quebrar a LDV deles, eles irão parar e entrar em modo de procura, onde irão tentar encontrá-lo a partir da onde eles o perderam. Quebrar esta LDV deles é mais fácil de se fazer nas cidades, correndo pelas esquinas. No campo, porém, é mais difícil, mas não impossível. Corra em zig-zag através dos arbustos e árvores e se esconda quando eles o perderem de vista.

Os zumbis, atualmente, são forçados a andar enquanto estiverem dentro de uma construção. Dessa forma, correr para dentro de alguma construção pode acabar retardando seus perseguidores tempo o bastante para quebrar a LDV deles. Apenas tenha certeza de não entrar em algum lugar com apenas uma entrada e uma saída.

Os zumbis também não podem subir ladeiras muito íngremes. É possível então ganhar distância e até quebrar a sua LDV ao correr na diagonal para cima de uma ladeira. Os monstros também sempre evitam locais sobre a água, fazendo com que as docas sejam locais ideais para despistá-los. Bombas de fumaça também são uma ótima pedida para despistar zumbis enquanto se joga com outros jogadores.

Quais os melhores jogos com zumbis? Dê sua opinião no nosso fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claiton Santos
    2014-12-22T12:00:16

    Romero Britto!?

  • Romulo Pina
    2014-06-02T14:59:44

    Será que esse jogo é bom? vale a pena jogá-lo?