Celular

25/06/2014 09h23 - Atualizado em 30/06/2014 18h46

Dicas para usar o Galaxy S5: veja como tirar o máximo do smart

Isadora Díaz
por
Da redação

O Galaxy S5 é um aparelho repleto de recursos. São tantas as possibilidades embutidas na personalização do Android feita pela Samsung que boa parte dos usuários sequer sabe o que fazer para tirar o máximo do aparelho. Confira neste artigo dez dicas para para fazer seu Galaxy S5 ainda melhor.

Interface do Galaxy S5: TouchWiz melhorou, mas ainda é bem poluída (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy S5, o top de linha da Samsung (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Tem um Galaxy S5? Veja onde encontrar capinhas para o smartphone

Ative a Caixa de Ferramentas

Caixa de ferramentas do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Caixa de ferramentas do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)


A Caixa de Ferramentas da Samsung nada mais é do que um botão virtual para acesso rápido de aplicativos selecionados. Ele sobrepõe praticamente todas as telas do celular, inclusive apps abertos. A forma mais prática de ativar o recurso é através do painel de notificações. Basta deslizar a barra superior para a direita: o ícone da Caixa de Ferramentas será o último.

Você pode ainda personalizar quais ícones aparecem por lá. É só ir em "Configurações" e depois em "Caixa de ferramentas". Ative o recurso usando o botão no canto superior direto para que você possa editar os atalhos. 

Configure os ícones da barra de notificações

Configuração da central de notificações do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Configuração da central de notificações do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)


A Samsung até tentou dar uma simplificada na barra de notificações com o novo modelo de ícones, mas a quantidade de atalhos que aparecem por lá ainda pode confundir muita gente. Para facilitar as coisas e manter os ícones que você realmente usa, vá em "Configurações" e em "Painel de notificações". 

Para retirar um botão de lá, basta dar um toque longo até que ele seja selecionado. Daí, arraste-o para o menu "Botões disponíveis". O contrário também vale: para adicionar um atalho, é só fazer o movimento inverso.

Cadastre mais de uma digital para desbloqueio

Cadastro de impressão digital no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Cadastro de impressão digital no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)


O desbloqueio por digital é até bem útil, mas a melhor forma de usá-lo certamente envolve cadastrar mais de um dedo por lá. A Samsung permite o registro de até três impressões, o que é ótimo em momentos em que você precisa desbloquear o celular usando uma só mão.

Para cadastrar uma nova digital, vá em "Configurações", depois em "Leitor digital" e "Gerenciador de impressão digital" (que por lá aparece como "Gerenciador imp. di."). Feito isso, clique no botão "+" para adicionar uma nova digital. Você pode renomeá-las depois, para saber a qual dedo se refere cada cadastro. Uma dica? Insira impressões de dedos das duas mãos.

Use a pesquisa nas configurações

Barra de pesquisa do menu de Configurações do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Barra de pesquisa do menu de Configurações do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)



Embora o menu Configurações tenha ficado bem mais limpo com os novos ícones redondos, ainda é fácil se perder por lá. São mais de uma centena de botões (mesmo!), subdivididos em categorias. Para navegar por lá, use e abuse da busca interna. O ícone da lupa, no canto superior direito, abre a tal caixa de busca. Daí, é só digitar o que você procura e clicar no resultado que melhor se encaixa ao que você necessita acessar.

Tire fotos com o Foco Seletivo

Foco Seletivo aplicado no Galaxy S5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Foco Seletivo aplicado no Galaxy S5 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



A Samsung incluiu no Galaxy S5 a possibilidade de tirar fotos com Foco Seletivo. Se usado conforme as instruções da companhia, o resultado é bastante satisfatório e imita o efeito que conseguimos usando câmeras semiprofissionais e profissionais, por exemplo. 

Para ativar o Foco Seletivo, entre normalmente no aplicativo de câmera da Samsung e selecione o segundo ícone, que mostra duas pessoas. Para que o sistema funcione, é necessário ter um objeto (ou pessoa) a menos de 50 m da lente e um fundo mais afastado. Feito o clique, você pode ainda editar a imagem para escolher o melhor ponto de foto. Basta abrir a foto na Galeria e clicar no ícone do Foco Seletivo que fica num dos cantinhos da imagem. As possibilidade de edição são três: foco próximo, foco longe e foco panorâmico. Escolhido o modo ideal, é só tocar em "Concluído" para salvar a imagem.

Ative o modo emergencial da bateria

Modo de economia de energia no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Modo de economia de energia no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)



O Galaxy S5 tem um modo especial que permite economizar bateria em tempos de necessidade. O funcionamento é bem simples: ele poda o "smart" do seu smartphone para fazer o aparelho gastar o mínimo de bateria possível. O S5 vira quase celular "basicão": tela em preto e branco, com recursos limitados.

O Modo de Baixo Consumo, como é chamado, pode ser ativado em "Configurações" > "Economia de energia". Se quiser levar a economia ao extremo, restrinja o uso de dados quando apps estiverem em segundo plano e ative o modo de escala de cinza (a tal tela em preto e branco).

Samsung vai superar a Apple com o Galaxy S5? Confira no Fórum

Use o Galaxy S5 com uma só mão

Modo para usar o Galaxy S5 com uma só mão (Foto: Reprodução)Modo para usar o Galaxy S5 com uma só mão (Foto: Reprodução)



O S5 é um smartphone grande. Não é nenhum Note 3, mas é grande o suficiente para causar certo desconforto na hora de usá-lo com uma só mão. Para a maior parte das pessoas, fica complicado acessar o canto oposto do aparelho usando apenas o dedão. Sabendo disso, a Samsung adicionou o modo de operação com uma mão só.

Vá em "Configurações" e então "Operação com uma mão só". Toque no botão no canto superior direito para ativar e deslize o polegar a partir da borda para o meio e retorne, num movimento rápido. O modo "expreme" a tela do Galaxy S5 em um dos cantos para que você possa navegar pelo smartphone e ter a outra mão livre. Para desativar, é só fazer o mesmo movimento citado anteriormente com o polegar. 

Você ainda pode editar o tamanho da "nova tela", para que ela se adapte ao tamanho da sua mão, usando a setinha geralmente localizada no canto superior esquerdo. Boa notícia para os canhotos: também é possível jogar essa telinha para o canto oposto, para que possa ser usada com a mão esquerda. Outra dica? Deixe o modo sempre ativado e use o polegar para colocá-lo em prática sempre que precisar. 

Ative o controle por gestos

Controle por gestos do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Controle por gestos do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)



Os sensores do Galaxy S5 permitem executar uma série de ações só usando gestos. É possível atender o smartphone colocando-o próximo ao ouvido, silenciar ou pausar um vídeo colocando a mão sobre a tela ou mesmo tirar screenshots passando a mão da direita para a esquerda em frente ao aparelho. Passeie por "Configurações" > "Movimentos e gestos" e veja todas as possibilidades.

Use o recurso de multijanelas

Recurso de multijanela no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Recurso de multijanela no Galaxy S5 (Foto: Reprodução)



Uma das formas mais interessantes de aproveitar a telona do Galaxy S5 é ativar o recursos de multijanelas. Ative-o também em "Configurações" e então "Multi janelas". Note que uma aba é adicionada à direita da tela assim que o multijanela é ativado, que fica por lá mesmo com apps abertos.

Para ativar a multijanela propriamente dita, "puxe" essa aba. Uma lista de apps compatíveis com o recurso aparecerá à esquerda. Daí, é só escolher um, clicar e arrastar para uma das metades da tela. Faça isso com um segundo programa e pronto. Nem todos os aplicativos ficam bons no espaço reduzido, mas a maioria funciona de forma bacana. Ah, e ainda é possível editar e selecionar qual deles abocanha o pedaço maior do display: é só mover a linha divisória entre um app e outro aberto no sistema multijanela para cima ou para baixo.

Cheque sua frequência cardíaca

Medidor de frequência cardíaca do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)Medidor de frequência cardíaca do Galaxy S5 (Foto: Reprodução)



Ao lado do flash, na parte traseira do Galaxy S5, fica um dos extras mais curiosos do smartphone: um medidor de frequência cardíaca. Ele funciona através do app S Health que, após configurado, exibe "Frequência cardíaca" como um dos botões. Clique nele e posicione um dos dedos sobre a luz vermelha que acende na parte traseira. Mantenha-se parado enquanto o sensor faz o trabalho e voilà. Os histórico de resultados pode ser acessado através do ícone no canto inferior direito.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bianca Moraes
    2014-06-25T13:04:15  

    Nada contra... Mas eu ainda prefiro o S3!!!

    recentes

    populares

    • Bianca Moraes
      2014-06-25T13:04:15  

      voce precisa se atualizar bia, S3 COMPARANDO COM S5 kkkkkkk vc é doida! rs

    recentes

    populares

    • Bianca Moraes
      2014-06-25T13:04:15  

      Eu tinha um s3 e acho que ambos estao no mesmo patamar..

  • Misael Pereira
    2014-11-07T14:25:46

    Para que o sistema funcione, é necessário ter um objeto (ou pessoa) a menos de 50 m da lente e um fundo mais afastado. Não seria 50 cm?

  • Camila Smith
    2014-06-25T15:58:43  

    E ainda falam q o Iphone da apple é melhor, faz me rir, eu tenho o S4 e sou muito feliz com ele O/

    recentes

    populares

    • Camila Smith
      2014-06-25T15:58:43  

      Poxa que legal. Tinha um S3, vendi e peguei um S5. E sou muito feliz com minha esposa, não com o celular =D

  • João Carvalho
    2014-06-25T11:43:00  

    R$ 2.023,12 no Barato Descontos

    recentes

    populares

    • João Carvalho
      2014-06-25T11:43:00  

      na KABUM por 1.849 !!!

    recentes

    populares

    • João Carvalho
      2014-06-25T11:43:00  

      No queropreco está a vista por 1499, peguei lá e recebi sem problema nenhum. Top da balada.

  • Jean Abreu
    2014-06-25T14:28:33  

    quantos megapix é esse aparelho?

    recentes

    populares

    • Jean Abreu
      2014-06-25T14:28:33  

      filma

    recentes

    populares

    • Jean Abreu
      2014-06-25T14:28:33  

      16 mpx podendo tirar fotos ou filmar dentro da piscina ate i metro por meia hora submerso.

  • Everson Oliveira
    2014-06-25T17:27:50

    olha pra ele q ele trava... nunca grite com ele ou ele fica com raivinha e trica a tela...

  • Antonio Farias
    2014-06-25T16:36:50

    Só sentiria falta de um celular na hora de uma ligação.

  • Matheus Ferreira
    2014-06-25T12:32:06  

    Nada do que foi falado me surpreendeu. Muito pelo contrário, eu acho muito limitado as opções de configuração dos "smartphones". Você não tem opções profundas de controle do hardware do aparelho. Acho um absurdo a quantidade RAM utilizada por esses aparelhos para realizar as tarefas ridículas que executam. Parece que desenvolvem o sistema e os apps propositalmente para ficar pesado e o usuário precisar de aparelhos mais novos.

    recentes

    populares

    • Matheus Ferreira
      2014-06-25T12:32:06  

      ate que fim acordou em filho, isso e a chamada malandragem da tecnologia cria uma ferramenta a mais e lanca outro produto no mercado..

  • João Carvalho
    2014-06-25T13:40:28

    Só hoje! Nexus 5, por R$ 1.099,00 no site "Barato Descontos".

  • Fabricio Carvalho
    2014-06-25T12:58:46

    realmente os aparelhos da samsung são muito bons. uso um iphone 5s mas ja tive um galaxy s4 e não reclamo dele em nada muito bom. só acho q a samsung deveria fazer aparelhos tops com versões menores. os aparelhos da samsung como galaxy s4 mini não tem o mesmo hardware do s4 !

  • Victor Beck
    2014-06-25T12:42:25

    Podem falar o quanto quiser da samsung, mas as funcionabilidades e usabilidades dos seus Top's de linhas são incríveis! Ferramentas e tecnologia de software que nenhuma outra marca consegue fazer!

  • João Carvalho
    2014-06-25T11:51:49

    O menor preço encontrado está no site "Barato Descontos".

  • Thiago Silva
    2014-06-25T10:26:42

    ????????

  • Mauro Lopes
    2014-06-25T10:06:25

    Agora você pode dizer quanto pode pagar por um produto e ver as lojas disputarem sua oferta. Veja como funciona em : bezoo . com . br