25/06/2014 09h20 - Atualizado em 25/06/2014 09h20

EA Sports UFC: como lutar no chão, derrubar e finalizar seu oponente

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

EA Sports UFC tem um novo sistema de luta no chão. Se em UFC Undisputed 3, as derrubadas, transições e finalizações eram bem complicadas, no novo jogo da EA a jogabilidade é um pouco mais intuitiva. Mesmo assim, dominar tudo isso ainda continua difícil, e por isso o TechTudo preparou um guia com algumas dicas. Confira:

EA Sports UFC é o destaque nos lançamentos da semana

Dominar a luta no chão é fundamental em EA Sports UFC (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Dominar a luta no chão é fundamental em EA Sports UFC (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Derrubadas: tenha o timing certo

Para derrubar um oponente, direcione o analógico direito para ele, segurando o botão traseiro da esquerda (L2 ou LB). Se quiser tentar uma derrubada mais poderosa, use também o L1 ou LT. Mas mais importante do que saber como dar um takedown é se atentar para quando fazê-lo.

Coloque a luta para baixo! (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Coloque a luta para baixo! (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

O ideal é ver quando o seu oponente está cansado ou quando ele está acabando de executar um movimento para arriscar a queda. Assim, você vai pegá-lo ou sem uma condição física ideal para reagir ou desprevenido para se defender fazendo o sprawl. Suas chances de conseguir a queda aumentam bastante.

Para se defender das quedas, aperte R2 (RB) e coloque o analógico direito para baixo. Caso seja derrubado, você pode tentar se levantar rapidamente apertando L3, e evitar, assim, que seu adversário consiga usar o ground and pound ou fazer transições para buscar uma finalização.

Transições: cuidado para não cansar

O jogo de chão existe muito do físico do lutador. Por isso, quando estiver fazendo uma transição na luta agarrada, cuidado para não cansar seu personagem. Manter a calma acaba sendo fundamental. Olhe sempre para o nível de cansaço do lutador. Se estiver inteiro, ele terá mais chance de acertar as passadas.

Transições são fundamentais (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Transições são fundamentais (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Para conseguir as transições, gire o analógico direito na direção para qual deseja que o seu personagem vá. Se estiver na meia-guarda, por exemplo, gire na direção da cintura do oponente para tentar a montada e na direção da cabeça para dar “uma volta” e tentar uma posição norte-sul.

Para se defender das transições, há duas maneiras. A mais simples é ficar apertando L3 para empurrar seu adversário e levantar. Mas também é possível fazer o mesmo sistema ofensivo na defesa, segurando o R2 (RB) e botando o analógico para direita ou esquerda. Para evitar que o adversário se levante, R2 (RB) e analógico direito para baixo.

Ground and pound: bata o máximo possível

Quando estiver no chão, aproveite as transições para bater no seu oponente. Use os botões de soco, e também os chute quando estiver na lateral, para castigar o rival, e, assim, deixá-lo também mais cansado e vulnerável para uma possível finalização ou nocaute técnico. Para se defender, use R2 ou RB.

Bata bastante (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Bata bastante (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Uma boa dica: use o R1 (RT) para os golpes ficarem mais fortes, e tente também as cotoveladas, com R1 (RT) + L1 (LT) + botão de soco. Estas últimas, certamente, vão causar um grande dano físico ao seu adversário. Bata bastante, mas também cuidado para não se cansar muito e acabar tomando uma raspada.

Finalizações: seja rápido e atento

Aqui está a parte mais complicada. Para tentar uma finalização, é simples, aperte R1 ou RT e gire o analógico direito de uma posição no chão. Para defender uma tentativa, seja rápido e utilize R1 (RT) e gire seu analógico direito para a direção oposta à do movimento do oponente.

Finalizações ainda são um pouco complicadas (Foto: Thiago Barros/Reprodução)Finalizações ainda são um pouco complicadas (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Agora, caso você ou ele consigam aplicar o golpe, irá começar um jogo de gato e rato. Haverá na tela uma espécie de octógono, em que você pode posicionar seu cursor de quatro formas: esquerda, direita, cima e baixo. Quem se defende é que lidera a corrida neste caso, colocando o analógico direito para uma das direções.

Quem vai atacar tem que segui-lo. Quem se defende pode ir mudando de direção para dificultar o adversário. Em um momento, aparecerá um indicador para posicionar agora seu analógico esquerdo. Faça isso, depois repita a caçada anterior. É necessário fazer isso quatro vezes para encaixar a finalização e fazer o adversário bater.

Qual seu game de esporte favorito? Opine no fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Expedito Neto
    2014-06-25T12:16:18  

    Poderiam me responder uma pergunta ? Comprei as DLCs do Bruce Lee e Royce Gracie e instalei, tudo certo, joguei com os dois mas eles não ficam desbloqueados quando estou desconectado da internet, isso é normal ?

    recentes

    populares

    • Expedito Neto
      2014-06-25T12:16:18  

      cara onde vc achou o jogo?? fiz a pre venda e la consta o lancamento para 03/07 somente

    recentes

    populares

    • Expedito Neto
      2014-06-25T12:16:18  

      Na PSN Brasileira.

  • Expedito Neto
    2014-06-25T12:17:29

    eles ficam bloqueados**

  • Expedito Neto
    2014-06-25T12:16:59

    Bloqueados'