Internet

20/06/2014 07h00 - Atualizado em 20/06/2014 07h00

Gerencie pesquisa, localização e YouTube no ‘Histórico da Conta Google’

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Os usuários que querem ter mais controle sobre o que é feito nos serviços do Google ganharam nesta semana uma boa noticia: a página “Configurações da Conta” agora tem uma nova seção chamada “Histórico da conta". Nesta central, é possível gerenciar o histórico de buscas, de localização e de vídeos do YouTube em um só lugar; e decidir por apagar ou manter os dados. Conheça um pouco mais sobre essa novidade e administre melhor suas informações quando estiver logado nos serviços Google.

Com jogo no Rio, Google cria Doodle da Copa inspirado em favelas cariocas

Gerencio o histórico de tudo que é registrado na sua conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerencio o histórico de tudo que é registrado na sua conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A seção mostra alguns links ”Gerenciar histórico” que permitem administrar o seu histórico de pesquisa do Google, de localização, de pesquisa do YouTube e de vídeos assistidos. Cada uma das áreas é composta de um desenho representativo e uma descrição da funcionalidade. Além disso, existe um botão “Pausar”, que quando clicado, interrompe o registro de dados e deixa as imagem da seção em preto e branco, para indicar que está desativada.

Histórico desativado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Histórico desativado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Conhecendo os históricos

Antes de mexer nas opções, conheça um pouco mais sobre cada um delas.

O histórico de pesquisa do Google é usado para mostrar sugestões de pesquisa no autocompletar, para restringir os resultados a páginas que você já visitou ou não quer ver, para personalizar os resultados da pesquisa, para melhorar os anúncios e para fornecer dados para o Google.

Histórico de pesquisa ajuda nas pesquisas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Histórico de pesquisa ajuda nas pesquisas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O histórico de pesquisa do YouTube é usado para mostrar sugestões de pesquisa e para melhorar recomendações. Já o histórico de vídeos assistidos do YouTube é realmente útil, pois mostra todos os vídeos que você assistiu a partir de qualquer dispositivo, desde que você tenha se identificado neles, fazendo login com sua conta. O Google também usa esses dados para melhorar anúncios.

Historico do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Historico do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

É importante observar que existe uma distinção importante entre o  histórico de pesquisa do YouTube e o histórico de pesquisa Google: O YouTube só salva suas consultas e a história de vídeos assistidos é guardado separadamente, enquanto o histórico de pesquisa do Google inclui tanto suas consultas e resultados da pesquisa que o usuário fez.

O histórico de localização começou como um recurso do Google Latitude, mas ele ainda está disponível, mesmo depois com fim do Latitude. A informação é usada pelo Google atualmente para armazenar periodicamente e usar os dados mais recentes de localização de seu dispositivo conectado a sua Conta do Google por aplicativos Android e iOS, como o Google Maps, Google Search e Google+.

O Google usa seus dados para melhorar os resultados de pesquisa do Google Maps com base nos lugares que você foi, mostrando alguns cartões Google Now com seus dados em um mapa.

Pense bem antes de desativar um histórico

Entretanto, antes de pausar realmente cada opção, é importante olhar além da questão da privacidade e descobrir o impacto da mudança no uso dos serviços do Google.

Pausar o histórico de pesquisa do Google pode limitar ou desabilitar recursos como o Google Now, que normalmente oferece resultados de pesquisa mais precisos e previsões e pesquisas salvas em dispositivos móveis. Parar o histórico de localização irá limitar a funcionalidade de alguns produtos do Google ao longo do tempo, como o Google Maps e Google Now.

Quer saber como encontrar a barra de favoritos na nova versão do Google Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.

Já uma pausa no histórico de pesquisas no YouTube não exclui o histórico existente e se quiser ver o seu histórico, remover itens individuais, ou limpar todo o seu histórico, vá para sua página de histórico de busca do YouTube. Por fim, como o histórico de vídeos assistidos é a fonte mais importante para as recomendações do YouTube, se apagar alguns dos vídeos, poderá ver recomendações desagradáveis. 

Agora que já sabe o que pode acontecer ao pausar cada uma das opções, com base nessas informações, o usuário já pode pausar os histórico que não são necessários, ou apenas clicar no link “Gerenciar histórico” e fazer os ajustes que precisa para ter mais privacidade, sem perder todos os benefícios que essas informações fornecem.

Acesse o histórico da sua conta Google, YouTube e Latitude na página google.com/settings/accounthistory.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares