20/06/2014 06h23 - Atualizado em 20/06/2014 06h23

Veja como usar o app Tasker para programar o bloqueio de tela no Android

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O bloqueio de tela no smartphone é essencial para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações pessoais do usuário, mas nem sempre essa segurança toda é necessária dentro de casa. No Android, é possível programar o aparelho para ativar ou desativar bloqueio por senha, padrão ou qualquer outro definido pelo usuário de forma automática usando o Tasker. Veja como fazer.

Qual é o melhor rastreador de celular Android? Confira no Fórum do TechTudo

Passo 1. Se o aparelho já tiver bloqueio de tela configurado, avance para o próximo passo. Senão, configure um acessado o menu “Segurança”, tocando em “Bloqueio de tela” e escolhendo um dos tipos disponíveis – senha, PIN ou padrão são preferíveis;

Habilite algum tipo de bloqueio antes de começar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Habilite algum tipo de bloqueio antes de começar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Baixe e instale o Tasker e o plugin Secure Settings;

Passo 3. Abra o Tasker e toque no botão de “mais” para adicionar um novo perfil. Em seguida, selecione “State”;

Crie o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra o menu “Net”, depois escolha “Wifi Connected”;

Condição é estar conectado à rede Wifi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Condição é estar conectado à rede Wifi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Agora insira o nome da rede de casa usando o botão de busca. Faça o mesmo para o campo nos campos “SSID” e “MAC”. O aparelho deve estar próximo à rede para que ela apareça na lista.

Insira a rede da sua casa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira a rede da sua casa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao voltar, será necessário inserir uma tarefa. Toque em “New task” e dê um nome qualquer, como “Bloqueio de tela”;

Crie a tarefa principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie a tarefa principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Toque no botão “mais” para inserir uma ação. Depois, selecione “Plugin” e “Secure Settings”;

Selecione o plugin Secure Settings (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o plugin Secure Settings (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Toque no ícone de lápis para editar as configurações. Depois, abra a lista “Action” e pressione “Keyguard”;

Procure o item Keyguard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Procure o item Keyguard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Deixe em “Off” e a marque a caixa de diálogo abaixo para evitar que o plugin seja fechado pelo Android. Salve tocando no ícone marcado na imagem;

Deixe em Off para desativar a tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe em Off para desativar a tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 10. Agora é hora de programar o aparelho a reconhecer quando não o usuário não está em casa e reabilitar a tela de bloqueio. No Tasker, toque e mantenha pressionada a tarefa recém-criada para abrir uma pequena lista de opções. Toque em “Add exit task”;

Crie a tarefa reversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie a tarefa reversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 11. Selecione “New Task” e nomeie-a como quiser;

Dê um nome qualquer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Dê um nome qualquer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 12. Repita o Passo 7.

Passo 13. Repita o Passo 8.

Passo 14. Deixe marcado em “On” e salve.

Ative o bloqueio sempre que o Android estiver desconectado do WiFi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o bloqueio sempre que o Android estiver desconectado do WiFi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Com essas configurações, o Tasker poderá detectar quando o telefone estiver conectado à rede doméstica e, assim, desabilitar o bloqueio de tela. O recurso também pode encorajar usuários a sempre manter medidas de segurança ativas, já que, ao menos dentro de casa, não haverá mais as incômodas senhas sempre que o celular precise ser usado.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Nivaldo
    2014-06-20T11:01:38  

    Ola adorei a sua explicação. Comprei o Task mas não consegui fazer apartir do passo 7 acho que a sua explicação esta numa versão mais antiga doque q

    recentes

    populares

    • Joao Nivaldo
      2014-06-20T11:01:38  

      Tem que ativar o keyguard em secure sertings

  • Daniel Plácido
    2016-12-16T12:43:20

    keyguardian no meu não pode ser clicada, nem com root (zenfone 2)

  • Carlos Almeida
    2015-02-21T18:51:39

    Ola, eu fiz todos os procedimentos corretos e continua pedindo a senha pra desbloquear a tela, o que aconteceu?

  • Joao Nivaldo
    2014-06-20T11:05:15

    Ola, adorei a sua explicação e até comprei o Task para faze-la mas a versão que você utiliza deve estar antiga pois na atual não consigo fazer apartir do passo 7 esta bem diferente de você. Veja se tem como você refazer com o novo Task na versão 4.3u4m. Obrigado