31/07/2014 09h20 - Atualizado em 31/07/2014 09h20

Aprenda a aumentar a duração da bateria do Android usando Xposed

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Há vários aplicativos disponíveis para Android que prometem melhorar a duração da bateria, mas poucos são tão eficientes quanto o Deep Sleep Battery Saver , que tem algumas funções exclusivas do framework Xposed. Ele funciona bem porque aproveita para reduzir o consumo do aparelho enquanto a tela está desligada, momento em que o smartphone pode gastar energia desnecessária para executar tarefas sem o consentimento do usuário. Veja como instalar.

Entenda o que é Xposed e veja como usá-lo para personalizar o Android

Deep Sleep Battery Saver trabalha de forma independente para economizar bateria, colocando o telefone em modo de sono profundo sempre que a tela está desligada. Na configuração balanceada, ele “acorda” a cada uma hora por um minuto para sincronizar dados e obter e-mails e outras atualizações. A maioria dos recursos funciona em qualquer Android a partir da versão 2.1, mas com Xposed o resultado é melhor devido às permissões a mais que são concedidas, por exemplo, para desligar o GPS e outros recursos de localização.

Passo 1. Baixe e instale o framework Xposed no seu Android;

Passo 2. Acesse o menu “Download” e procure pelo app Deep Sleep Battery Saver;

Procure pelo módulo Deep Sleep Battery Saver (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Procure pelo módulo Deep Sleep Battery Saver (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Arraste para a esquerda até ver o botão “Download” e toque para baixar. Instale o app normalmente;

Baixe e instale o aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe e instale o aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Volte à tela inicial do Xposed, acesse “Módulos” e marque a caixa de seleção ao lado do app, reiniciando o telefone em seguida para ativar o recurso;

Ative o módulo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o módulo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na tela inicial do app Deep Sleep Battery Saver, mude o perfil de uso de acordo com o nível de economia de energia que deseja adotar. Quanto mais exigente, menos recursos o app irá permite o telefone de usar quando em desuso.

Qual é o smartphone com Android mais em conta? Confira no Fórum do TechTudo

De qualquer forma, basta tocar na seta ao lado de cada perfil para personalizar os parâmetros. Você pode modificar quais conexões são desativadas, o tempo de espera a cada ciclo, e os aplicativos permitidos mesmo durante o sono profundo – se você quer continuar recebendo e-mails com a tela desligada, coloque o Gmail na “Lista Branca”.

Personalize os parâmetros de cada perfil do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Personalize os parâmetros de cada perfil do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Com o tempo, você irá perceber uma melhora sensível no desempenho energético do seu telefone. Dependendo do aparelho, a bateria poderá durar entre uma e duas horas a mais, sem prejudicar quase nada a experiência de uso geral.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Regis Ferreira
    2014-07-31T17:12:24  

    Tudo isso por 1 ou 2 horas??? não vale a pena

    recentes

    populares

    • Regis Ferreira
      2014-07-31T17:12:24  

      às vezes cinco minutos a mais fazem toda a diferença...

  • Leonardo Lisboa
    2014-07-31T18:01:56

    Não funciona. O próprio Android já possui estas funcionalidades no Power Saver. Besteira colocar mais um app para consumir RAM, é perca de tempo. A relação Gasto X benefício é pouquíssima.

  • Vanessa Ribeiro
    2014-07-31T13:03:01  

    nao e gratuito..

    recentes

    populares

    • Vanessa Ribeiro
      2014-07-31T13:03:01  

      Eu sou o pirata da perna de pau......

  • Valmir Oliveira
    2014-07-31T14:26:00

    É gratuito sim, pois acabei de instalar.