Tablet

23/07/2014 07h00 - Atualizado em 23/07/2014 07h00

Como destravar o bootloader de um dispositivo Android?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O bootloader é um programa primário ativado pelo hardware do dispositivo assim que é ligado. No Android, ele também impede que o usuário faça mudanças mais profundas no sistema. Porém, apesar de vir travado, há formas de livrar o aparelho desse bloqueio e abrir espaço para a instalação de novas ROMs, recuperações e root. Confira o tutorial.

Como recuperar arquivos deletados no Android com o Dumpster?

Tenha em conta que esse tipo de procedimento elimina a garantia de fábrica e faz um reset apagando todos os dados do dispositivo. Portanto, realize um backup completo antes de continuar.

O procedimento para destravamento do bootloader varia de modelo para modelo. Para vários deles, o usuário precisa obter um código especial de desbloqueio no site da fabricante. No entanto, há um procedimento padrão que é requisito comum em todos os casos:

Passo 1. Baixe o Android SDK no TechTudo Downloads;

Passo 2. Extraia o conteúdo para uma pasta qualquer do computador;

Passo 3. Coloque o telefone ou tablet em modo "Desenvolvedor" e em "Depuração USB";

Ative o modo desenvolvedor e a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o modo desenvolvedor e a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Conecte o dispositivo no computador via USB;

Passo 5. No computador, vá até a pasta do Android SDK e navegue para o diretório onde estão instalados os executáveis “fastboot” e “adb”, no caminho sdk > platform-tools. O início dependerá do local onde os arquivos foram extraídos;

Passo 6. Abra uma janela de comando dentro da pasta. Para isso, mantenha o Shift pressionado e clique na janela com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “Abrir janela de comando aqui”;

Abra o prompt de comando dentro da pasta onde estão os executáveis fastboot e adb (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o prompt de comando dentro da pasta onde estão os executáveis fastboot e adb (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Digite o comando “adb reboot-bootloader” (sem aspas). Aguarde o telefone ou tablet reiniciar em modo Fastboot/Bootloader.

Acesse o modo bootloader (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o modo bootloader (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em dispositivos Nexus

Feitos para fins de desenvolvimento, como base da plataforma, todos os Nexus são bem simples de terem seus bootloaders desbloqueados. Após o passo a passo acima, faça o seguinte:

Passo 1. Digite o comando “fastboot oem unlock” (sem aspas);

Realize o comando de desbloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Realize o comando de desbloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Confirme sua escolha na tela usando os botões de volume para navegar entre “Yes” ou “No”. A partir daí, o dispositivo irá reiniciar e um ícone de cadeado aberto será mostrado na tela de boot.

Escolha Yes para completar o destravamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha Yes para completar o destravamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em sistemas customizados

Android, Windows Phone ou iOS: qual melhor SO para SmartPhone? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

Quando a fabricante cria uma versão customizada do Android para rodar no aparelho, alguns passos a mais são necessários. Eles normalmente envolvem acessar o site oficial da empresa, fazer um cadastro e ler com atenção as instruções. Na maioria desses casos, o comando “fastboot oem unlock” só funciona se for seguido de uma chave de desbloqueio. Veja como obtê-la na maioria das situações.

Passo 1. Acesse a seção de desbloqueio de bootloader no site da fabricante. Motorola e Sony são as mais benevolentes, enquanto a Samsung dificulta um pouco as coisas e exige que esse tipo de informação só seja obtido em fóruns. De todas, a LG é a mais difícil. Dificilmente um aparelho da marca pode ter o bootloader destravado, a não ser que sejam os Nexus 4 ou Nexus 5;

Passo 2. Após os sete passos básicos, digite no prompt de comando “fastboot oem get_unlock_data” (sem aspas), ou outro similar indicado pelo fabricante, que vai exibir um código na tela;

Obtenha o código de identificação do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Obtenha o código de identificação do aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Copie o código e cole no campo apropriado no site da fabricante para obter a chave de desbloqueio;

Passo 4. Digite o comando “fastboot oem unlock” (sem aspas) seguido do código obtido.

Realize o comando de desbloqueio seguido da chave obtida no site da fabricante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Realize o comando de desbloqueio seguido da chave obtida no site da fabricante (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Apesar de ser um procedimento complicado para quem tem Android sem a versão pura, o resultado é a liberdade total para instalar outros sistemas, mais facilidade para ter vários apps modificados, além de outros tipos de personalização que só existem no Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniele Quadros
    2017-02-15T16:20:50

    Oie. funciona com o samsung j2 prime????? me ajuda pf

  • Walter Pinheiro
    2016-12-24T21:38:45

    Segui tudo. 100% funcional. So deu trabalho com a Motorola. Mas recebi o e-mail com o código e depois segui o tutorial.

  • Ariel Santos
    2016-11-27T04:15:20

    funciona com positivo s480 ????

  • Jhow Vieira
    2016-01-24T15:52:10

    Ai pessoal estou com uma dúvida cruel,no meu caso não tem com ativar o depurador usb pois a tela esta travada ainda assim conseguirei desbloquear o bootloader e e instalar a rom?

  • Igor Martins
    2015-03-26T16:34:58  

    Valeu pessoal! Funcionou direitinho aqui!

    recentes

    populares

    • Igor Martins
      2015-03-26T16:34:58  

      Boa tarde... é possível instalar o windows no lugar do Android daí?

    recentes

    populares

    • Igor Martins
      2015-03-26T16:34:58  

      Meu aparelo é um Sony Xperia E1 Dual, o D2114. Desbloqueei ele pra tentar fazer root, mas não deu certo e bloqueei de novo.

  • Flávio Cecilio
    2016-03-31T13:41:36

    Apesar de ser um procedimento complicado para quem tem Android sem a versão pura, o resultado é a liberdade total para instalar outros sistemas... Então posso instalar o windows no Tablet "nativo" android? O que devo considerar?

  • Jose Alacrino
    2016-01-04T18:48:24

    No meu não funcionou. (GPAD-V490)Mas ta beleza, vou. Tentar outro meio. Se alguém souber me da um toque.