A transmissão de vídeos do Google Drive para o Chromecast é uma ótima opção para os usuários armazenam filmes na Internet, mas não sabem como executá-los na televisão. Usando os aplicativos certos, é possível fazê-lo de forma bem simples. Neste tutorial, utilizamos uma das alternativas gratuitas, o LocalCast.
Smart TV ou Chromecast? Veja comparativo e descubra qual vale mais a pena

O app permite que o usuário realize o streaming de filmes, fotos, vídeos e arquivos PDF para o dongle do Google. Além do Google Drive, garante que o usuário reproduza conteúdos do dispositivo local, do Google+, do Dropbox e diversas outras fontes. Confira o passo a passo para usá-lo no Chromecast com os seus arquivos do Google Drive.
Passo 1. Baixe o LocalCast no TechTudo Downloads;

Passo 2. Além dele, é preciso baixar o plugin para serviços de nuvem, que se chama LocalCast Cloud Plugin;

Passo 3. Execute-o pela primeira vez e, ao iniciá-lo, ele irá listar as pastas de conteúdo que existem no seu celular, sob o nome “Folders”;

Passo 4. Note que há um ícone amarelo no canto direito inferior. Toque nele. Você verá, então, uma lista de dispositivos aos quais o aplicativo pode se conectar. Neste caso, vai ser necessário ter um Chromecast conectado à mesma rede Wi-Fi do app. Selecione o Chromecast e faça a conexão;

Passo 5. Depois disso, toque no menu do lado da palavra “Folders”, na parte superior, e veja as opções de local de onde buscar conteúdo para o streaming. Selecione o Google Drive da lista;

Passo 6. Como sua conta do Drive provavelmente estará conectada a seu Android, ele vai sugeri-la como opção de local para importar conteúdo. Caso queira utilizar outro perfil do serviço de armazenamento, não tem problema, basta inserir os dados de login, senha, e aguardar;

Pronto! Seu Google Drive abriu no LocalCast. Agora é só escolher um dos arquivos, que tenham formato suportado, e iniciar o streaming!

Veja abaixo outras opções de programas para fazer esta função:
O Plex Media Server é uma ferramenta de streaming de conteúdo entre dispositivos que é compatível com o Chromecast. Para quem assina a versão premium do serviço, no pacote Plex Pass, é possível sincronizar arquivos não somente de um computador ou de um smartphone, como também de serviços na nuvem, como o Google Drive. Assim, é só armazenar o vídeo na sua conta e assisti-lo diretamente na TV com o auxílio do dongle.

O AllCast tem um funcionamento semelhante, mas com um sistema de pagamento diferente. Se o Plex cobra uma assinatura mensal, seu concorrente não. Só é preciso pagar o valor único do aplicativo, que custa pouco mais de R$ 11 no Google Play. A versão grátis só permite o streaming de até um minuto de vídeo.

O BubbleUpnP Server é um app para Android com habilidade de fazer a transmissão de conteúdo de áudio, vídeo e fotos. Mas todos esses recursoss são possíveis apenas na versão premium, que custa pouco mais de R$ 10 no. Com um plugin chamado BubbleUPnP Server, faz até a transmissão de formatos de arquivos que ainda não são suportados pelo Chromecast, como MOV, AVI, Xvid, MKV (DTS), WMA, FLAC e TS.

Quer saber se vale a pena comprar o Chromecast? Veja no Fórum do TechTudo!