Internet

12/07/2014 15h00 - Atualizado em 12/07/2014 15h00

Como medir distâncias entre mais de dois pontos e locais no Google Maps

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Google tem uma opção que permite calcular distâncias entre vários pontos no Google Maps. O sistema é útil para medir o trecho entre pontos aleatórios, especialmente em locais onde não há ruas, como em parques ou na área rural. Siga os passos abaixo e veja como usar a ferramenta no novo Google Maps ou na versão clássica.

Google Maps muda recurso de incorporar; saiba usar o novo embed

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no ponto inicial. No menu que aparece, clique em “Medir distância”;

Novo recurso permite medir distâncias no Maps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Novo recurso permite medir distâncias no Maps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Um ponto será adicionado ao mapa. Clique com o botão esquerdo do mouse para acrescentar novos pontos. Você pode fazer isso aleatoriamente, sem precisar seguir o trajeto de uma rua ou estrada;

Adicionando pontos do trajeto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando pontos do trajeto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Se você adicionou um ponto no lugar errado, clique novamente sobre ele para removê-lo. Caso queira apenas mudar um ponto de lugar, basta clicar sobre ele e arrastar;

Mudando ponto de lugar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Mudando ponto de lugar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para adicionar novos pontos dentro de um segmento de reta, basta clicar em um ponto da reta e arrastar;

Clique sobre um ponto da reta e arraste para adicionar um ponto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre um ponto da reta e arraste para adicionar um ponto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, para limpar o mapa, clique com o botão direito do mouse sobre um ponto qualquer. Depois, clique dentro do menu em “Limpar dimensões”;

Limpando mapa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Limpando mapa (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Google Maps clássico

Passo 6. Caso esteja usando a versão clássica do Google Maps, clique em “Labs do Google Maps”, no canto inferior esquerdo da página;

Abra o Labs do Google Maps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o Labs do Google Maps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Ative a opção “Ferramenta para medição de distância” e clique em “Salvar alterações”;

Ativando ferramenta para medir distâncias (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando ferramenta para medir distâncias (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Clique no ícone da régua, no canto inferior esquerdo do mapa. No painel da esquerda, você pode selecionar se quer usar o sistema métrico ou inglês para calcular as distâncias;

Clique no ícone para iniciar a medição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique no ícone para iniciar a medição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, para medir a distância, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mapa para acionar os pontos. Nesse caso, só é possível alterar a posição do primeiro e último ponto;

Medindo um trajeto aleatório no Google Maps clássico (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Medindo um trajeto aleatório no Google Maps clássico (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. No painel esquerdo do Google Maps, a distância total será exibida. Caso erre um ponto, clique em “Excluir último ponto” ou “Redefinir”, para apagar o trajeto.

Por que a imagem de satélite do Google maps é desatualizada? Descubra no Fórum do TechTudo.

Informações sobre o trajeto medido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Informações sobre o trajeto medido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Com a ferramenta, você poderá calcular distâncias entre qualquer ponto. É importante dizer que o Google Maps não considera o desnível do terreno, ou seja, dependendo do trajeto, a margem de erro pode ser grande.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares