16/07/2014 07h30 - Atualizado em 18/07/2014 19h28

Veja como personalizar o Android usando Xposed

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android é famoso pelo seu poder de personalização. Isso é levado ao extremo com a instalação de ROMs customizadas, que são versões modificadas do sistema disponíveis para instalação em vários aparelhos. Recentemente, porém, foi encontrada uma maneira de atingir esse nível de customização sem precisar instalar novas ROMs e trocar de sistema operacional. A “culpa” é da framework Xposed, que o TechTudo ensina agora a usar. Confira!

Como baixar apps incompatíveis com seu Android?

Antes, vale lembrar que o procedimento, apesar de ser consideravelmente mais simples do que a instalação de novas ROMs, requer um certo conhecimento sobre a plataforma Android. A capacidade de realizar root no aparelho é um pré-requisito indispensável para prosseguir. Além disso, sugerimos fazer um backup completo do sistema para evitar qualquer problema. Vamos ao passo a passo.

Passo 1. Habilite a instalação de aplicativos de origem desconhecida no seu Android. A opção está disponível no menu “Segurança”;

Habilite a instalação de apps de fontes desconhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Habilite a instalação de apps de fontes desconhecidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em um aparelho com Android a partir da versão 4.0, acesso root e bootloader desbloqueado, vá até o fórum XDA e baixe o app Xposed Installer. Se você não sabe o que é root ou bootloader, provavelmente seu aparelho não tem os requerimentos para instalação do Xposed. Portanto, não prossiga;

Passo 3. Abra o app, acesse o menu “Framework” e toque “Instalar/Atualizar” para instalar o Xposed de forma definitiva no seu smartphone. Conceda as permissões de root e aceite eventuais alertas do aplicativo, reiniciando o aparelho em seguida;

Instale a framework Xposed (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale a framework Xposed (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra o Xposed Installer novamente e selecione a opção “Baixar” para procurar novos módulos para instalação. É por meio deles que o sistema é customizado;

Abra a lista de módulos e procure por qualquer um à escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a lista de módulos e procure por qualquer um à escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Procure por um módulo à sua escolha, lendo sempre a descrição (em inglês) em busca de possíveis incompatibilidades com seu aparelho. Geralmente, há módulos específicos para o Android 4.4 ou superior, assim como para dispositivos das marcas Sony ou Samsung. Para os fins deste tutorial, vamos instalar o módulo Advanced Power Menu, que permite incluir botões de reiniciar, print da tela, lanterna, entre outros no menu liga/desliga do Android;

Advanced Power Menu é um módulo que customiza menu liga-desliga do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Advanced Power Menu é um módulo que customiza menu liga-desliga do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Abra o item na lista e arraste a tela para a direita até a aba “Versões”. Toque em “Baixar” para fazer o download da variante mais recente do aplicativo. Instale normalmente e toque em “Concluído” ao final;

Baixe e instale um módulo por meio do Xposed Installer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe e instale um módulo por meio do Xposed Installer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Depois, volte à tela inicial do Xposed Installer e vá até a opção “Módulos”. Marque a caixa ao lado do GravityBox e reinicie o aparelho. Ao final, seu menu liga/desliga irá mostrar novos botões, que podem ser habilitados e desabilitados sempre que desejado.

Ative um módulo no Xposed e reinicie o aparelho para que os recursos passem a operar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative um módulo no Xposed e reinicie o aparelho para que os recursos passem a operar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora basta explorar os módulos do Xposed disponíveis para seu aparelho e dar um reset sempre que baixar um novo para aplicar as mudanças. Você verá que, em pouco tempo, seu smartphone parecerá estar rodando uma versão completamente nova  – e própria – do Android.

Qual o melhor smartphone top de linha com Android atualmente? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Fontoura
    2016-02-28T20:24:50

    Estou com um problema na instinstalação do xposed. Tem acesso root no meu LG l50 sporty, kitkat 4.4.2, instalo o APk , e na Framework, onde tenho que instalar, a opção não pode ser ativada, ela esta ali porem não pode ser clicada para dar continuidade. Alguém pode me ajudar por favor

  • Pedro Gustavo
    2014-10-13T11:24:51  

    Ola Amigo, muito bom a postagem mas estou com uma duvida e possível problema, é preciso ter obrigatoriamente o bootloader para poder instalar o Xposed Framework? se sim onde eu encontro a forma de desbloquear o bootloader para Galaxy grand duos? Obrigado.

    recentes

    populares

    • Pedro Gustavo
      2014-10-13T11:24:51  

      Pedrão, procure saber sobre kingo root para desktop, esse app vai deixar tudo mais fácil pra ti.

    recentes

    populares

    • Pedro Gustavo
      2014-10-13T11:24:51  

      *Kingo Root

  • Leonardo Bastos
    2014-07-31T14:04:42

    Não ficou claro pra mim nas opções que existem para baixar de qual é o app correto.

  • Raphael Barreiros
    2014-07-16T09:02:23  

    ROM customizadas com Xposed? Ficou meio estranho o título, acho que funções de ROMs customizadas com Xposed. Parece que o usuário tem que fazer flash no aparelho pra rodar o Xposed. Enfim, eu uso o Xposed há um bom tempo e é um sofrimento ficar sem. Tanto ele quanto o Tasker.

    recentes

    populares

    • Raphael Barreiros
      2014-07-16T09:02:23  

      Verdade. O Xposed é justo pra quem não quer uma ROM customizada, que normalmente tem esses recursos que o Xposed oferece.