Internet

08/07/2014 09h16 - Atualizado em 08/07/2014 09h16

Como salvar tuítes marcados com hashtags do Twitter em uma planilha

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Como seria bom se o Twitter tivesse uma função de exportação, onde o usuário pudesse pegar todos os tuítes sobre um determinado assunto e ainda pudesse salvá-los em uma planilha arquivo. Felizmente, isso já é possível graças a um pequeno artifício que o TechTudo mostra como usar nesse tutorial.

Cinco dicas para Twitter: saiba como obter mais retuítes no microblog

Cara de pau? Twitter está a cara do Facebook; veja (Foto: Divulgação/Twitter)Veja como salvar tuítes marcados com hashtag do Twitter em uma planilha (Foto: Divulgação/Twitter)


A ideia é simples: sua planilha do Google se comunica com o Twitter através de um script e automaticamente recebe todos os tuítes sobre o assunto escolhido. Por causa disso, antes de iniciar, é importante que o usuário já esteja logado em sua conta do Google Drive e também do Twitter.

Depois disso, basta fazer os passo a seguir:

Aprenda importar os tuítes de uma hashtag para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda importar os tuítes de uma hashtag para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Clique (no nome ao lado) copiar a planilha Twitter Archiver para seu Google Drive. Depois, clique no link “Sim, faça uma cópia” para confirmar;

Copiando a planilha para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando a planilha para o Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, acesse o endereço apps.twitter.come clique no botão “Create New App”;

Iniciando a criação de um novo app em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um novo app em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Preencha os primeiros campos e, em “Callback URL” (URL de retorno de chamada), coloque “https://spreadsheets.google.com/macros” (sem as aspas);

Preenchendo os dados do novo app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Preenchendo os dados do novo app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Desça até o fim da página e marque a opção “Yes, I agree” e depois clique no botão “Create your Twitter application”;

Finalizando a criação do app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a criação do app (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela do novo app, clique na aba “API Keys” e copie as informações “API Key” e “API secret”;

Copiando as informações do aplicativo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando as informações do aplicativo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Volte para a sua planilha e clique no menu “Ferramentas” e depois na opção “Editor de scripts”;

Acessando o editor de script no Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o editor de script no Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela do editor de script, cola as informações copiadas no quinto passo. O valor copiado de “API Key” deve ser colado no lugar do valor “KEY” e “API secret” no lugar de “SECRET”;

Colando as informações no editor de script (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colando as informações no editor de script (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Clique no botão salvar. Clique no menu “Executar” e depois na opção “Inicialize”;

Salvando e executando o script (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando e executando o script (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Será informado que a necessidade de autorizar a execução do script. Para fazer isso, clique no botão “Continuar”. Na tela de autorização que aparece, clique no botão “Aceitar”;

Autorizando a execução do script no Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do script no Google Drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Também será pedida uma autorização para que o script acesse sua conta no Twitter, para isso, clique no botão “Autorizar” e na janela que aparece, clique no botão “Autorizar aplicativo”;

Autorizando o acesso do script no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o acesso do script no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Volte para a planilha e ela já estará atualizada com as informações da hashtag;

Planilha com as informações importadas do Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Planilha com as informações importadas do Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. Quando quiser buscar informações de outra hashtag, limpe a planilha e renomeie ela clicando com o botão direito no seu nome. Depois é só executar novamente o script e pronto.

Renomeando a planilha para buscar outras informações no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando a planilha para buscar outras informações no Twitter (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Com esse recurso ficará bem mais fácil saber o que andam falando no Twitter, pois não será preciso acessar o site do Twitter e ainda poderá guardar o que lhe interessar no Google Drive .

Como usar emoticons nos comentários do Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares