Internet

23/07/2014 06h20 - Atualizado em 23/07/2014 16h02

Como usar o Baidu Busca; veja dicas para conhecer o 'Google chinês'

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google ganhou um concorrente de peso na última semana, quando o gigante chinês Baidu finalmente lançou seu buscador em português no Brasil. Muito popular em seu país de origem, o recurso tem as mesmas ferramentas de pesquisa básicas encontrados no Google, mas com funções extras que podem se mostrar muito úteis. Confira a seguir um resumo de como desbravar o recém-chegado Baidu Busca.

Como criar uma conta no VKontakte, conhecido como VK, o 'Orkut russo'

Um detalhe importante e a URL de acesso ao buscador. O site baidu.com permanece em chinês. Para acessar o conteúdo do Baidu Busca em português é preciso visitar o endereço br.baidu.com.

Confira quais recursos a busca do Baidu oferece para o público brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Confira quais recursos a busca do Baidu oferece para o público brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Confira quais recursos a busca do Baidu oferece para o público brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


1) Campo de buscas

Como no Google, o Baidu posiciona um campo de buscas central na página para que os usuários façam pesquisas por sites e documentos na web, com seções separadas para imagens e vídeos.

Há também a mesma previsão de resultados baseado no que é digitado, o autocompletar. No entanto, o Baidu vai além: ele sugere buscas antes mesmo que algo seja escrito, nem mesmo um único caractere.

Baidu sugere buscas baseadas na localização do usuário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baidu sugere buscas baseadas na localização do usuário como 'NEW' (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Não fica claro qual é o mecanismo utilizado nessas sugestões de buscas, mas acredita-se que seja um misto de uso de cookies com um ranking próprio do Baidu, usando os itens mais pesquisados no site.

A lista que aparece, portanto, contém os dez itens mais buscados na sua região – o recurso só funciona na aba “Web”. A lista é fornecida ao clicar na seta do lado direito do campo ou ao posicionar o cursor ali.

Há também sugestão de palavras-chave similar à do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Há também sugestão de palavras-chave similar à do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Refinamentos podem ser programados clicando no ícone de engrenagem no topo direito da tela, e escolhendo entre “Configurações da pesquisa” e “Pesquisa avançada”. No segundo, é possível filtrar resultados de palavras, expressões ou frases específicas ou de acordo com data de publicação ou tipo de arquivo.

2) Postbar

Exibido ao lado dos itens “Web”, “Imagens” e “Vídeos”, o Postbar é, na verdade, um link para um serviço que funciona separadamente. É um "fórum" que opera em função das buscas realizadas no Baidu, reunindo usuários por assuntos de interesse. Para usar, basta criar uma conta com e-mail e senha, ou mesmo com o login do Facebook, e começar a buscar grupos de debates.

Postbar é um fórum alimentado por resultados de busca dos usuários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Postbar é um fórum alimentado por resultados de busca dos usuários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há todos os tópicos que se possa imaginar, e os mais populares ficam organizados em quadros na página inicial do serviço. De lá, basta clicar em um de preferência para pesquisar subtópicos, acessar links de notícias, enquetes e mais informações relacionadas. É possível também ver perguntas e respostas sem precisar logar, uma conta só é necessária para criar grupos e tópicos novos.

A desvantagem é que o conteúdo não tem curadoria, o que resulta em tópicos repetitivos e, muitas vezes, inapropriados. Tudo é criado a partir de interesses gerais dos usuários nas pesquisas do buscador, portanto pode-se esperar de tudo. Além disso, a tradução para o português ainda é pobre.

3) Atalhos para páginas, assuntos e vídeos

O Baidu baseia muito o seu funcionamento em sugestão de conteúdo, a partir da popularidade dos assuntos na rede. O mesmo se aplica ao conjunto de atalhos localizados abaixo do campo de buscas. Com um clique, o usuário pode ver os sites mais acessados, imagens mais buscadas.

Atalhos podem levar diretamente a vídeos  populares em qualquer site da web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atalhos podem levar diretamente a vídeos populares em qualquer site da web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)








4) Resultados de pesquisa

Os links fornecidos pelo Baidu após uma pesquisa são organizados de maneira similar ao que é visto no Google, porém os botões para trocar entre web, imagens e vídeos se localiza à esquerda da tela.

Já do lado direito, o site mostra informações extras sobre o resultado de pesquisa, como dados da Wikipédia ou a exclusiva "Linha do Tempo", que exibe a sequência de fatos sobre determinada palavra-chave buscada.

Linha do tempo ainda não funciona com muitas palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Linha do tempo ainda não funciona com muitas palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)









Cada item da lista leva a uma página que registrou o momento histórico. No exemplo, há links para publicações oficiais em sites do Governo Brasileiro. No topo da linha do tempo, no marcador de 2014, há links para notícias sobre o evento que marcou os 40 anos das relações entre China e Brasil.

A Baidu é um risco para o Google? Opine no Fórum do TechTudo.

O recurso, porém, ainda não envolve muitos termos em português, se limitando, por enquanto, à pesquisa “China Brasil”, que mostra os acontecimentos das relações diplomáticas entre os dois países desde os anos 1970. A tendência é que, no futuro, a mesma forma de organizar fatos seja apresentada em buscas por fatos históricos, por exemplo.

Em temas mais recentes, são mostrados no mesmo local o resultado de um "ranking de notícias do momento". É bom lembrar que nem todos os termos oferecem linha do tempo e ranking de notícias.

5) Ferramentas do Baidu

Assim como o Google, o Baidu também aproveita seu buscador para fornecer outros produtos. Nesse caso, estamos falando do navegador Spark, do Baidu Antivírus, o utilitário PC Faster e a barra de tarefas Hao123. Cada link, localizado no rodapé da página, à direita, leva a uma página com mais explicações sobre cada software. Lá é possível instalá-los gratuitamente, caso desejado.

Conheça os outros serviços que já foram traduzidos para o português e teste suas funções.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos
    2014-07-24T15:06:04  

    Se eu baixar o Baidu, vai vir outro Baidu oculto no Baidu?

    recentes

    populares

    • Marcos
      2014-07-24T15:06:04  

      Tudo que a Baidu faz ela coloca milhares de outras coisas junto. Isso é a marca da empresa que instala programas sem a sus autorização. É melhor ficar longe do que ter que correr atrás de soluções.

  • Mario
    2015-02-12T12:25:27

    Acho estranho usar plágio. Eu prefiro usar outro site de pesquisa confiável

  • Joana
    2015-02-12T02:00:28

    Verdade das aspas Google Chines" porque a Baidu fez plágio da Gogle.

  • Alexandre Gama
    2014-07-23T15:33:39

    BAIDU NO MEU PC NUNCA.

  • Fernando
    2014-07-24T16:37:36

    Alguem ai já conhece a rede social brasileira frooid?

  • Marcos
    2014-07-24T15:00:25

    Se tudo que eu baixo vem o Baidu! Se eu baixar o Baidu, vai outro Baidu?!

  • Fábio
    2014-07-24T06:56:16

    Esse BAIDU é uma porcaria, praga que persegue todo mundo que baixa qualquer coisa na internet.

  • Short Landing
    2014-07-23T15:39:29

    Vai no Baidu e procura por "Flagras Globocom", sem aspas, lá tem os vídeos da Bruna Marquezinni nua no WhatsApp. Ta rolando no face.

  • Carlos
    2014-07-24T00:52:09

    BAIDU É SINÔNIMO DE VÍRUS.

  • Carlos
    2014-07-24T00:46:52

    QUE LIXO ESSE BAIDU É UM VERDADEIRO NINHO DE VÍRUS.

  • Marcos Ferreira
    2014-07-24T00:21:56

    Porcaria, cheio de vírus.

  • Evandro Cerqueira
    2014-07-23T23:38:10

    O Baidu é tão queimado no Brasil, mas tão queimado, que tem gente saindo do Badoo só porque tem nomes parecidos.

  • Evandro Cerqueira
    2014-07-23T23:35:47

    Ohh Tigre (Tubos e Conexões) os caras estão plagiando a marca das patinhas. O símbolo dessa empresa devia ser o Inspetor Buginganga Corporativo. Dá-lhe spywares.

  • Josias Sobrinho
    2014-07-23T23:17:04

    Ia escrever algo, mas o comentário abaixo de Roberto Ebina já diz tudo, esse programa é realmente uma praga, como podem promover isso em matéria??

  • Roberto Ebina
    2014-07-23T22:48:55

    baidu e uma praga que surgiu na internet. vem em tudo que vc baixa e se instala sem vc pedir. se fosse bom não faria isso. e o pior e que ja vi notebooks novos que ja vieram com esta praga. não sei pq colocam este tipo de materia no site...

  • Silmara Rezende
    2014-07-23T21:48:41

    Muito bom Sr. Estagiário Paulo Alves. Instala essa porcaria desse Baidu na sua máquina pois aqui ninguém quer instalar. Nem minhas netas de 7 anos instala isso pois sabe que não presta e tmb sabe q esses buscadores nada mais é que um site com spyware que vende informações para empresas.

  • Juan Suarez
    2014-07-23T21:38:22

    prefiro hao123

  • Juan Suarez
    2014-07-23T21:38:15

    aaaaaaaaaaaffffffffffffffffffffffffffff

  • Denis Douglas
    2014-07-23T21:37:47

    esse baidu é um lixão

  • Giovanni Montenegro
    2014-07-23T19:26:40

    O "google" chinês tem mais putalia, né?

  • Wlson Junior
    2014-07-23T19:18:25

    Essa porcaria de Baidu, toda vez que instalo um programa quer vim junto! Ainda bem instalo personalizadamente cnau...... Bilada Cino !!!!

  • Osiris Figueiredo
    2014-07-23T19:18:14

    Isso aí, gente, vamos usar o chineizinho pra não ser espionados pelos "malvadosamericus". KKKKK

  • Ailton Lima
    2014-07-23T19:03:01

    Odeio esse troço de Baidu vc baixa um programa ele vem junto mesmo vc marcando dizendo não ele instala de todo o jeito e empesta o computador, tudo isso forçado agora entendo foi estrategia para roubar banco de dados de pesquisa dos usuários ai está...

  • Evandro Cerqueira
    2014-07-23T18:44:19

    Ohh Tech-Tudo, além da grana, não se considera um pouquinho de ética nas publicações?

  • Evandro Cerqueira
    2014-07-23T18:41:24

    Meus Deus, já perdi muito tempo da minha vida eliminando spyware do Badoo. Quando você acaba com spyware, tem mais 15 que o Badoo colocou.