Tablet

20/07/2014 07h45 - Atualizado em 20/07/2014 16h18

Como usar o CMS para rastrear o telefone e se proteger de vírus?

Marcela Vaz
por
Para o TechTudo

O Comodo Mobile Security (CMS) é uma ótima opção gratuita para proteger o smartphone Android contra vírus e, em caso de roubo ou perda, utilizar recursos de rastreamento, bloqueio e limpeza de dados à distância. Além disso, o aplicativo tira a foto de quem estiver com o aparelho e oferece recursos para criar espaço privado, lista negra de contatos, entre outros serviços. Saiba como utilizar o app, que está em português e é fácil de usar, para garantir a sua segurança e privacidade.

Facebook lança programa piloto e fornece Internet Wi-Fi de graça; entenda

Tela inicial

Na tela inicial estão listados os recursos de segurança e as ferramentas de gerenciamento do aplicativo. Deslize a tela para direita e esquerda ou selecione as opções no menu para conhecer todas as ferramentas. E no menu em lista, acessível no alto da tela, estão os botões de ativação rápida do sistema de segurança.

Tela inicial do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Tela inicial do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Verificação de status

A verificação de status do aparelho serve para saber das ocorrências de malware, publicidade invasiva, aplicativos e configurações potencialmente arriscadas. O CMS exibe os itens perigosos, seguros e pendentes. Confirme a verificação na tela inicial do aplicativo.

Verifiação de status no Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Verifiação de status no Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Antivírus

O antivírus analisa o dispositivo regularmente para mantê-lo seguro, mas é possível fazer  verificação rápida (apenas no dispositivo) e completa (dispositivo e memória SD) quando se desejar, e ainda listar as aplicações confiáveis, que não precisam ser analisadas. É importante atualizar os dados de vírus. Na aba “Segurança”, selecione “Antivírus” e escolha a verificação desejada. Se algo de errado for detectado, você pode excluir o software responsável.

Antivírus do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Antivírus do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Privacidade

O consultor de privacidade mostra os aplicativos com privilégios que podem comprometer a privacidade ou custar-lhe dinheiro em chamadas de saída identificadas. A ferramenta lista os aplicativos instalados, os que possuem privilégios de chamadas e de privacidade e os que gerenciam a inicialização.

Consultor de privacidade do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Consultor de privacidade do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Ao selecionar a ferramenta na aba “Segurança”, o relatório dos aplicativos com privilégios é exibido automaticamente. É possível conferir todos os apps que, por exemplo, acessam lista de contatos, SMS, localização e informações do dispositivo. Caso queria ativar a proteção contra invasão de privacidade, selecione o botão “Proteção Desligada”.

Anti-Theft (antirroubo)

Ative a ferramenta antirroubo na aba “Segurança” e libere as funções de acesso remoto, como localização, alertas SIM, emissão de alarme, bloqueio de dispositivo, limpeza de dados e captura fotográfica de quem acessar o aparelho. É necessário cadastrar uma senha para acessar os recursos. Apenas quem souber a senha poderá desativar as configurações definidas.

Sistema antirroubo do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Sistema antirroubo do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Ao ativar os recursos, o usuário recebe uma lista com os códigos que devem ser enviados para o aparelho roubado por um outro número de telefone cadastrado no momento da ativação. Ao receber uma mensagem, o aparelho executa o comando solicitado e envia informações para o e-mail cadastrado.

É possível testar a maioria das ferramentas. Ao selecionar a localização remota, por exemplo, surge na tela a opção de conferir uma demonstração do que o app é capaz de fazer. Toque em “Teste Demo” e receba, em poucos segundos, a localização exata do seu aparelho.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Confira no Fórum

Otimizador de sistema

A primeira opção da aba “Ferramentas” é o otimizador de sistema, que é capaz de deixar o dispositivo mais rápido para abrir aplicativo, iniciar, entre outros processos. Ao selecionar a ferramenta, o app mostra a memória usada, os processos em execução e os arquivos  em cache. Toque em “Otimizar Agora” para fechar e limpar tudo o que for desnecessário e que deixa o aparelho lento.

Otimizador de sistema do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Otimizador de sistema do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Espaço privado

No espaço privado, na aba “Ferramentas”, é possível estabelecer chamadas e mensagens visíveis apenas ao detentor da senha cadastrada. Aplicativos também podem ter o acesso bloqueado mediante senha. O usuário pode, por exemplo, bloquear redes sociais e e-mail. Por último, pastas armazenadas podem ser encriptadas. Basta selecionar a opção desejada para efetuar a restrição de acesso.

Espaço privado do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Espaço privado do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Bloqueio de chamadas e SMS

O CMS permite adicionar contatos à lista negra para bloquear chamadas e mensagens indesejadas. Basta selecionar a opção correspondente e tocar em “Adicionar à lista negra”. Você pode adicionar os contatos manualmente, importar para registro de chamadas ou para mensagens. Ao receber ligação ou mensagem de um número desconhecido, o aplicativo sugere a adição à lista. Já na lista branca são adicionadas as exceções.


Sistema de bloqueio de chamadas e SMS do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)Sistema de bloqueio de chamadas e SMS do Comodo Mobile Security (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)

Outras ferramentas

Na aba “Ferramentas”, o CMS disponibiliza também agendamento de tarefas, gerenciador de aplicativo backup de arquivos e economia de bateria Comodo. E na aba “Segurança”, você pode também monitorar o uso de dados de internet do seu aparelho e definir cotas.

O Comodo Mobile Security é capaz de fazer backuo de arquivos e gerenciar aplicativos (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)O Comodo Mobile Security é capaz de fazer backuo de arquivos e gerenciar aplicativos (Foto: Reprodução/ Marcela Vaz)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pítia Villar
    2014-07-21T09:45:22  

    Aplicativo horroroso! Caí na besteira de instalar para testar e agora não consigo desinstalar nem a pau! Que ódio!

    recentes

    populares

    • Pítia Villar
      2014-07-21T09:45:22  

      quero desinstalar tambémmmmmmm

  • Lula Molusco
    2014-07-20T12:57:04  

    QUEM ACHAR UM CELULAR ROUBADO ----------LOGICAMENTE QUE VAI ENCONTRAR A TELA TRAVADA COM SENHA --------INDUBITAVELMENTE ESSE SORTUDO(A) QUE ACHOU ESSE CELULAR ROUBADO VAI DAR O (MASTER RESET) ----------(Aperte os botões = Câmera+Volume+Power >>>>>>>>> Wipe Data/ Factory Reset) -----------E LÁ SE FOI O RASTREADOR. -----------------------------------------PUFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-20T12:57:04  

      a solução é trocatr, os traidores que estão ae não merecem continuar, que seja o PSDB, só que agora nós vamos pra cima! o povo acordou!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-20T12:57:04  

      Com certeza voce é um ladrão ou receptador de celular...começa pelo nome...LULA...

  • Flávio Lopes
    2014-07-20T11:38:23  

    Rastreie, vá atrás e tome um tiro.

    recentes

    populares

    • Flávio Lopes
      2014-07-20T11:38:23  

      Não precisa ir atrás. Só acionar alguém que possa ir atrás por você.

  • ERNESTO PIZZORNO
    2014-07-20T19:31:45

    fora sapato assassina terrorista matou o soldado mario kozel filho vejam no google tristeza

  • Rafael Henrique
    2014-07-20T15:33:07

    No site da tim no login de quem tem chip, da pra bloquear o aparelho que o chip estiverm e se for aqueles aparelhos que tem chave pra tirar o chip melhor ainda, que não da tempo o ladrão tirar e a gente bloqueia =D

  • Mengaço
    2014-07-20T10:28:04

    espaço ocupado? consumo de memória ram? ... esse artigo poderia ter se aprofundado nisso.