Roteador

05/07/2014 07h30 - Atualizado em 05/07/2014 07h30

Comprar um bom roteador faz a diferença? Descubra

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A escolha do roteador pode não parecer, mas é fundamental para se estabelecer uma boa conexão à Internet em sua casa ou empresa. Sim, comprar um bom roteador fará diferença neste momento. Ele amplia a cobertura, aumenta a segurança, garante uma boa velocidade e também torna mais fácil a sua configuração.

Como conseguir conexão wireless para toda a casa?

Roteadores mais potentes ajudam a melhorar qualidade da Internet (Foto: Divulgação/Link One)Roteadores mais potentes ajudam a melhorar qualidade da Internet (Foto: Divulgação/Link One)


Fernando Valery, gerente de produto da Link One, aponta as melhorias na cobertura de rede que um bom roteador pode trazer. Sabe aquele cômodo da sua casa em que não fica boa a Internet? Isso é causado justamente pelo roteador, que pode sofrer diversas interferências.

“Paredes, portas, colunas ou outras barreiras também reduzem a performance, e isto deve ser levado em conta quando se planejar onde instalar o roteador. Além dessas barreiras que reduzem a performance da rede, deve-se atentar também para interferências. O sinal do roteador é um sinal de rádio, assim, produtos que utilizam tecnologias semelhantes, como telefones sem fio ou microondas, podem gerar interferência na rede, reduzindo a performance”, alerta.

A quantidade de antenas melhora a performance do roteador em gerenciar uma rede com diversos dispositivos conectados. A tendência é que roteadores com antenas externas tenham uma cobertura maior que os com antenas internas. Além disso, um roteador seguro, com proteção de senha é fundamental.

Qual é o melhor canal de roteador Wireless? Opine no Fórum do TechTudo.

Com isso definido, é possível então se preocupar com a velocidade. Até porque a maior parte dos serviços de Internet contratados pelos brasileiros ainda sofre com velocidades inferiores às máximas que contratam. A dica, neste caso, é buscar roteadores com uma capacidade mais alta e múltiplas bandas.

Completando a lista, procure, é claro, um produto de fácil instalação. Tente saber se ele tem uma interface em português e embalagem com informações de todo o hardware e com as instruções de configuração. Colocar um roteador na Internet não é difícil – porém muita gente tem que recorrer a técnicos por falta de informações claras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Verena Fotografia
    2014-07-05T10:59:33

    Não dá para acreditar no tipo de matéria que o pessoal do TechTudo escreve... O título não condiz com a matéria.

  • Ricardo Garcia
    2016-08-20T19:32:01

    qual o melhor roteador

  • Ruth Oliveira
    2014-09-02T22:53:50

    Por favor, não compre o roteador Multilaser. Isso é coisa do capeta para instalar!