Internet

25/07/2014 06h10 - Atualizado em 25/07/2014 06h10

Facebook bloqueado? Excell Book transforma rede social em planilha

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

As redes sociais podem ter acesso bloqueado em certo computador, mas há como driblar esse impedimento com uma velha dica que se mantém dando certo para muitos. Para navegar no Facebook sem que ninguém perceba (principalmente o chefe), confira a seguir um tutorial que ensina como usar a rede com o Excell Book, um programa que imita um popular software de escritório – o Microsoft Excel.

'Vírus do happy hour' simula erro no PC para liberar funcionário mais cedo

Vídeos carregados direto no Facebook terão mais visibilidade (Foto: Reprodução/Pond5) (Foto: Vídeos carregados direto no Facebook terão mais visibilidade (Foto: Reprodução/Pond5))Facebook com visual de planilha do Excel pode ser a solução (Foto: Reprodução/Pond5)


Passo 1. Baixe o Excell Book no TechTudo Downloads para Mac ou Windows. Para usá-lo, é necessário ter o Adobe AIR instalado no computador;

Passo 2. Abra o menu “File” e clique em “Log in” para acessar a sua conta do Facebook;

Faça o login (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça o login (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Insira os seus dados para logar;

Insira e-mail e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira e-mail e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Conceda permissão para o Excell Book, descrito no Facebook pelo nome sugestivo “Be Stupid at Work”, obter dados do seu feed. Talvez seja necessário fechar e abrir novamente o programa;

Conceda as permissões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda as permissões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Visualize o conteúdo organizado em colunas. Em cada uma delas, os posts do feed são separados em células com texto descritivo e link na coluna “Produto”; botões de curtir ou comentar na coluna “Cliente”; hora e autor na coluna “Quantidade”.

ATENÇÃO: Links para sites ou fotos são clicáveis, mas levam para o endereço usual do Facebook no navegador;

Conteúdo fica separado por colunas na planilha falsa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conteúdo fica separado por colunas na planilha falsa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Publique na sua linha do tempo no campo principal “fx” e pressione "Enter" para enviar.

Na barra de funções, os únicos botões utilizáveis são os três primeiros em azul, à esquerda. Os dois primeiros trocam a visualização do feed para a página do perfil e o terceiro, em forma de balão, abre o chat do Facebook – essa função, porém, pode apresentar falha;

Também é possível publicar na sua linha do tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Também é possível publicar na sua linha do tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Para desconectar, basta acessar “File” novamente e clicar em “Log out”.

Clique em Log out para desconectar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em Log out para desconectar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Pronto, agora você poderá acessar o Facebook em ambientes diversos, como no trabalho, e evitar ser descoberto na rede social.

É possível pegar vírus no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Para facilitar, personalize os nomes de cada coluna da "planilha de mentira" clicando sobre as células – elas vêm em espanhol por padrão mas podem ser reescritas da maneira que for mais conveniente, em português.

Como alternativa, há também o HardlyWork, que faz mais ou menos o mesmo, mas usando uma plataforma web. Ou seja, não é necessário baixar um programa para o computador, e o visual é bem diferente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Léo Conca
    2014-07-25T09:46:45  

    Sou chefe de uma empresa e aqui isso não vai acontecer, pq o Facebook é liberado... Funcionário feliz, trabalha feliz !!!

    recentes

    populares

    • Léo Conca
      2014-07-25T09:46:45  

      Isabella Silva kkkkkkkkkkkkk, foi boa kkkk

    recentes

    populares

    • Léo Conca
      2014-07-25T09:46:45  

      Funcionário feliz, trabalha feliz, rende mais, em fim, porém há o outro lado da moeda, no facebook há jogos, bate papo, em fim, aplicações que 'podem' levar a desconcentração, logo o funcionário que não soubesse 'respeitar os limites' ficaria o tempo todo no facebook e não produziria.

  • Lucas Alves
    2014-07-25T14:47:43

    Facebook não pode, mas site da globo todo mundo entra né ?! rsrsrs Curioso como a hipocresia reina nesse país....

  • Caio Silva
    2014-07-25T15:05:45  

    Sou advogado, se eu pegar minhas assistentes com planilha estranha ja sei oque é! É RUA NA HORA! E como sou advogado nao vou pagar nenhum direito a elas!!!

    recentes

    populares

    • Caio Silva
      2014-07-25T15:05:45  

      Vc ta certinho Caio até porque advogado que ganha pouco por incompetência tem que descontar em fucionario....sqn

    recentes

    populares

    • Caio Silva
      2014-07-25T15:05:45  

      seu comentario foi infeliz caro advogado, saiba que eu sou administrador de sistemas para 3 advogacias de um mesmo dono, (advogado de alto nivel) ele implantou uma forte segurança e firewall, me mandou 6 meses atras liberar wifi, facebook entre outros para os funcionarios, entre outras regalias como folgas, repouso, O resultado, o pessoal produz mais e consequentemente ele ganha mais dinheiro. Pessimo chefe ele né?

  • Paulo César
    2014-07-26T10:30:52

    Outro serviço lançado recentemente, porém voltado para chat é o speakmeleon. Lá você camufla suas conversas a partir de qualquer imagem, seja ela uma tela do word, excel ou até mesmo o sistema que utiliza em sua empresa. Pesquisem no google por "speakmeleon"

  • Samira Sam
    2014-07-25T15:28:51

    eu acho que, se voce estiver com seu trabalho em dia, for um bom funcionário, não é o facebook que irá atrapalhar...

  • Hugo Zanette
    2014-07-25T14:51:48

    Fazendo o serviço está ótimo... pode acessar o que quiser assim é minha opinião..

  • Gutierre Rangel
    2014-07-25T13:45:48  

    kkkk. Eu trabalho em uma prefeitura e aqui está proibido o uso de face e coisas do gênero. Eu apoio o bloqueio,pois percebemos que a maioria ficava fuçando o face e baixando arquivo pesado isso limitava a velocidade da net atrapalhando as outras pessoas que usava a net para execre suas funções.

    recentes

    populares

    • Gutierre Rangel
      2014-07-25T13:45:48  

      Sou a favor do bloqueio em situações em que acaba havendo um prejuízo direto ao trabalho. Aqui downloads e streamings são bloqueados - porque consomem muita banda, então faz sentido. Agora, bloquear porque aí "o funcionário vai ficar no Facebook em vez de trabalhar" já acho que é forçar muito a barra.

    recentes

    populares

    • Gutierre Rangel
      2014-07-25T13:45:48  

      Antonio Oliveira, fala para ele que bater ponto não significa que ele trabalha kkkkkkk

  • César R.
    2014-07-25T12:02:46  

    Bom saber, na minha empresa o uso de Facebook e qualquer rede social é extremamente proibido, se eu pegar um funcionário meu usando este aplicativo vai para rua na hora.

    recentes

    populares

    • César R.
      2014-07-25T12:02:46  

      Sorte sua que hoje em dia ninguém tem smartphone com acesso 3G. Ooops. hahaha

    recentes

    populares

    • César R.
      2014-07-25T12:02:46  

      Isso vale pro chefe também, viu César R.. Nada de fuçar o celularzinho ou desbloquear somente sua máquina em horário de trabalho viu? kkkkk

  • Stanislaw Grau
    2014-07-25T14:08:50

    Viu, seu Paulo Alves, não sei se sua mamãe não te disse. Mas ficar disseminando coisas que possam criar atrito é errado sabia? Nananana, muito feito de sua parte!

  • Felipe Souza
    2014-07-25T11:45:21  

    facebook 99,9% usado só para coisa desnecessária, ainda mais para esses jovens. Não postam nada de construtivo. Só bobeira, falo mesmo.

    recentes

    populares

    • Felipe Souza
      2014-07-25T11:45:21  

      ai meu coração

  • Leonardo Silva
    2014-07-25T13:07:16

    Vão trabalhar ow.... bando de preguiçosos ..

  • Thiago
    2014-07-25T11:18:17

    Agora me pergunto para que ficar 24h nisso, claro que o trabalho não vai render, creio que quem depende disso 24h deve ser muito carente de atenção, sei lá.

  • Hugo Souza
    2014-07-25T11:33:50

    DEPOIS O FULANO FICA A VIDA TODA NA MESMA FUNÇÃO, GANHANDO O MESMO SALARIO E NÃO SABE PORQUE....

  • Felipe Silva
    2014-07-25T11:52:03  

    É incrível como as existem pessoas que não conseguem desgrudar do facebook, deve ser muita falta do que fazer.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2014-07-25T11:52:03  

      nem sempre é falta do que fazer, mas uma maneira de estar conectado com a família, não se isolar do mundo enquanto se está no trabalho. e também uma boa válvula de escape do stress diário da rotina de trabalho. sabendo dosar, o facebook ou qualquer outro link não prejudicam o andamento das tarefas.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2014-07-25T11:52:03  

      nem sempre é falta do que fazer, mas uma maneira de estar conectado com a família, não se isolar do mundo enquanto se está no trabalho. e também uma boa válvula de escape do stress diário da rotina de trabalho. sabendo dosar, o facebook ou qualquer outro link não prejudicam o andamento das tarefas.

  • Franciane Viana
    2014-07-25T11:39:01

    Tem empresa que proíbe e tem empresa que não, eu por exemplo trabalho em uma multinacional onde todos os computadores são bloqueados e não abre o facebook. Mas é claro que uma hora ou outra eu dou uma olhadinha no face pelo celular, mas nada que atrapalhe meu serviço e que me perder o foco. Eu acho que as pessoas só deviam saber dividir as coisas, não deixar que esse vício atrapalhe a vida e no trabalho tbm.

  • Leandro
    2014-07-25T11:33:54

    P/E/I/D/E/I vou postar!

  • Rodrigo Perez
    2014-07-25T11:21:49

    Não vejo a necessidade disso. Se o uso é proibido e o funcionário for pego utilizando, pode ser demitido por justa causa.

  • Bruno Nascimento
    2014-07-25T11:16:48

    E mais uma vez o jeitinho brasileiro. Voltem para o mundo real, saiam da vida virtual.

  • Dirce Braga
    2014-07-25T10:49:29

    BR? BR? Gibe moni plox?!?!?! Ou I Uill reporti yu!!!

  • Pedro Gomes
    2014-07-25T11:00:55

    As pessoas não estão mais sabendo separar as coisas. Tem tempo pra tudo. Não é possível que uma pessoa não consiga viver algumas horas fora de rede social.

  • Valdir Junior
    2014-07-25T10:56:54

    link pra baixar esta fora do ar

  • Hatori Hanzo
    2014-07-25T10:55:57

    será q consigo postar meu almoço atraves desse appp???

  • Alex Santos
    2014-07-25T10:44:34

    essas desgraça de rede social tao acabando com a vida comum, hoje em dia se passa mais tempo vendo a vida alheia do que tomar conta da propria vida.. lamentavel alienacao pura..

  • Daniel Peres
    2014-07-25T10:21:31

    É coisa de hu3 hu3 hu3 br... Brasil, onde o facebook é melhor que o emprego!!!

  • Felipe Souza
    2014-07-25T10:01:50

    È o cúmulo como o ser humano deixa tudo de lado, até mesmo marido esposa p/ ficar vendo fofoca alheia...