Notebook

14/07/2014 14h24 - Atualizado em 14/07/2014 18h36

Notebooks Asus, Acer ou Lenovo: vale a pena comprar?

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

As empresas asiáticas ASUS, Acer e Lenovo vêm conquistando, cada vez mais, o mercado brasileiro com notebooks acessíveis, mas o consumidor não quer só preço barato. Quer custo-benefício. As informações técnicas sobre os produtos são, portanto, fundamentais para uma comparação e melhor escolha. Recentes no Brasil, as fabricantes trazem novos modelos de computadores portáteis. Vale a pena, então, adquirir um aparelho de uma dessas três marcas? Confira a seleção do TechTudo.

Bateria para notebooks que não usa metais pesados pode durar 15 anos?

ASUS, Acer e Lenovo mostram o avanço de notebooks asiáticos no Brasil (Foto: Divulgação)ASUS, Acer e Lenovo mostram o avanço de notebooks asiáticos no Brasil (Foto: Divulgação)

ASUS

Das três companhias, a ASUS é a que melhor investe em acabamento de peças e em performance. Seus modelos robustos chegam perto do desempenho de marcas consagradas, como Sony, Samsung e até alguns modelos da Apple.

Modelo Vivobook i7 da ASUS (Foto: Divulgação)Modelo VivoBook i7 da ASUS (Foto: Divulgação)

O Asus VivoBook S451LA i7 apresenta uma tela de 15,6 polegadas sensível ao toque, com 6 GB de RAM e 500 GB de memória interna. Seu preço varia entre R$ 2,2 mil e R$ 3 mil. O MacBook Air 2013, da Apple, por exemplo, está custando em torno de R$ 5,8 mil para ter 4 GB de RAM e 256 GB de espaço interno, especificações inferiores a esse modelo da ASUS. Mas somente o design interno do VivoBook i7 é de alumínio, ao contrário do MacBook Air, cuja carcaça é toda revestida pelo material. O teclado desse modelo da ASUS também possui botões macios. A tela sensível ao toque não é um recurso comum em muitos dos concorrentes da categoria. Por esse motivo, aparelhos dessa marca taiwanesa são uma boa opção.

Acer

Com modelos menos sofisticados do que sua marca “irmã”, a Acer dá preferência para o plástico em seus notebooks. Mas ela, pelo menos, capricha em aparelhos que valem seu custo-benefício. Então, se o consumidor estiver buscando gastar pouco em um computador portátil, a Acer pode ser uma opção confiável.

Aspire E1 i3 da Acer (Foto: Divulgação)Aspire E1 i3 da Acer (Foto: Divulgação)

O modelo Aspire E1-571-6644 i3, da Acer, é um exemplo barato da marca taiwanesa, mas com qualidade em seu hardware. Ele tem um processador Intel i3 de 1,7 GHz, 4 GB de memória RAM e generosos 500 GB de espaço interno, custando apenas entre R$ 1,4 mil e R$ 2 mil. Como referência, o aparelho oferece as mesmas especificações de memória do Samsung Ativ Book 2, apesar de este dispor de um processador mais potente, i3 de 2,4 GHz. No entanto, o Acer é mais acessível, enquanto que o Samsung só pode ser comprado por R$ 1,6 mil a R$ 2 mil.

Qual é a melhor marca de notebook do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

Antigamente, o acabamento dos computadores Acer era mais grosseiro e delicado, mas esse modelo Aspire E1 apresenta um design arredondado e uniforme mais bonito e durável. É um computador que promete não decepcionar quem procura economizar.

Lenovo

Marca chinesa, de Hong Kong, a Lenovo fabrica bons computadores, com custo-benefício interessante, mas, em comparação com a concorrência da categoria, pode vender máquinas mais frágeis caso o consumidor queira algo mais em conta. A empresa disponibiliza, no mercado, um modelo híbrido, que pode ser usado como tablet também.

Yoga 11s i7 é o ultrabook da Lenovo que vira tablet (Foto: Divulgação)Yoga 11s i7 é o ultrabook da Lenovo que vira tablet (Foto: Divulgação)

O ultrabook Yoga 11s i7 oferece uma tampa com display que gira em 360 graus. Sua tela é de 11,6 polegadas e sensível ao toque. O aparelho ainda conta com 8 GB de memória RAM e 128 GB de espaço interno. O preço do Yoga fica entre R$ 3,5 mil e R$ 4,2, o que é caro devido a seu formato compacto e a seus recursos de tablet touchscreen.

Contudo, esse modelo Lenovo é uma opção muito mais barata do que o ultrabook Sony Vaio Duo 13 i7. Os dois modelos têm a mesma memória RAM e espaço interno, mas a tela do Vaio é levemente maior, de 13 polegadas. O preço do modelo da Sony, entretanto, é bem mais elevado: entre R$ 5,5 mil e R$ 6,3 mil. O Vaio Duo 13 consegue fechar o teclado e se transformar em um tablet, assim como o Yoga dobra a tela.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Stephanie Camillo
    2015-11-07T17:12:13  

    Minha experiência com a Acer foi terrível. Meu note só vivia dando problema. Pode ter sido falta de sorte minha, porém, não recomendo essa marca a ninguém, devido os transtornos que tive desde que comprei.

    recentes

    populares

    • Stephanie Camillo
      2015-11-07T17:12:13  

      Qual era seu notbook e configurações?

    recentes

    populares

    • Stephanie Camillo
      2015-11-07T17:12:13  

      Tive 4 ACER. Nunca me deram problema. Pode ser sorte. Penso que as tres marcas são confiaveis

  • Eudalio Junior
    2014-07-14T21:02:07  

    Lenovo mais fragil?? Não sei de onde tiraram isso, sou tec de informatica a 5 anos. depois de pesquisar muito comprei um lenovo g400s com processador I7, incomparável, retirando 2 parafusos se tem acesso total as memórias e ao cooler, fácil manutenção, não tem aquelas travas de plastico horríveis dos concorrentes, articulação da tela realmente eficiente e resistente (as do samsung são uma vergonha), bateria durável acompanha um sistema para otimização da vida útil da bateria que realmente funciona, e por ai vai, sem dúvida é o melhor custo benefício.

    recentes

    populares

    • Eudalio Junior
      2014-07-14T21:02:07  

      você já precisou do suporte? o meu é o S400 touch. O modelo tem um erro de software onde o touch para de funcionar do além e a solução é trocar a placa mãe.... nem os erros eles resolvem...

    recentes

    populares

    • Eudalio Junior
      2014-07-14T21:02:07  

      Eudalio, boa noite. Qual você me indicaria. Lenovo g50-80 15.6" (2.699) ou Asus z450la wx002t 14" (2.199)? Ambos com 8gb 1tb I5 5200U. Obrigado.

  • Ronaldo Martins
    2015-05-03T08:30:58  

    cara, eu tenho um notebook da ASUS, dou meus parabéns a fabricante, estou com quase dois anos, e nunca deu algum problema, muito menos. nao fica travando.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Martins
      2015-05-03T08:30:58  

      Cara eu estou com o meu Asus k50IJ T4300 a 6 anos... acabei de fazer a atualização para o windows 10 e ele continua uma nave... não tenho nada para reclamar.

  • João Pedro
    2015-07-20T21:09:48

    todos os computadores,notebook e mobile,depende de vc,se você vai usar para trabalho ou para games ou dia dia,não vale a pena comprar um notebook com capacidade para gmaes se vc vai usar só para trabalho.

  • Taty Amancio
    2015-06-08T11:20:44

    A Lenovo não tem garantia, eles só prometem e não tem nenhuma consideração com o cliente, estou com um protocolo em aberto, desde novembro... e o que me restou foi abrir um processo no pequenas causas.

  • Rubens Anselmo
    2014-12-16T10:50:50  

    eu não me deixo levar por marca,hoje a DELL TA CAIDA,e já foi muito procurada.eu viso(placa mãe,processador,,memória.a marca pode ser até da ximbeleleu,trombakovisk,ou até ximeneguéia que eu compro.

    recentes

    populares

    • Rubens Anselmo
      2014-12-16T10:50:50  

      muito caida mesmo, ontem ganhei 5000,0 de indenização da Dell, pois com menos de um ano meu note deu tilte 3 vezes, e por última ele s não queiram concertar!

  • Lucas Videira
    2014-07-14T22:50:32  

    Para quem curte APPLE>>> Vendo todos os tipos de macbooks importados lacrado na caixa pronta entrega a preço de banana (revenda). Sigam no instagram: epol store (para mais info)

    recentes

    populares

    • Lucas Videira
      2014-07-14T22:50:32  

      Como posso contactá-lo? Facebook?

  • Edgard Santos
    2014-07-17T21:54:02

    Já comprei dois notes da Acer e nunca me decepcionei com eles. São bons e resistentes. Recomendo sem dúvidas.

  • Igor Silva
    2014-07-15T10:28:47

    nenhum deles, compre DEXBOOK, peças de qualidade, tenho 1 a mto tempo e sem problemas.... Pageuei R$ 1590,00 por um CORE I7 , HD 500GB e 8 GB de memoria.... enquanto esses ai o cliente paga pelo nome!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jorge Marra
    2014-07-15T09:25:23

    Comprei um Avell, na época eu procurava notebooks de ALTA Performance. Meu sonho era ter um alienware mas a alien(dell) não envia pro Brasil e os produtos Dell que chegam aqui são caros e de ultrapassados em comparação ao que se vende lá fora. A asus tbm chamou minha atenção, mas o preço tava salgado e assim como a dell os que chegam no Brasil estão um tanto ultrapassados. Foi então que vi uma nota no clube do hardware bem positiva sobre a Avell. Atendimento excelente, acabamento de primeira e componentes de ultima geração, sem dúvida minha melhor compra... e o melhor, Avell é BRASILEIRA!

  • Marcelo Silva
    2014-07-15T08:44:41

    ASUS, ACER e LENOVO......eu achei que a matéria iria falar sobre coisas que prestam!!!

  • Schimith45
    2014-07-15T08:38:59

    Sou mais meu IBM 386 com 16 de ram =)

  • Vagner Souza
    2014-07-15T08:12:54

    GOOOOOOOOOOOOOOOL DA AAAAAAAAAAALEMANNNNNHA!

  • Ricardo
    2014-07-15T08:12:48

    Comprei um Asus e a unica coisa que fiz até agora foi trocar o win7 basic por um ultimate, nunca tive problema com ele. Meu cunhado comprou um Samsung e já mandou duas vezes para a autorizada.

  • Hudson Cruz
    2014-07-15T08:02:39

    tenho um acer i5 tela de 15 polegadas que comprei por menos de 2 mil, há quase 3 anos, minha mulher usa pra estudar e meu filho pra jogar quase todo dia e NUNCA me deu problema. recomendo!

  • Jose Brito
    2014-07-15T05:34:39

    Na verdade prefiro continuar com o meu DELL 5110.

  • Adm Brena
    2014-07-15T01:41:55

    + um gol da alemanha

  • Leandro Moreira
    2014-07-14T22:25:31

    Dell, sem mais !

  • Wagner Mendes
    2014-07-14T21:49:46

    Enquanto isso estou aqui maquinando jogar essa tralha na parede e comprar um notebook novo. Esse já passou muita raiva.

  • Mauricio Laureano
    2014-07-14T21:12:54

    Das três a melhor é Acer, mas se puder gastar um pouco mais Samsung é melhor.

  • Valdir Calegari
    2014-07-14T18:16:52  

    Isso é barato? As lojas oferecem notebooks a 890,00 com 4 gigas de RAN e 500 gigas de Hd. Fala sério meu.

    recentes

    populares

    • Valdir Calegari
      2014-07-14T18:16:52  

      O problema nestas presos que vc mencionou é que o processador é o antigo dual core. Nas configurações apresentadas o processador é corei3. Ok. tb achei acro.

    recentes

    populares

    • Valdir Calegari
      2014-07-14T18:16:52  

      Consigo achar i3 por 1200 a 1400 reais e de boa marca...

  • João Carvalho
    2014-07-14T20:22:20

    Barato de verdade, tem no site baratodescontos com br

  • Wendel Lucas
    2014-07-14T19:26:01

    Ainda tentando entender por que comparam com os Macs, uma vez que mesmo com peças inferiores tem um desempenho semelhante.

  • Francisco Menezes
    2014-07-14T19:05:40

    Muito barato !!! - Barato prá quem?! - Qual a realidade de vocês ? Fala Sério !!!

  • Marcio Jesus
    2014-07-14T18:54:18

    Também to tentando entender o "barato"... alguns dirão algo sobre as configurações e bla-bla-bla... mas honestamente, ta barato não!