Internet

07/07/2014 09h56 - Atualizado em 07/07/2014 10h00

Recrie no seu Facebook a polêmica experiência que manipulou feeds

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

Uma polêmica pesquisa realizada pelo Facebook atraiu atenção da Internet no final de junho. A empresa admitiu ter alterado o feed de notícias de mais de 690 mil usuários para testar o impacto emocional de posts com conteúdo positivo ou negativo nas atividades realizadas na rede social. Para entender melhor o que aconteceu, é possível reproduzir a experiência no seu próprio perfil.

Executiva 'top' pede desculpas por experiência com feed do Facebook

Uma artista e programadora chamada Lauren McCarthy criou o FB Mood Manipulator, um plugin para o navegador Google Chrome que promete alterar o seu humor por meio de manipulações no feed do Facebook. Desta vez, porém, sob total domínio do usuário e com a sua devida permissão para isso.

Facebook Computador Home (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)Veja como recriar a polêmica pesquisa de humor do Facebook no seu perfil (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)



Segundo McCarthy, o plugin usa o mesmo sistema de análise linguística utilizada pelo Facebook na pesquisa. Chamado de LIWC, o software calcula o uso de diferentes categorias de palavras nos posts.

É possível pegar vírus no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

O FB Mood Manipulator permite ao usuário alterar seu feed com conteúdos positivos (Positive), emocionais (Emotional), agressivos (Agressive) ou mais gerais (Open). Saiba como instalar e testar:

Passo 1. No Google Chrome, baixe e instale a extensão FB Mood Manipulator no TechTudo Downloads;

Adicione a extensão no seu Google Chrome para começar a manipular as emoções no seu feed (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Adicione a extensão no seu Google Chrome para começar a manipular as emoções no seu feed (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 2. Ao lado direito, na parte superior da página inicial do Facebook, o painel do plugin aparecerá. Lembre-se, após instalar, reinicie o navegador para ativar a extensão no Google Chrome;

Abra o Facebook e uma janela da extensão aparecerá na barra direita da página inicial (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Abra o Facebook e uma janela da extensão aparecerá na barra direita da página inicial (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 3. Escolha entre as quatro opções disponíveis. Para isso, leve as barras para a direita – “more” (mais) – ou para a esquerda – “less” (menos);

Leve as barras para a esquerda ou para a direita para mudar a estrutura do feed (Foto: Reprodução/Mood Manipulator)Leve as barras para a esquerda ou para a direita para mudar a estrutura do feed (Foto: Reprodução/Mood Manipulator)


Pronto. A mudança pode ser sutil, mas experimente diferentes combinações para notar diferenças mais profundas em seu feed. Apesar do experimento do Facebook ter sido polêmico sob o ponto de vista ético, refletir sobre suas consequências pode ser uma poderosa forma de analisar como as redes sociais influenciam nossa vida e como nos comportamos na Internet diante dos sentimentos dos outros.

Viu essa? Emojli promete rede social de emoticons e soma 50 mil pedidos de convite; peça o seu.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares