13/07/2014 14h03 - Atualizado em 13/07/2014 14h03

Sniper Elite 3: saiba como jogar o game de tiro do atirador sniper

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Sniper Elite 3 é um jogo de tiro com foco em um único atirador de elite enfrentando vários soldados inimigos durante a Segunda Guerra Mundial. Ser um soldado de elite pode ser bastante complicado, com muitos comandos e regras diferentes para lembrar. Confira como jogar o título no PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360.

Sniper Elite 3: confira as especificações para rodar o jogo

Aprenda a jogar o complexo Sniper Elite 3 (Foto: pcgamer.com)Aprenda a jogar o complexo Sniper Elite 3 (Foto: Divulgação)

A cada capítulo da história você terá uma grande fase para explorar e certos objetivos a cumprir. As fases têm um design aberto e permitem que você aborde cada situação da maneira que achar melhor. É possível eliminar seus oponentes à distância com seu rifle, de perto com sua pistola e faca e até mesmo evitar o confronto. Seus objetivos são indicados por ícone de estrela na tela e objetivos opcionais com ícones de bússola.

Controles

Comandos
Xbox
PlayStation
Mover-se Analógico esquerdo Analógico esquerdo 
Correr  Pressionar analógico esquerdo Pressionar analógico esquerdo 
Mover câmera  Analógico direitoAnalógico direito 
Usar binóculos Pressionar analógico direito Pressionar analógico direito 
Abaixar  B  Círculo 
Deitar  Segurar B Segurar Círculo 
Interagir / Escalar / Pular  A X
Recarregar / Pegar itens X  Quadrado 
Mirar  LT  L2 
Atirar  RT  R2 
Aproximar mira D-Pad para cima D-Pad para cima 
Afastar mira  D-Pad para baixo D-Pad para baixo 
Foco  RB  R1
Selecionar rifle D-Pad para cima D-Pad para cima 
Atalhos  D-Pad para baixo, esquerda e direita D-Pad para baixo, esquerda e direita 
Mostrar objetivos Back  Select 
Abrir Mapa Segurar Back Segurar Select 
Abrir menu de itens LB  L1 
Usar item RB   R1
Matar silenciosamente  Y
Triângulo 
Vasculhar cadáveres Segurar X Segurar Quadrado 
Pegar / Soltar corpo A  X
Jogar corpo  YTriângulo 

Como sobreviver

No papel de um atirador de elite no meio do território inimigo, sobreviver é um grande desafio. Em combate aberto as suas chances de sobrevivência são muito pequenas, sendo necessário usar a distância e o elemento surpresa como suas principais armas. Cada disparo efetuado e cada corpo encontrado alertam os inimigos da sua presença.

Se esconder em Sniper Elite 3 é essencial para a sobrevivência (Foto: Divulgação)Se esconder em Sniper Elite 3 é essencial para a sobrevivência (Foto: Divulgação)

Antes de entrar em qualquer combate, observe bastante a área. Utilize para isso os binóculos, pressionando o analógico direito, aproximando e afastando a imagem com o D-Pad para cima e para baixo. Usando os binóculos é possível também marcar inimigos com o gatilho direito, tornando-os visíveis mesmo quando atrás de obstáculos.

Como não ser visto

Do lado inferior esquerdo da tela há o ícone de um olho, o qual indica quão visível está o seu personagem. Quanto mais fechado o olho, mais difícil está para avistar você. É possível tornar-se menos visível ficando parado, andando sempre abaixado, deitando no chão e principalmente usando sombras para encobrir seu movimento.

Quando um inimigo avistar você, ele passará por três etapas. A primeira, é a suspeita, mostrada pelo contorno de um círculo amarelo se preenchendo sobre a cabeça de quem avistou seu personagem. Nesta etapa eles têm a impressão de estar vendo algo, mas não sabem definir bem o que.

Tanques também possuem campo de visão e avistarão você assim como soldados (Foto: wolfsgamingblog.com)Tanques também possuem campo de visão e avistarão você assim como soldados (Foto: Divulgação)

Quando este círculo se completar, eles entram em fase de investigação. Nessa fase eles têm certeza de que viram algo e virão lentamente atrás de você, apesar de ainda não estarem cientes de que é um soldado inimigo. O ícone deles no mapa também se tornará amarelo.

Caso você continue no campo de visão do seu inimigo durante a fase de investigação, o círculo começará a se preencher com um contorno vermelho. Quando este contorno se completar, o círculo ficará vermelho por dentro, indicando que já identificaram você e irão começar a atacar.

Para se livrar desses inimigos é preciso primeiro despistá-los, saindo de seu campo de visão, e depois se afastar pelo menos 50 metros do ponto onde você foi visto pela última vez, indicado por um contorno branco do seu personagem. Caso você continue no campo de visão deles, o contador de 50 metros não irá diminuir.

Para fugir de inimigos é preciso primeiro despistar seus olhares (Foto: pcgamer.com)Para fugir de inimigos é preciso primeiro despistar seus olhares (Foto: Divulgação)

Como não ser ouvido

Ser visto é um problema tão grande para um atirador quanto ser ouvido. Ao disparar com seu rifle, ou qualquer outra arma que faça barulho, inimigos ficarão atentos sobre o ponto de origem do tiro. Após efetuar um disparo e ser ouvido, uma nova barra surge do lado do radar, cheia até a metade.

Essa barra significa que inimigos ouviram seu tiro e estão procurando o ponto de origem dele. Caso você atire novamente, eles ficarão desconfiados sobre onde o atirador de elite está escondido e irão investigar o local de onde você atirou. Três tiros garantem que eles descubram sua posição e comecem a atacar.

É possível despistar os soldados ao atirar e então se mover 30 metros do ponto do tiro. Você pode até mesmo voltar e disparar sempre de um mesmo ponto, desde que se afaste sempre esses 30 metros entre um tiro e outro.

Os sons dos seus tiros podem entregar sua posição, porém não de imediato (Foto: wccftech.com)Os sons dos seus tiros podem entregar sua posição, porém não de imediato (Foto: wccftech.com)

Há certas condições onde seus tiros não podem ser ouvidos, como quando você está muito distante de qualquer inimigo, por exemplo. Em outras ocasiões, sons mais altos podem abafar o barulho dos disparos. É possível esperar por um avião se aproximando ou por explosões de um motor e sincronizar os tiros para que o som seja encoberto. Quando isso ocorre, um ícone com ondas sonoras aparece no topo da tela.

Matando silenciosamente

Além do rifle há ainda duas outras opções silenciosas para eliminar inimigos: a pistola Welrod e sua fiel faca. A pistola possui um alcance pequeno, mas um tiro na cabeça (ou dois no corpo) é suficiente para eliminar soldados. Você pode equipar a pistola pelo menu de itens ou pelo atalho padrão D-Pad para a esquerda.

Matar inimigos com a faca é simples, bastando se aproximar deles e apertar o botão de execução. Você pode se aproximar por trás deles sem que ouçam seus passos usando o botão para se abaixar antes de andar. Enfrentá-los de frente tem resultados variados. Às vezes eles morrem rapidamente, sem complicações, porém em outros casos há gritos, alertando soldados próximos.

Há mais de uma maneira de matar seus inimigos sem chamar atenção (Foto: Divulgação)Há mais de uma maneira de matar seus inimigos sem chamar atenção (Foto: Divulgação)

Escondendo corpos

Sempre que um soldado é morto seu corpo fica estirado no campo de batalha, servindo de alerta para os outros inimigos. Não há muito que você possa fazer quanto aos corpos ao eliminá-los à distância, porém quando estiver perto é uma boa ideia carregá-los para fora da visão dos outros soldados, ou ficarão desconfiados de que você esteja por perto.

Respiração e batimentos cardíacos

Outro detalhe único em Sniper Elite 3 é que você precisa ficar atento à condição física do seu personagem. Sua capacidade de mirar depende de detalhes como sua respiração e seus batimentos cardíacos. Movimentar-se rapidamente ou fazer esforço irá aumentar seus batimentos, deixando sua mira trêmula.

Quanto mais lento você for, melhor conseguirá manter seu ritmo cardíaco. Caso se esgote com uma corrida, a melhor maneira de se recuperar é ficando completamente parado. Deitar no chão também ajuda a ganhar firmeza extra para a sua mira.

Uma boa mira é fruto de batimentos cardíacos lentos e respiração controlada (Foto: chilibooks.blogspot.com)Uma boa mira é fruto de batimentos cardíacos lentos e respiração controlada (Foto: chilibooks.blogspot.com)

O mesmo vale para sua respiração. Ao mirar com o rifle é possível pressionar o botão de foco para soltar o ar, deixando sua mira mais firme, mais precisa e fazendo a ação ficar em câmera lenta. Porém, essa técnica oferece apenas uma pequena janela de oportunidade para atirar.

Distrações e armadilhas

Além de todas as suas opções de ataque é possível também manipular inimigos através de alguns itens. É possível selecionar pedras no menu, as quais podem ser arremessadas para despertar a curiosidade de um soldado, fazendo ele sair para investigar e ficar vulnerável. Outras opções, como lascas de madeira, podem simular um incêndio, chamando atenção para um certo ponto.

Distrações chamam inimigos mas ainda precisam que você esteja lá para matá-los em seguida. Armadilhas são mais agressivas, eliminando seus inimigos facilmente. Minas terrestres ou armadilhas com linhas e minas podem livrar você de soldados cuja área de patrulha é previsível. É até possível eliminar veículos antecipando suas rotas.

Armadilhas são úteis para eliminar inimigos quando você já sabe suas rotinas (Foto: Divulgação)Armadilhas são úteis para eliminar inimigos quando você já sabe suas rotinas (Foto: Divulgação)

Subindo de nível

Todas as ações no jogo garantem a você pontos de experiência, sendo a principal fonte deles as mortes com seu rifle. Cada tipo de morte, dependendo do local do tiro e das condições, dá uma recompensa diferente, com direito a bônus extras entre outros detalhes. Ganhando experiência suficiente irá subir de nível e assim desbloquear novos equipamentos.

Equipando-se

Entre cada missão você terá a oportunidade de mudar os seus equipamentos iniciais. Há quatro combinações de equipamentos: Alfa, Bravo, Charlie e Delta. Inicialmente todas são iguais, sendo necessário que você mesmo edite essas combinações para ficarem do seu gosto.

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares