Celular

02/07/2014 15h10 - Atualizado em 02/07/2014 15h10

Veja como fazer root no Nexus 5 e desbloquear funções do Android

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os dispositivos Nexus são os mais fáceis de serem rootados, pois a comunidade de desenvolvedores em torno da linha de aparelhos com Android puro é grande. Se você tem um Nexus 5 e um PC com Windows, aprenda a fazer o root de forma simples e obter as vantagens decorrentes desse “desbloqueio”.

Entenda o que é root e conheça as vantagens do processo

Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Tenha em conta que esse tipo de procedimento é indicado a usuários minimamente experientes no Windows e no Android – se algo for realizado incorretamente, o aparelho pode ser danificado até de forma definitiva. Além disso, aparelhos com root violam os termos do fabricante, o que elimina a garantia do dispositivo. Portanto, faça por sua conta e risco.

O método a seguir funciona perfeitamente com Nexus 5 rodando as versões 4.4.2, 4.4.3 ou 4.4.4 do Android. Antes de começar, recomendamos fazer um backup completo das informações do aparelho, pois o processo fará um reset de fábrica no sistema ao final.

Passo 1. Baixe o Android SDK, que contém drivers e outros componentes necessários para fazer instalações no aparelho via PC;

Passo 2. Extraia o conteúdo em qualquer pasta do Windows – de preferência, crie um diretório somente para o processo de root, em "Documentos" ou no desktop;

Passo 3. Ative o modo desenvolvedor no Nexus 5. Vá a “Sobre o telefone” nas configurações e toque algumas vezes em “Número da versão” até que apareça um aviso na tela. Depois, acesse o menu de desenvolvedor recém-criado e ative a depuração USB;

Ative o modo desenvolvedor e a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o modo desenvolvedor e a depuração USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Reinicie para o modo Bootloader/Fastboot. Para isso, desligue o celular e, em seguida, pressione a tecla Volume para baixo e depois a Liga/Desliga e as segure por alguns segundos. Solte assim que a tela “Start” aparecer;

Acesse o modo bootloader (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o modo bootloader (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Plugue o celular no computador usando um cabo USB e aguarde o PC baixar os drivers para o dispositivo;

Passo 6. Na pasta onde foram extraídos os arquivos do SDK, navegue até sdk>platform-tools – para saber se está na pasta correta, verifique a presença do arquivo “fastboot.exe”. Segure o Shift e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção “Abrir janela de comando aqui”;

Abra o prompt de comando dentro da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o prompt de comando dentro da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. No prompt de comando (com permissões de administrador), digite “fastboot oem unlock” (sem aspas). Confirme a escolha no celular usando as teclas de volume para navegar;

Digite o comando para desbloquear o bootloader do dispositivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o comando para desbloquear o bootloader do dispositivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Ao final, digite “fastboot reboot” (sem aspas) no prompt de comando. Espere o telefone reiniciar e retire o cabo USB;

Depois de confirmar no celular, faça um reboot via janela de comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Depois de confirmar no celular, faça um reboot via janela de comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Baixe a ferramenta CF-Auto Root para o Nexus 5. Extraia seu conteúdo em qualquer pasta;

Passo 10. Coloque o celular novamente no modo de depuração USB e no modo Bootloader/Fastboot dos passos 3 e 4 e conecte o aparelho ao computador usando um cabo USB;

Passo 11. Na pasta do CF-Auto Root, execute o arquivo root-windows.bat;

Dê duplo-clique no arquivo executável BAT para fazer o root (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Dê duplo-clique no arquivo executável BAT para fazer o root (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 12. Pressione qualquer tecla para prosseguir;

Pressione qualquer tecla para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pressione qualquer tecla para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 13. Você deverá ver um robô vermelho na tela e, após alguns segundos, a frase “Rebooting in 10 seconds” no rodapé. Aguarde o seu Nexus 5 reiniciar.

Ao final, robô vermelho aparece, executa alguns comandos automáticos e reinicia aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ao final, robô vermelho aparece, executa alguns comandos automáticos e reinicia aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora o aparelho está com acesso root e pode usar apps que usam desse tipo de permissão, como Titanium Backup. Vale lembrar que, em caso de perda do root por algum motivo – em caso de instalação de outras ROMs, por exemplo – basta realizar novamente os passos de 10 a 13 para recuperá-lo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Barion
    2015-10-13T12:41:01  

    boa tarde; meu dispositivo reiniciou mais ficou na tela de inicialização e nao sai, o que posso fazer

    recentes

    populares

    • Fabio Barion
      2015-10-13T12:41:01  

      aconteceu o mesmo com o meu celular

    recentes

    populares

    • Fabio Barion
      2015-10-13T12:41:01  

      Fabio Barion e Adriano Silva, vocês conseguiram resolver o problema? O meu também está do mesmo jeito. To ficando doido cara, me ajudem!!

  • Ibraim Ribeiro
    2015-08-05T14:28:35

    Gostaria de saber se esse procedimento funciona pra tablet sansung sm-t113 p versao do android 4.4.4?

  • Leonardo Guimarães
    2014-08-29T10:35:42

    Olá, fiz todo esse processo, mas quando uso o App Psafe ele pede permissão de root e eu dou a permissão. Porem durante o uso de algumas funcionalidades, ele me informa que as permissões de root são requeridas! Fiz alguns testes e o root no celular funcionou perfeitamente. O que faço para solucionar este problema?

  • Marcelo Conceição
    2014-08-17T21:56:36

    Serve pro Nexus 4 kitkat 4.4.4?

  • Klaus Santos
    2014-07-27T07:57:23

    esses procedimentos serve para moto g android kit kat 4.4.4?