10/08/2014 06h50 - Atualizado em 10/08/2014 06h50

Aprenda a criar pastas de aplicativos na tela inicial do Windows Phone

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows Phone 8.1 GDR/Update 1 ganhou a possibilidade de usar pastas nativamente para organizar seus aplicativos na tela inicial do sistema. O recurso pode ser bastante uso para quem deseja economizar espaço na sua homescreen ou agrupar live tiles por função. No entanto, há maneiras de criar grupos de aplicativos nas versões 8.1 Cyan e 8.0 do sistema da Microsoft. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial completo sobre como criar pastas de aplicativos na tela inicial do Windows Phone 8 e 8.1.

Qual é o melhor sistema operacional para smartphone? Comente no Fórum

- Windows Phone 8.0 ou 8.1 Cyan

Passo 1. Baixe o app Pasta de Aplicativos (ou App Folder, em inglês) para o seu Lumia. Para usá-lo, é preciso ter a atualização Amber do sistema instalada;

Pasta de Aplicativos oferece a opção de agrupar app no Windows Phone 8 ou 8.1 sem a última atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pasta de Aplicativos oferece a opção de agrupar app no Windows Phone 8 ou 8.1 sem a última atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Abra o aplicativo e, na tela inicial, toque sobre o botão de “+”;

Passo 3. Dê nome à sua pasta e, quando terminar, toque sobre o símbolo de “visto”;

Nomeie sua pasta e comece a adicionar aplicativo para agrupá-los na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Nomeie sua pasta e comece a adicionar aplicativo para agrupá-los na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na tela seguinte, selecione os aplicativos de deseja adicionar à pasta. Quando terminar, toque sobre o símbolo de “visto”;

Passo 5. Uma lista com os seus aplicativos selecionados serão exibidos. Para remover, toque e segure sobre a opção desejada. Por outro lado, basta tocar sobre o botão de “+” na parte inferior da tela. É possível ainda mudar o posicionamento dos apps arrastando tocando e arrastando na seta direita;

Organize seus apps dentro da pasta como quiser antes de adicioná-la à tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Organize seus apps dentro da pasta como quiser antes de adicioná-la à tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Para fixar a pasta com os seus aplicativos na tela inicial, basta tocar sobre o botão de alfinete, localizado na barra inferior. Feito isso, basta arrastar para onde quiser;

Toque no botão de alfinete para fixar sua pasta de aplicativos na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no botão de alfinete para fixar sua pasta de aplicativos na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como criar e organizar seus aplicativos em pastas. É possível alterar os apps da sua pasta quando quiser e também renomeá-las ou excluí-las de maneira fácil e rápida.

- Windows Phone 8.1 GDR/Update 1

Se você participa do programa Preview for Developers, da Microsoft, é possível testar a função nativa do sistema de apps com a nova atualização 1. A medida dispensa os apps de terceiros como o da Nokia.

Passo 1. Fixe os aplicativos que você deseja colocar na pasta na sua tela inicial;

Windows Phone 8.1 Update 1 traz ferramenta nativa para criar pastas na tela inicial do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Phone 8.1 Update 1 traz ferramenta nativa para criar pastas na tela inicial do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Toque sobre um aplicativo até que ele se destaque dos demais, exibindo botões nas suas extremidades;

Arraste um aplicativo para cima de outro para criar uma nova pasta na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Arraste um aplicativo para cima de outro para criar uma nova pasta na tela inicial do Windows Phone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Arraste o ícone do app ou jogo para cima de outro. Nesse momento, o ícone de ambus será substituído por uma pasta. Solte para criar;

Passo 4. Na divisória que aparece, toque sobre o campo “Nome da pasta” para renomeá-la;

Dê o nome de sua preferência para a sua pasta na tela inicial do Windows Phone 8.1 Update 1 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Dê o nome de sua preferência para a sua pasta na tela inicial do Windows Phone 8.1 Update 1 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5.  Se quiser editar os ícones da pasta, toque obre qualquer live tile e segure. Será  possível excluir o aplicativo da pasta, no ícone do alfinete, ou mudar o tamanho na seta da parte inferior direita;

Pasta de Aplicativos dos novo Windows Phone podem ser customizadas como uma nova tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pasta de Aplicativos dos novo Windows Phone podem ser customizadas como uma nova tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Para fechar a pasta, toque sobre o ícone principal dela. Os aplicativos serão trazidos de volta.

Pastas de Aplicativos do Windows Phone 8.1 GDR 1 podem ser fechadas ou expandidas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pastas de Aplicativos do Windows Phone 8.1 GDR 1 podem ser fechadas ou expandidas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Pronto! Agora você sabe como criar e editar uma pasta no Windows Phone 8.1 GDR 1. É possível fixar quantas quiser e com o número de aplicativos desejado. Suas notificações também serão exibidas normalmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares