Internet

25/08/2014 07h30 - Atualizado em 25/08/2014 07h30

Baidu ou Google? Veja qual buscador é melhor e mais fácil de usar

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

GoogleBaidu são os dois maiores motores de busca da atualidade. De acordo com o Netmarketshare, o ’Google Chinês’ é o atual segundo colocado no ranking mundial, com 17% das buscas de 2014, enquanto o original é líder e detém 69,66% do mercado global de pesquisas online; uma briga difícil.

Como usar o Baidu Busca; veja dicas para conhecer o 'Google chinês'

Baidu ou Google? Veja qual é o melhor buscador de Internet (Foto: Arte/TechTudo)Baidu ou Google? Veja qual é o melhor buscador de Internet (Foto: Arte/TechTudo)

Apesar da preferência global, o Baidu ganha em seu país de origem. Será que os chineses é que estão certos? Confira o comparativo do TechTudo e veja qual buscador tem melhor desempenho na web.

Gráfico do Netmarketshare sobre uso mundial dos buscadores em 2014 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gráfico do Netmarketshare sobre uso mundial dos buscadores em 2014 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Interface

Os sites mostram suas logos centralizadas e o campo de busca logo abaixo, sobre fundo branco. A principal diferença é ao abri-los deslogado: enquanto o Google não mostra miniaturas de sites mais acessados, o Baidu destaca as opções. O site chinês também permite selecionar o tipo de conteúdo procurado (notícia da web, imagem ou vídeo) na tela principal, e o Google apenas nos links internos.

Tela inicial do Baidu, o 'Google chinês'  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Baidu, o 'Google chinês' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Resultados de busca

O site chinês mostra os dez assuntos mais comentados já na tela inicial, bastando clicar no campo de pesquisa. A função de autocompletar dos dois é bastante similar, mas o Google exibe quatro opções, ao passo que o Baidu, dez. Ao procurar por um termo, os dois mostram sites consistentes nos primeiros resultados, que aparecem listados numa coluna à esquerda. Ambos usam a parte direita para exibir informações complementares, com a diferença de que o Google chinês aproveita a extremidade esquerda da tela para inserir seus botões de pesquisa por tipo de conteúdo: notícia, imagem ou vídeo.

Seta aponta para sinalização do Baidu de site oficial (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seta aponta para sinalização do Baidu de site oficial (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outras características próprias do Baidu é não possuir banners ou links patrocinados, sinalizar URLs oficiais das empresas e abrir os sites em nova aba, independentemente do navegador usado.

Sua pesquisa avançada permite estabelecer período da última atualização, tipo de arquivo, localização do termo na página e domínio. Já a do Google conta, além dessas opções, com definições de idioma, região, data personalizada, direitos de uso, cor e formato do arquivo e outras tantas ferramentas já conhecidas dos usuários.

Personalização

O Google permite fazer uso do buscador com login do Gmail, o que altera os resultados da pesquisa e retorna links mais acessados pelo usuário. O uso logado também dá acesso rápido a outros serviços da empresa, como Tradutor, Mapas, Drive, etc. A conexão com o Google+ permite compartilhar conteúdos diretamente da tela inicial do motor de pesquisas além de obter informações da rede social.

Tela inicial do Google logado, com acesso rápido aos apps da empresa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial do Google logado, com acesso rápido aos apps da empresa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No gigante oriental é possível se logar apenas no Postbar, espécie de fórum social do buscador onde são mostrados os assuntos mais interessantes para o usuário, organizados por tags que levam o tema. O acesso pode ser feito através do perfil do Facebook ou de conta própria do Postbar.

O serviço indica os canais mais populares, mas você também pode criar barras novas. Tanto as páginas quanto os tópicos contidos podem ser compartilhados via Facebook.

Tela inicial da Postbar logada, com destaque para criação de nova barra sobre o assunto TechTudo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial da Postbar com destaque para criação de nova barra sobre TechTudo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Meios de acesso

O Baidu é acessível apenas em versão web, através do curioso endereço br.baidu.com; ao digitar www.baidu.com, o usuário é direcionado para a versão chinesa do site, enquanto www.baidu.com.br aparece apenas como página indisponível. Não há aplicativos iOS ou Android para plataformas mobile.

No site mobi, o buscador deixa de exibir assuntos populares e o link direto para o Postbar, assim como não conta com pesquisa avançada ou configuração para personalizar a navegação via celular.

Versão mobile do buscadoe Baidu (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Versão mobile do buscadoe Baidu (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Já o site mobi do Google possui os mesmos recursos que o tradicional, sem tirar nem por. Além disso, o buscador conta com aplicativo de pesquisa para Android, iOS e Windows Phone. O app traz funcionalidades extras, entre as quais se destaca o famoso assistente pessoal Google Now.

App de pesquisa do Google e versão mobile do buscador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)App de pesquisa do Google e versão mobile do buscador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Conclusão - Google, o vencedor

Embora a interface de ambos seja agradável (e parecida), as pequenas diferenças dão vantagem ao Google. O visual do buscador líder é mais limpo e apresenta mais espaço entre fontes, ícones e outros elementos gráficos. Isso, aliado ao fato de que os principais serviços usados são facilmente encontrados já na tela inicial, confere uma experiência de uso muito superior em relação ao Baidu.

É importante ressaltar que o motor chinês apresenta respostas consistentes e que não diferem muito em relação ao Google quando deslogado. Mas a verdade é que o Google conseguiu fazer com que os usuários dependam de vários dos seus serviços, e isso se reverte em muito conhecimento sobre cada usuário. Consequentemente, o uso logado tem uma diferença gritante do deslogado – e, por extensão, do Baidu. Os resultados de pesquisa acabam refletindo essa personalização, ainda mais porque o buscador número um conta com mais opções de filtros e configurações avançadas.

Usa o Google chinês como buscador? O que acha do Baidu? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Recursos adicionais como Google Now e a presença de aplicativo para dispositivos móveis também dão pontos ao Google, o que é parcialmente balanceado pela Postbar. A ferramenta tem potencial para se tornar um centro de troca de informações bastante popular ou mesmo ser uma nova rede social completa. No entanto, sua pequena comunidade torna ela desinteressante, pelo menos até o momento, sem contar que várias funcionalidades precisam ser aprimoradas.

Não dá para eleger outro vencedor do comparativo que não o Google. Porém já vimos na história da web motores de busca extremamente populares sumindo de vez de cena, o que não é impossível de acontecer ao atual campeão de pesquisas. Mas que será um trabalho difícil para o Baidu, será.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2015-02-09T20:06:41

    Usar Baidu é a pior coisa do mundo. Isso deixa o computador lento e sempre carrega vírus junto com todos os programas. Por isso não existe opção de usar Baidu.

  • Carlos Macedo
    2015-02-09T19:48:13

    Piada essa comparação. A Baidu é plágio do google e já responde judicialmente sobre isso.

  • Pedro
    2015-02-05T01:24:22  

    Não existe comparação entre Baidu, porque não tem com comparar empresas sérias com empresa que fabricam vírus.

    recentes

    populares

    • Pedro
      2015-02-05T01:24:22  

      Concordo com vc Pedro. Não tem como comparar buscador com vírus. Baidu é vírus a muito tempo, não é de hoje.

  • Jose Esclarecido
    2014-08-26T19:51:42

    Esse baidu instalou um monte de porcaria em meu pc, e sem o meu consentimento. O pc ficou mais lento e deu o maior trabalho pra desinstala-los. Portanto deve ta cheio de programinhas mal intencionados.

  • Michel Santos
    2014-08-25T11:09:33

    Achava que Baidu fosse um vírus.

  • Rodolfo Santos
    2014-08-25T11:04:19

    Pelo amor de Deus, procurem saber as portas que esses sistemas uma vez instalados no micro abre, esse Baidu é um virus que deixa esses micros infectados vulneráveis.

  • Vitor Pedrosa
    2014-08-25T09:22:54

    Comparar o baidu ao Google é brincadeira. A baidu deve ta pagando muito para aparecer na maioria dos sites que falam de tecnologia. Uma empresa que engana os usuários, ou força você a instalar os seu programa não pode ser levado a sério.