31/08/2014 07h30 - Atualizado em 01/09/2014 10h03

Como abrir uma unidade USB ou pen drive com um atalho rápido

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Por padrão, o Windows define uma letra de unidade aleatória para os pen drives e discos de HDs externos conectados ao computador. Dessa forma, o caminho pode mudar sempre que o dispositivo é plugado e, caso um atalho tenha sido definido, ele deixará de funcionar. Para contornar isso, veja como adicionar uma letra de unidade fixa para suas unidades USBs e definir atalhos permanentes no teclado.

Como configurar a BIOS para dar boot pelo USB

Extremidades do cabo micro USB utilizado para conectar a Apple TV no computador (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Extremidades do cabo micro USB utilizado para conectar a Apple TV no computador (Foto: Marvin Costa/TechTudo))Veja como abrir uma unidade usb ou pen drive com atalho rápido (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Conecte o pen drive ou disco externo ao computador. Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Gerenciamento de Disco”. No Windows 7, abra o “Executar” e digite o comando “diskmgmt.msc” (sem aspas);

Acessando o gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No “Gerenciador de discos”, clique com o botão direito do mouse sobre o pen drive ou HD externo. Em seguida, clique em “Alterar letra de unidade e caminho…”;

Clique com o botão direito sobre o disco externo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique com o botão direito sobre o disco externo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na janela que aparece, clique em “Alterar…”;

Alterando letra da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando letra da unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Selecione uma nova letra para unidade. O usuário deve escolher uma das últimas letras do alfabeto, como W ou U;

Definindo uma nova letra de unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo uma nova letra de unidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Uma mensagem de confirmação será exibida. Clique em “Sim” para continuar;

Confirmando alteração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirmando alteração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Feche o “Gerenciador de discos” e abra o Windows Explorer. Clique com o botão direito do mouse sobre o pen drive ou disco externo e, no menu de contexto, clique em “Criar atalho”;

Crie um atalho na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie um atalho na área de trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Um atalho para o disco será adicionado na área de trabalho. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e acesse as propriedades;

Acesse as propriedades do atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as propriedades do atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Nas propriedades do disco, clique em “Tecla de atalho” e pressione a combinação de teclas desejada. Por fim, clique em “OK” para salvar as modificações.

Definindo teclas de atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo teclas de atalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dessa forma, o Windows usará sempre a mesma letra para o pen drive ou HD externo e o atalho não se perderá. Após conectar o disco ao PC, basta pressionar as teclas de atalho para abrir o Windows Explorer.

Por que o cabo USB não transfere dados para o PC? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares