Editores

04/08/2014 09h19 - Atualizado em 04/08/2014 09h25

Como criar um pincel para Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

A ferramenta de pincel no Adobe Photoshop pode ajudar na composição e retoque de muitas imagens. No entanto, também é possível criar um pincel (brush) personalizado, com fotos e palavras selecionadas, para ser utilizado no projeto de edição. Aprenda neste tutorial como elaborar esses dois tipos de pincéis no programa da Adobe.

Manual básico da barra de ferramentas do Adobe Photoshop

Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)Veja como criar pincel no Adobe Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)





Pincel com texto

Passo 1. Imagine que o usuário queira criar um pincel a partir de sua assinatura para aplicação rápida em trabalhos digitais. Ela pode ter sido escaneada ou criada com a ferramenta. No caso abaixo, criamos a assinatura com a ferramenta texto horizontal;


Palavra para criação de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Palavra para criação de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Palavra para criação de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Vá em Editar e clique em Definir predefinição de pincel;

Caminho para "definir predefinição de pincel" (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Caminho para "definir predefinição de pincel" (Foto: Reprodução/André Sugai))Caminho para definir predefinição de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)



Passo 3. Defina um nome para o seu novo pincel e pressione OK;

Definição do nome do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Definição do nome do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Definição do nome do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)



Passo 4. Pressione a letra B no teclado para selecionar a ferramenta Pincel. Caso o novo pincel não seja selecionado automaticamente, clique na caixa de pincéis, na barra de opções da ferramenta. O novo item deverá ser o último da lista;

Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Ajuste o tamanho do pincel e aplique no documento;

Aplicação do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Aplicação do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Aplicação do pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)


Passo 6. Escolha a cor e ele estará pronto para ser usado.

Pincel aplicado (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Pincel aplicado (Foto: Reprodução/André Sugai))Pincel aplicado (Foto: Reprodução/André Sugai)









Passo 7. Também podemos criar um pincel a partir de uma imagem, considere o caso de criar um assinatura digital a partir de uma foto de sua assinatura real, pressione Ctrl+O e abra a imagem da sua assinatura no Photoshop;

Imagem para criação de Pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Imagem para criação de Pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Imagem para criação de Pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Como é possível notar a imagem não é das melhores, por isso precisaremos realizar um pequeno tratamento antes de salvar nossa assinatura como pincel, para isso pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Níveis e defina os valores abaixo;

Aumente a intensidade do branco e preto na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Aumente a intensidade do branco e preto na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai))Aumente a intensidade do branco e preto na imagem (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Pressione Ctrl+Shit+U para retirar a saturação da imagem, assim nossa assinatura ficará em preto e branco;

Assinatura em preto e branco (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Assinatura em preto e branco (Foto: Reprodução/André Sugai))Assinatura em preto e branco (Foto: Reprodução/André Sugai)









Passo 10. Vá em Editar e clique em Definir predefinição de pincel;

Caminho para "definir predefinição de pincel" (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Caminho para "definir predefinição de pincel" (Foto: Reprodução/André Sugai))Caminho para definir predefinição de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Dê um nome para seu pincel e pressione Ok;

Dando nome para o pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Dando nome para o pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Dando nome para o pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Pressione a letra B no teclado para selecionar a ferramenta pincel, caso seu novo pincel não seja carregado automaticamente clique na caixa de pincéis na barra de opções da ferramenta. O novo pincel deverá ser o último da lista;

Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai))Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Seleção de pincel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Ajuste o tamanho e aplique o pincel no seu documento;

Aplicação do pincel no documento (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Aplicação do pincel no documento (Foto: Reprodução/André Sugai))Aplicação do pincel no documento (Foto: Reprodução/André Sugai)





Passo 14. Sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo (caso tenha utilizado o pincel com a cor preta);

Pincel aplicado em preto (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Pincel aplicado em preto (Foto: Reprodução/André Sugai))Pincel aplicado em preto (Foto: Reprodução/André Sugai)








Pronto! Agora o usuário já sabe como criar pincéis a partir de fotos e palavras para enriquecer ainda mais seus trabalhos. 

Como redimensionar uma imagem, sem perder a qualidade? Aprenda no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antônio Torres
    2014-08-04T10:00:09

    muinto chow! vou tentar faser aqui na lã rause!