Internet

07/08/2014 09h30 - Atualizado em 07/08/2014 09h30

Como editar vídeos no Adobe Photoshop

André Sugai
por
Para o TechTudo

Sabemos que o principal editor de vídeos da Adobe é o Adobe Premiere e também que o Adobe Photoshop ficou conhecido por ser o melhor editor de fotos do mundo. Mas, em suas últimas versões, muitos recursos foram integrados. Um deles é o de edição de vídeos, sim edição de vídeos! 

Como melhorar a qualidade de um vídeo já finalizado? Veja dicas de edição

Veja como editar os vídeos gravados com seu celular ou até mesmo realizar edições profissionais usando seu editor de fotos favorito.

Veja como editar vídeos no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Veja como editar vídeos no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Vá em Arquivo, clique em Abrir e escolha o arquivo de vídeo que deseja abrir. O Photoshop aceita os formatos mais comuns como .MOV, . AVI, MP4 entre outros;

Caminho para abrir um vídeo no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para abrir um vídeo no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. O vídeo abrirá no Photoshop como uma imagem comum. Note que no painel de camadas há um ícone diferenciado para sua camada indicando que estamos trabalhando com um vídeo;

Painel de camadas (Foto: Reprodução/André Sugai)Painel de camadas (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Vá em Janela e clique em Linha do tempo para ver a linha de tempo de edição de vídeos;

Caminho para acessar a linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para acessar a linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Abaixo, confira a Linha do Tempo do Photoshop;

Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)A linha do tempo no Adobe Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Dentro da Linha do Tempo temos os botões para tocar, avançar, retroceder e voltar para o início do vídeo;

Botões de controle de reprodução na Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Botões de controle de reprodução na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Também é possível retirar ou habilitar o som dos vídeos clicando no ícone indicado na foto abaixo;

Controle de som na Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Controle de som na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Outra opção bem interessante é a possibilidade de mudar a resolução do vídeo enquanto o usuário edita, assim seu computador pode editar vídeos pesados sem nenhum problema;

Controle de resolução de vídeo na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Controle de resolução de vídeo na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. É possível também dividir o vídeo, assim é possível eliminar partes desnecessárias de forma bem simples;

Opção de recorte de vídeo na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opção de recorte de vídeo na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Caso trabalhe com mais de um vídeo é possível incluir transições entre eles clicando no ícone indicado abaixo;

Opção de inserção de transições entre vídeos na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opção de inserção de transições entre vídeos na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. O editor de áudio também possibilita a inserção de novas trilhas, substituição ou exclusão do áudio original;

Opções de edição de áudio na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções de edição de áudio na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Também é possível criar grupos de vídeos, excluir, inserir e substituir sequências de imagens;

Opções de edição de vídeo na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções de edição de vídeo na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Cada camada de vídeo possui as opções de Transformação, Opacidade e Estilo bem parecidas com as do After Effects;

Opções de Camada na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções de Camada na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 13. Clicando na pequena seta que existe no final do clipe de vídeo é possível adicionar alguns efeitos;

Opções de efeitos na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções de efeitos na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 14. Clicando no sinal de + no final das trilhas é possível adicionar novos vídeos ou sons;

Atalhos para inserção de clipes e áudio na  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Atalhos para inserção de clipes e áudio na linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 15. Clicando na pequena seta que existe no canto superior direito do painel de Linha do Tempo é possível acessar uma série de recursos;

Opções da  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções da linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 16. No rodapé da Linha do Tempo temos o ícone para aplicar a renderização do vídeo;

Opção de Renderização no rodapé da  Linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opção de Renderização no rodapé da linha do tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 17. A caixa de renderização oferece uma série de opções avançadas e simplificadas para quem deseja exportar o vídeo editado no Photoshop;

Caixa de "Renderização" (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Caixa de "Renderização" (Foto: Reprodução/André Sugai))Caixa de Renderização (Foto: Reprodução/André Sugai)


Passo 18. No rodapé da Linha do Tempo também temos a opção para converter quadros de animação;

Opção de "Converter quadro em animação" no rodapé da "Linha do Tempo" (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Opção de "Converter quadro em animação" no rodapé da "Linha do Tempo" (Foto: Reprodução/André Sugai))Opção de Converter quadro em animação no rodapé da Linha do Tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)


Passo 19. E, para finalizar, temos a indicação de fps (frames por segundo) e o controle deslizante para aumentar ou diminuir a linha do tempo que estamos trabalhando;

Indicação de Frames  no rodapé da  Linha do Tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)Indicação de Frames no rodapé da Linha do Tempo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Agora que já conhece um pouco do ambiente de edição de vídeos do Adobe Photoshop, experimente o que ele pode oferecer quando precisar editar um vídeo.  

Como denunciar um vídeo no YouTube? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Akira Yamamoto
    2016-01-08T02:44:14

    Olá. Meu Photoshop não está reconhecendo mpeg. É falta de codec ou preciso instalar o Premiere?