11/08/2014 07h27 - Atualizado em 11/08/2014 10h54

Como se proteger de vírus que usam o método 'autorun' para infectar o PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A execução automática (ou autorun) é um recurso importante do Windows que serve para muitos propósitos relacionados a mídias removíveis como pen drives, CD ou DVD. Infelizmente a funcionalidade também se tornou uma das principais formas de contaminação de pragas digitais, que se executam sem pedir permissão. Para não correr riscos, o melhor a fazer é desativar essa função, o que o TechTudo mostra como fazer nesse tutorial.

Encontre os drivers corretos com o Gerenciador de Dispositivos no Windows

Desative o Autorun de mídias removíveis para evitar contaminação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desative o Autorun de mídias removíveis para evitar contaminação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Clique no botão “Iniciar” e dentro da caixa de pesquisa, digite “gpedit.msc” (sem as aspas). Em seguida, clique no item que aparece no menu;

Abrindo o gpedit.msc a partir do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o gpedit.msc a partir do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do programa, clique na pasta “Configuração do Computador” e depois na subpasta “Modelos Administrativos”.

Abaixo dessa pasta, clique em “Componentes do Windows” e por fim, na pasta “Diretivas de Reprodução Automática”;

Acessando a pasta onde fica a configuração de execução automática de unidades (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta onde fica a configuração de execução automática de unidades (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Diretivas de Reprodução Automática”, dê um clique duplo no item “Desativar Reprodução Automática”;

Abrindo a opção Desativar Reprodução Automática (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a opção "Desativar Reprodução Automática" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela que aparece, marque a opção “Habilitado”, selecione as unidades que serão afetadas e depois clique no botão “OK”, para confirmar a alteração.

Desativando a reprodução automática. (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando a reprodução automática. (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com essa configuração habilitada, você poderá plugar mídias removíveis sem ficar  preocupado com vírus e outros tipos de malware.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2014-08-13T17:05:29

    panda usb vaccine é mais eficiente...

  • Rodrigo Alvarenga
    2014-08-11T17:57:05  

    E no Windows 8? Não tem a opção de "Diretivas de reprodução automática"

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alvarenga
      2014-08-11T17:57:05  

      panda usb vaccine

  • Rodrigo Kalil
    2014-08-11T13:02:11

    Caso a busca do windows não encontre o arquivo pelo menu iniciar. Você poderá encontrar o gpedit no seguinte caminho: C:\Windows\System32\gpedit.msc