10/08/2014 06h00 - Atualizado em 10/08/2014 14h12

Como usar o Facebook Messenger? Veja como aproveitar ao máximo o chat

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook Messenger é o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook. Ele tem uma série de recursos que vão muito além do bate-papo com os contatos da rede social. É possível trocar arquivos multimídia, realizar ligações de voz, fazer chamadas de vídeo e muito mais. Confira, neste guia, como aproveitar ao máximo o chat.

Facebook Messenger: termos de uso revelam motivo da separação de apps

Integração com o Facebook

Não é preciso criar uma conta para usar o Messenger. Quando o usuário instala o app em seu dispositivo, ele automaticamente identifica os dados do Facebook e tudo o que você precisa fazer é confirmar se quer fazer login com aquela conta, e seu número de telefone que será usado no aplicativo.

Cadastro é rápido (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Cadastro é rápido (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Grupos, recentes e ativos

A tela principal do Facebook Messenger mostra as conversas recentes com os contatos, mas também é possível navegar por ela entre outras abas, como Grupos, Ativos, para se ver os usuários que estão online), e Messenger, para mostrar quem também utiliza o app em sua lista de amigos. Estas opções variam de acordo com o sistema operacional, mas basicamente resumem-se a isso: recentes, grupos e contatos.

Janelas de contatos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Janelas de contatos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Conversas

Para falar com alguém, basta tocar no ícone “+”. Ele irá abrir uma janela de conversação, em que você deve, na parte superior da tela, escolher o contato ao qual quer se dirigir. Na parte inferior, então, basta escrever a mensagem e enviar. Para facilitar o bate-papo, todo o histórico fica na aba “recentes”. Então, é só tocar no usuário para continuar o chat.

Começar uma conversa é bem simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Começar uma conversa é bem simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Envio de arquivos

Nos bate-papos, na parte inferior, há um menu com diversos ícones. Eles servem para o envio de arquivos pelo Messenger. A câmera irá abrir uma pequena janela para que você registre a foto. A segunda mostrará sua galeria de imagens para você enviar uma delas e a terceira é para mandar stickers (adesivos, como os emoticons) para os amigos.

É possível enviar vários arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)É possível enviar vários arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Voz e vídeo

Dependendo do sistema operacional, há ainda um ícone de microfone que serve para o compartilhamento de mensagens de voz. Ao tocar nele, uma esfera vermelha com uma orientação “gravar” aparece. Pressione-a, comece a falar e só solte quando terminar. O envio de vídeos acontece na tela de fotos, pressionando o ícone.

Qual é o melhor sistema operacional para celular? <b>Confira no Fórum do TechTudo</b>

Envio de voz e vídeo está disponível no iOS (Foto: Reprodução/Thiago Barros) (Foto: Envio de voz e vídeo está disponível no iOS (Foto: Reprodução/Thiago Barros))Envio de voz e vídeo está disponível no iOS (Foto: Reprodução/Thiago Barros)




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Junior
    2014-08-10T20:06:58  

    Só tem um unico defeito que acho importante darem atençao: se tiverem acesso ao meu celular, vai ter acesso as mensagens das minhas conversas, mesmo se eu nao estiver logado no facebook, igual o whatsapp. Seria interessante ele estar integrado com o facebook, ou seja, se estiver logado no facebook, o messenger é aberto, com isso teriamos um pouco de privacidade em relacao a isso. Fora o resto é sensacional! Eu ja tinha usado antes e nao foi dificil mexer. É o meu ponto de vista somente, uma critica construtiva.

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2014-08-10T20:06:58  

      Você pode também simplesmente limpar os dados do aplicativo indo em gerenciador de aplicações. Se quiser usar novamente é só logar no aplicativo.

  • Manuel Davide
    2015-08-15T08:41:17

    gosto

  • Guilherme Guedes
    2015-05-27T12:48:56

    Alguém poderia me tirar uma dúvida ao qual não consigo resposta. Não tenho mais perfil. O uso do facebook se resume a fan page. O facebook messenger não permite que eu use o app para responder inbox's recebidos na página?

  • Daniel Lucio
    2014-08-11T10:35:00

    Estes redatores são mesmos assistentes do estagiário. Pior ainda, seria o chefe da redação que não revisou nem mesmo o título começando com...."motivo de revolta...."!

  • Pedro Henrique
    2014-08-11T10:15:20

    Para mim sempre usei o Messeger e ele e superior a todos os demais basta saber usar!

  • Adalmo
    2014-08-11T09:02:16  

    Whatsapp é uma moda, muitos que usam são na realidade '' Maria vai com as outras'', não dá para comparar com o messenger, que é bem mais completo, aqueles que falam mal do messenger, na realidade nao o conhecem.

    recentes

    populares

    • Adalmo
      2014-08-11T09:02:16  

      Poisé amigo, mas a vantagem do whattsapp é que você não precisa criar perfil. Basta ter o contato telefônico e já era. O correto seria comparar o whattsapp com o Viber. Aí sim é comparação de verdade e o Viber ganha na minha opinião.

    recentes

    populares

    • Adalmo
      2014-08-11T09:02:16  

      Mas hoje tudo é moda, o próprio FACE é moda, como o orkut também já foi, para você ter noção o ICQ era moda, ai passou para o falecido MSN. o Whattsapp revolucionou o mercado de aplicativo.

  • Diego Façanha
    2014-08-11T10:00:00

    uso o messenger do facebook e o whatsapp.... são otimos

  • Claudia Simone
    2014-08-10T16:39:45  

    Horrível. Ficam aquelas bolas, com as conversas lidas e não conseguia tirar da tela por nada. Atrapalhava até pra fazer ligações. Desinstalei e só vou usar o whats app, e se encher o saco desativo a conta do facebook

    recentes

    populares

    • Claudia Simone
      2014-08-10T16:39:45  

      Cancelei a conta..

    recentes

    populares

    • Claudia Simone
      2014-08-10T16:39:45  

      Sempre assim... Quem não sabe usar as coisas é o primeiro a criticar! O pior é ver o tanto de pessoas igualmente ignorantes dando um joinha concordando com a bobagem dita!

  • Danilo
    2014-08-11T09:33:01

    Ja tentei usar todos estes Messengers que sugerem,mas não adianta, o povo só usa Whatsapp...

  • Dr Hazard
    2014-08-11T08:53:39

    essa gente usa celular ruim e ainda se acha no direito de reclamar do app! no meu smart ele roda liso, sem travar, sem lag, funciona 100%.

  • Felipe Silva
    2014-08-11T06:28:52  

    e um lixo tento desconectar e não consigo não para de chegar mensagens

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2014-08-11T06:28:52  

      desativa as notificações do face

  • Leonardo Barros
    2014-08-10T20:01:50  

    Sou mais usar o ICQ, com ele consigo mandar SMS, falar com todos do facebook sem problema nenhum....

    recentes

    populares

    • Leonardo Barros
      2014-08-10T20:01:50  

      vc conseguiu mandar sms? no meu nao deu certo nao.

  • Adm Brena
    2014-08-10T19:28:36  

    so nao entendi o titulo: motivo de revolta ????????

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-08-10T19:28:36  

      É porque a instalação dele se tornou "obrigatória" para troca de mensagem do facebook uma vez que essa aba foi desativada no aplicativo do facebook.

  • Luiz Fernando
    2014-08-11T08:19:17

    Agora querem retirar o chat do app do FB para te obrigar a usar o Messenger no smartphone.

  • Eduardo Costa
    2014-08-11T05:55:42  

    Tralha capaz de deixar lento o celular mais potente.....Whats roda no celular mais humilde...detalhe...às vezes estou em um lugar de 3G ruim, o whatspp recebe 2320 msgs e as que eu tento mandar pelo FaceMessesenger ficam lá: "não enviadas" muito ruim.,..

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-08-11T05:55:42  

      Exato! Comigo é a mesma coisa, e agora querem retirar o chat do app do FB para te obrigar a usar o Messenger no smartphone.

  • Flavio Costa
    2014-08-11T07:50:53

    KKK muito inútil essa reportagem aff.

  • Andre Matos
    2014-08-11T01:16:44

    lixo

  • Andreef
    2014-08-11T00:24:35

    Desinstalado!

  • Roberto Benatti
    2014-08-11T00:05:25

    Muito útil sua informação Line Júnior... Ops.. Lima.

  • Marllon Nascimento
    2014-08-10T23:37:09

    Propaganda gratuita da Vivo...

  • Mateus Vitor
    2014-08-10T22:56:33

    acho que o face comprou a matéria em...

  • Lima Júnior
    2014-08-10T21:59:06

    Pessoal, parem com esse WhatsApp e comecem a usar o LINE, mais completo, grátis e tem uma timeline que funciona semelhante ao do Twitter, Facebook.

  • Fabrina Nunes
    2014-08-10T20:30:12

    Nada contra o aplicativo, mas agora sou obrigada a baixar ele porque desativaram a aba "mensagem" do aplicativo do facebook.. Agora quando alguém me manda uma mensagem recebo duas notificações, uma do messenger e outra do facebook

  • Carlos Silva
    2014-08-10T19:57:46

    ja fiz ligações usando isso e não gostei ... a chamada cai e a qualidade do som é ruim . mas se melhorar uso sem problema.

  • Silvia Alves
    2014-08-10T19:34:17

    veja fotos e vídeos íntimos de famosas que vazaram na net como a Letícia do BBB 14, filha do Renato Gaúcho entre outras no site " KLAG 23" ( pesquise no google ) e se divirta !!!!GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG