Internet

16/08/2014 10h00 - Atualizado em 18/08/2014 14h07

Como usar o Google Hangouts On Air

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

O Hangouts On Air é um serviço do Google+, integrado ao YouTube, que permite a transmissão de conferências em vídeo chat com até dez pessoas a um número ilimitado de espectadores na internet. No Google+ é possível ver quais transmissões estão ocorrendo ao vivo ou iniciar o seu próprio Hangouts sem nenhuma dificuldade. Se você tem uma boa pauta para iniciar qualquer discussão ou transmissão, tire suas dúvidas com a lista a seguir e comece hoje mesmo o seu Hangouts On Air!

Como fazer download do vídeo de uma transmissão do Hangouts on Air

Nova ferramenta promete melhorar a experência na navegação ou no Hangout do Google+  (Foto: Foto: Reprodução/Google)Hangouts do Google+ permite criar grupos para conferências ao vivo (Reprodução/Google)


Como iniciar um Hangouts?

É possível iniciar um Hangouts On Air a qualquer momento, mas você também pode agendá-lo. Para isso, no site Hangouts on Air, clique em “Iniciar Hangouts On Air” e selecione “Mais tarde”. 

Será possível escolher o dia e horário da transmissão, além de fazer uma previsão de quanto tempo vai durar o Hangouts. Já para iniciar a transmissão no exato momento de sua criação, escolha “Agora”.

Para iniciar um Hangout, você precisará definir um nome e uma descrição para a transmissão, convidar as pessoas e escolher se deseja iniciar o Hangout "agora" ou "mais tarde" (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) (Foto: Para iniciar um Hangout, você precisará definir um nome e uma descrição para a transmissão, convidar as pessoas e escolher se deseja iniciar o Hangout "agora" ou "mais tarde" (Foto: Reprodução/Paulo Finotti))Para iniciar um Hangouts, você precisará definir um nome e uma descrição (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Qual a diferença entre Hangouts público e privado (não listado)?

Por padrão, todas os Hangouts On Air são públicos quando o usuário inicia uma transmissão. Isso significa que ele será promovido no Google+, onde as pessoas poderão encontrá-lo, ou no YouTube. Porém, é possível tornar o evento privado, ou seja, “não listado”. Desta forma, ninguém poderá encontrá-lo a não ser que você tenha compartilhado o link com alguma pessoa.

Para iniciar um Hangouts On Air não listado, acesse o Hangouts On Air, clique sobre “Iniciar um Hangouts On Air” e, na caixa “Público”, exclua a opção “Público”, em verde, clicando sobre o “x”. Em seguida, insira os círculos e pessoas para os quais você deseja e clique em “Compartilhar” a transmissão.

É possível fazer uma conferência em vídeo por Internet móvel? Veja no Fórum do TechTudo.

Não é possível tornar o Hangouts público ao longo da transmissão, mas qualquer pessoa com o link poderá divulgá-lo sem a sua permissão. Por isso, esteja atento à divulgação do Hangouts para os convidados.

Quantas pessoas podem participar? 

Um Hangouts On Air só suporta a participação de nove pessoas além da sua - somando dez, ao todo, interagindo com videochat. Porém, qualquer pessoa pode assistir à transmissão, caso você mantenha o círculo “Público” no campo destacado para convites. 

Hangout é diversão (Foto: Hangout é diversão)Um Hangouts pode durar até oito horas (Foto: Reprodução/Google)

A entrada de novos participantes na transmissão dependerá do número de vagas abertas no videochat. Atenção: não é permitido reservar lugares.

Quanto tempo dura um Hangout?

Um Hangout pode durar até oito horas e a gravação no YouTube terá a mesma duração que a transmissão.

Como é um Hangouts on Air?

Ao clicar sobre “Iniciar transmissão”, se inicia um carregamento, que se conclui com a informação “Ao Vivo”, à esquerda do botão “Finalizar transmissão”, na parte inferior da tela.

Do lado direito, é possível ver em uma miniatura todos os participantes do Hangouts. Abaixo, ainda, é possível ver quantas pessoas estão visualizando o vídeo e encontrar os links para a transmissão no YouTube e no Google+, além de uma URL específica para incorporar o vídeo a um blog ou website.

Na parte de cima da tela, opções de convite e configurações de áudio e vídeo. À esquerda, aplicações para potencializar as conferências, na parte inferior, botão para finalizar o Hangout. Ao lado, número de espectadores e links para compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)À esquerda, aplicações para potencializar as conferências do Hangouts on Air (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Na parte superior da tela, estão disponíveis recursos para ativar ou desativar câmera e microfone e também o ajuste de uso da largura da banda. O último, essencial para a qualidade da transmissão, o acesso às configurações de áudio e vídeo e o convite de outras pessoas.

Já no menu do lado esquerdo, uma série de complementos podem ser utilizados de acordo com a finalidade da transmissão: é possível compartilhar telas abertas no computador, editar arquivos coletivamente no Google Drive, tirar fotos da transmissão, desenhar, entre outras opções exclusivas.

Páginas também podem fazer Hangouts

Para fazer um Hangouts On Air a partir de uma página do Google+ é preciso que ela esteja vinculada a um canal do YouTube. Faça login em sua conta do Google, cuja página da rede social está atrelada, acesse a parte de canais do YouTube e selecione o canal desejado. Assim, vincule este canal ao Google+. Caso não possua um canal na conta, clique sobre “Criar um novo canal”.

Selecione o canal desejado para vincular à sua página do Google+ (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Selecione o canal desejado para vincular à sua página do Google+ (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Como usar conteúdo protegido por direitos autorais?

Não é permitido utilizar conteúdos protegidos por direitos autorias, como músicas e filmes que não são de sua propriedade. Caso tais conteúdos sejam transmitidos pelo próprio ou por outros participantes durante a transmissão, o YouTube identificará a violação através de uma ferramenta chamada Content ID, enviando um alerta que solicita a interrupção do conteúdo no Hangouts on Air.

Se a solicitação for obedecida, é possível continuar a transmissão sem problemas. Caso contrário, o Content ID irá encerrar sua transmissão e você perderá o acesso a este recurso por seis meses - caso três ocorrências como essa forem ignoradas.

O Content ID é uma ferramenta do YouTube que identifica a violação de direitos autorais de terceiros (Foto: Divulgação/YouTube)O Content ID é uma ferramenta do YouTube que identifica a violação de copyright (Foto: Divulgação/YouTube)

Posso expulsar alguém de um Hangouts?

Sim, é possível expulsar qualquer pessoa de um Hangouts criado por você. Para isso, clique sobre a seta localizada na miniatura da tela do usuário e clique em “Remover”. A opção pode ser uma alternativa no caso de um dos participantes violar direitos autorais no Hangouts e se recuse a parar caso seja solicitado.

Para expulsar alguém da transmissão, clique sobre a seta e selecione "Retirar"  (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) (Foto: Para expulsar alguém da transmissão, clique sobre a seta e selecione "Retirar"  (Foto: Reprodução/Paulo Finotti))Para expulsar alguém da transmissão, clique sobre a seta e selecione "Retirar" (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Posso convidar para um Hangouts?

É possível convidar pessoas para o seu Hangouts antes de começar ou a qualquer tempo durante a transmissão.

Para convidar pessoas antes da transmissão ser iniciada, entre na página de Hangouts do Google+, escolha o nome da transmissão e adicione nomes, círculos e endereços de e-mail cadastrados ao Google+.

Para fazer convites durante a transmissão, clique sobre o primeiro ícone (“Convidar pessoas”) do menu superior da tela de seu Hangouts; na janela que se abre, é possível convidar círculos e pessoas conectadas ao Google+ para participar da transmissão do seu Hangouts on Air.

Para convidar alguém à uma transmissão durante a mesma, clique sobre o primeiro ícone: Convidar pessoas, acima de sua tela  (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Para convidar para transmissão durante a mesma, clique em Convidar pessoas (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Como compartilhar a URL de um Hangouts?

Clicando sobre o botão “Convidar pessoas”, você é direcionado a uma janela, em que é possível copiar e compartilhar o link da transmissão. Caso queira compartilhar a página do YouTube onde o mesmo esteja sendo transmitido, clique sobre “Links” na parte inferior direita da tela. Ali também é possível obter o link para incorporação do vídeo em blogs e outros sites da Internet.

O que acontece com o Hangouts quando a transmissão termina?

A gravação do Hangouts On Air ficará disponível para o público, caso você não a delete, na página da transmissão do evento do Hangouts no Google+ e no canal do YouTube. Para acessá-lo, utilize os mesmos links que você utilizou para compartilhar a transmissão ao vivo.

É possível visualizar o Hangout publicamente tanto nos eventos de seu perfil no Google+ quanto eu seu canal no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)É possível ver o Hangouts nos eventos do Google+ e no canal do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Posso editar e fazer download do meu Hangouts?

É possível editar a gravação finalizada do Hangouts no seu próprio canal do YouTube caso ela tenha duração menor do que duas horas. Para isso, acesse o Editor de vídeos do YouTube, encontre a transmissão desejada e a arraste para a parte situada abaixo da janela de reprodução.

É possível utilizar correções rápidas, como a de brilho e contraste, aplicar filtros e inserir textos e áudios. Caso o vídeo seja maior do que duas horas, será preciso fazer o download para editá-lo fora de seu canal

É possível editar transmissões com menos de 2 horas de duração no próprio editor de vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)É possível editar transmissões com menos de 2 horas no YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)


Faça bom proveito do hangouts On Air, chame os amigos e se planeje para realizar uma conferência produtiva!

Ficou interessado em conhecer o Google Hangouts On Air? Acesse e comece hoje mesmo no TechTudo Downloads.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares