28/08/2014 15h29 - Atualizado em 28/08/2014 15h32

Como usar o teclado como mouse e controlar o cursor com comando numérico

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um dos problemas dos sistemas operacionais gráficos é a dependência de um mouse para ser usado completamente, mas este periférico, assim como muitos outros, pode simplesmente parar de funcionar.

Como criar atalhos de teclado para funções do Photoshop sem shortcut

Tecla Fn do teclado do notebook (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Teclado pode substituir o mouse; veja dicas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Felizmente, o Windows possui um recurso que permite que o ponteiro do mouse seja controlado através do teclado numérico. Esta função pode ser habilitada pressionando as teclas Alt esquerda, Shift esquerda e Num Lock, mas, caso o atalho não funcione, basta habilitar o recurso nas configurações.

Windows possui atalho para ativar recurso rapidamente (foto: Reprodução/Windows)Windows possui atalho para ativar recurso rapidamente (foto: Reprodução/Windows)

Muitos dos passos a seguir requerem o uso do mouse. Caso ele não esteja funcionando, é possível navegar pelas telas usando as setas do teclado, além da tecla Tab e da função shift+Tab. Para navegar entre os menus, use a barra de espaço ou a tecla Enter uma vez que a opção desejada esteja em foco.

Passo 1. Abra o Painel de Controle no Menu Iniciar (no Windows 7) ou na Tela Inicial (Windows 8). Sem o mouse, use o botão do Windows e as setas do teclado, além do recurso de procurar programas;

Painel de controle pode ser localizado através da pesquisa (foto: Reprodução/Windows)Painel de controle pode ser localizado através da pesquisa (foto: Reprodução/Windows)

Passo 2. Localize e clique na “Central de Facilidade de Acesso”. Pode ser necessário trocar o modo de visualização, clicando no menu “Exibir por”;

Visualização do Painel de Controle pode precisar ser mudada (foto: Reprodução/Windows)Visualização do Painel de Controle pode precisar ser mudada (foto: Reprodução/Windows)

Passo 3. Localize e clique na opção “Facilitar uso do mouse”;

Opções facilitam controle do Windows caso algum periférico apresente problemas (foto: Reprodução/Windows)Opções facilitam controle do Windows caso algum periférico apresente problemas (foto: Reprodução/Windows)

Passo 4. Clique na opção “Ativar as teclas do mouse”. Em seguida, clique em OK;

Opção permite controlar o mouse através do teclado numérico (foto: Reprodução/Windows)Opção permite controlar o mouse através do teclado numérico (foto: Reprodução/Windows)

Passo 5. Você também pode clicar em “Configurar as Teclas do Mouse” para determinar como vai funcionar o recurso;

Recurso pode ser configurado para facilitar o uso (foto: Reprodução/Windows)Recurso pode ser configurado para facilitar o uso (foto: Reprodução/Windows)

Passo 6. Quando o recurso está ativado, um ícone é exibido na barra de tarefas. A função pode ser ativada ou desativada pressionando a tecla Num Lock;

Ícone na barra de tarefas mostra se recurso está ativado (foto: Reprodução/Windows)Ícone na barra de tarefas mostra se recurso está ativado (foto: Reprodução/Windows)

Uma vez que o recurso esteja ligado, é possível controlar o mouse usando as teclas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 9 do teclado numérico para mover o ponteiro. A tecla 5 é usada para dar um clique, enquanto a tecla + corresponde a um clique duplo.

As teclas /, * e – funcionam, respectivamente, como botão esquerdo, os dois botões e botão direito. O 0 é usada para clicar e manter o botão apertado (para, por exemplo, selecionar vários itens), enquanto a tecla , (vírgula) serve para soltar o botão e terminar a seleção. Veja o resumo na imagem abaixo:

Teclado pode ser usado como mouse (foto: Reprodução/Microsoft)Teclado pode ser usado como mouse (foto: Reprodução/Microsoft)

Via Windows, Windows XP e Windows Server

Windows 7 ou Windows 8. Qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinny Dionizio
    2015-12-16T18:35:15

    Valeu, queria usar o teclado pra dar clique duplo, na hora de editar alguma coisa fica mais fácil, no teclado numérico aqui no windows 10, o botão 5 é o clique do botão esquerdo (ou enter), assim apertando duas vezes é o clique duplo.