04/08/2014 09h17 - Atualizado em 04/08/2014 09h18

Como usar o Visualizador de Eventos e ver detalhes de erros do Windows

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows conta com uma ferramenta nativa que registra detalhes sobre erros no sistema, inclusive os que são causados por falha de hardware, como HD ou memória RAM. O recurso pode ser útil para descobrir a origem do problema e pesquisar a solução caso seu computador apresente tela azul com frequência. Confira como ver detalhes de erros no Visualizador de Eventos do Windows.

Encontre os drivers corretos com o Gerenciador de Dispositivos no Windows

Visualizador de eventos (Foto: Reprodução/TechTudo)Veja como usar o Visualizador de Eventos do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)


Passo 1. Se a sua máquina estiver equipada com o Windows 8, clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Visualizador de Eventos”.

No Windows 7, é possível localizá-lo em “Painel de controle”, “Sistema e segurança”, “Ferramentas Administrativas”;

Acessando o Visualizador de Eventos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acessando o Visualizador de Eventos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No “Visualizador de Eventos”, expanda o item “Logs do Windows” e clique em “Sistema”. Dependendo do número de eventos, a lista pode demorar alguns segundos para ser carregada;

Abrindo registro de falhas do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo registro de falhas do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por padrão, a lista vem classificada pela data da ocorrência da falha. Clique sobre a coluna “Nível” para ordená-la de forma que as falhas críticas fiquem separadas no início;

Filtrando eventos pelo nível da falha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Filtrando eventos pelo nível da falha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Dê um duplo clique sobre o evento para ver os detalhes. Com as informações sobre o erro, é possível pesquisar e encontrar uma solução, caso a falha aconteça com frequência.

O site spiceworks.com/windows_event (em inglês) possui um banco de dados com detalhes catalogados pelo código (ID do Evento).

Detalhes de uma falha crítica do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Detalhes de uma falha crítica do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com a ferramenta, será possível encontrar detalhes para solucionar problemas e prever possíveis falhas de hardware – por exemplo, caso tenha notado eventos com o ID 15, 11 e 7, faça backup e considere comprar um novo HD.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antônio Torres
    2014-08-04T10:00:43  

    Se tratando de erros do Windows, essa lista sempre estará cheia...

    recentes

    populares

    • Antônio Torres
      2014-08-04T10:00:43  

      Ta chata ja essa modinha de falar mal do Windows, se nao fosse ele, talvez não teria tanto emprego pra TI, se dependesse de distruibuições Linux, nenhuma tao facil para os usuarios! Coisa chata viu! Eh um otimo sistema sim, facilita a vida de milhoes de pessoas!

    recentes

    populares

    • Antônio Torres
      2014-08-04T10:00:43  

      E por que não teria? kk Linux é a Distro base para qualquer servidor. Há empresas que utilize Windows server mas esse sistema nem chega aos pés de Linux. Talvez teria menos vagas para o pessoal menos especializado, mas a questão que linux teria muito mais foco e por isso, seria bem mais prático de mexer. Na verdade o linux é prático, se você ver por ai, há muitas distros bem casuais para usuários comuns como o Ubuntu.

  • Everton Bezerra
    2015-09-21T12:42:01

    Os erros mais graves no Visualizador de Eventos são: " falha no HD durante uma operação de paginação " " o driver encontrou um erro de controladora em Device/IDE/IDEPort0 " " Tempo limite atingido em dispositivo E/S " " Cópia de sombra desativada devido a um erro na unidade C: " " O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro " NUNCA IGNORE ESSES ERROS, ELES ESTÃO TE AVISANDO QUE ALGUM HARDWARE NÃO ESTÁ TRABALHANDO BEM. SEMPRE FAÇA BACKUP QUANDO ESSES ERROS APARECEREM, PORQUE O INESPERADO PODE TE PEGAR DE SURPRESA.

  • Short Landing
    2014-08-04T12:48:29

    Mesmo com erros, o Windows é de longe o melhor sistema operacional do mundo. O Windows XP, mesmo depois de vários anos, e sem suporte oficial ainda, tem mais usuários que todas as demais plataformas concorrentes.