18/08/2014 08h30 - Atualizado em 18/08/2014 08h30

Firefall: veja como jogar o divertido MMO de ficção científica para PCs

João Moura
por
Para o TechTudo

Firefall é um MMO de ficção científica gratuito desenvolvido pela Red 5 Studios, que  combina a dinâmica de um FPS com a ação em terceira pessoa. O jogador participa de uma guerra contra alienígenas invasores no planeta Terra. Além de contar com ótimos gráficos, o jogo também possui diversas opções de customização e de armas para seu personagem. Aprenda agora a como dar os primeiros passos no game.

Confira o review completo de Firefall

Firefall  (Foto: Divulgação)Firefall (Foto: Divulgação)


Configurações mínimas necessárias

 CPU AMD – Dual Core @ 2.6 Ghz (Athon 64 x2, Athlon II x2, Phenom II x2)Intel – Dual Core @ 2.2 Ghz (Core 2, Core i3, Pentium Dual Core)
Memória RAM
4 GB
Sistema operacional
Windows XP ou superior
Placa de Vídeo
DirectX 9 compatível com AMD ou Nvidia video card com 1GB RAM (AMD/ATI Radeon HD 4550 ou Nvidia Geforce 8600)

Controles

 ComandosFunção
WASD Andar pelo cenário
Botão esquerdo do mouse Atirar
Botão direito do mouse Mira ou tiro secundário
M Mapa
N Conquistas
G Golpe corpo a corpo
E Interação com o cenário
Barra de espaço Pulo e JetPack
R Recarregar
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 Habilidades do personagem
T Acessar Marketplace
Y Acessar Conquistas
B Acessar Caixa de Mensagem

Classes

Aventure-se no mundo de firefall (Foto: Reprodução / João Moura)Aventure-se no mundo de firefall (Foto: Reprodução / João Moura)

Como todo MMO, o primeiro passo é você escolher a sua classe. As opções são cinco. O Dreadnaught vem com um armamento pesado e resistente armadura. Sua mobilidade pode ser bem mais limitada comparada com as outras classes, mas seu poder de fogo compensam esta complicação.

A classe Assault alia mediano poder de fogo com alta mobilidade em campo de batalha. Seu dano por área também ajuda no combate contra inúmeros inimigos. Já os Biotech fazem parte da classe de suporte, com habilidade de cura. Imprescindíveis no campo de batalha, pode fazer a diferença em combates demorados.

A classe Recon possui as habilidades do sniper, com armas de longo alcance e que geram bastante dano. E por fim há a classe Engineer, que monta sentinelas e outros drones de suporte no campo de batalha ao time.

Firefall possui cinco classes para jogar (Foto: Reprodução / pcgamer.com)Firefall possui cinco classes para jogar (Foto: Reprodução / pcgamer.com)

Se movimentando rapidamente

Existem algumas formas mais rápida de se movimentar pelo mapa em Firefall. Você poderá usar as Dropships, que realiza voos entre cidades maiores e pontos de controle menores. Já os Glider Pads podem ajudar a se deslocar para locais mais selvagens e podem ser encontrados em cidades e torres.

Existem diversos modelos de veículos também que podem ser adquiridos de diversas formas. Por fim, há os jumpjets, que segundo alguns jogadores, é a coisa mais divertida do universo.

Os veículos são uma ótima forma de se deslocar pelo mapa (Foto: Divulgação)Os veículos são uma ótima forma de se deslocar pelo mapa (Foto: Divulgação)

Sistema de notificações

Quando há uma notificação esperando por você, irá aparecer um símbolo no canto esquerdo da tela. Aperte a tecla “N” para mostrar a notificação. Depois, basta clicar com o botão esquerdo do mouse para aceitar, ou com o botão direito para recusar. Estas notificações cobrem pedidos como convites, pedidos de duelos e aviso de recompensa.

Caso tenha múltiplos itens em espera, será possível, com o mouse, visualizá-los após apertar a tecla “N” para selecionar o que você irá querer. A linha circular que fica em volta do ícone é um timer, mostrando quanto tempo até a notificação expirar.

Progressão dos personagens

O sistema de progressão em Firefall segue uma lógica horizontal, onde não há muita diferença entre um novo jogador e outro que já está jogando a um tempo. Em jogos com a progressão vertical, onde os personagens ganham níveis e equipamentos cada vez mais fortes, de forma que existe um abismo entre um personagem mais antigo e outro novo em folha, mas em jogos como Firefall o foco está nas habilidades do jogador, e não em seus atributos no jogo.

O game possui um sistema horizontal de progressão (Foto: Reprodução / fruitlesspursuit.com)O game possui um sistema horizontal de progressão (Foto: Reprodução / fruitlesspursuit.com)

Ganhar experiência e melhorar os seus equipamentos certamente fará a diferença, mas o maior melhoramento virá em aumentar as opções disponíveis para seu personagem e aumentar sua flexibilidade.

Enquanto você joga, você irá ganhar experiência ao matar inimigos e completar eventos. Esses pontos poderão ser gastos no Battleframe Garage. Ao abri-lo, você verá três árvores de progressão horizontal. Uma para Mass, uma para Power e outra para CPU. Estes valores limitam o equipamento que você consegue usar no game. Quanto mais ícones desbloqueados de cada árvore de progressão, melhor é o equipamento que poderá usar.

Qual o melhor MMORPG da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares