04/08/2014 10h10 - Atualizado em 07/08/2014 15h12

Modern Combat 5: dicas para mandar bem no modo multiplayer

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Modern Combat 5: Blackout é um dos games de tiro mais populares da atualidade. O quinto jogo da série a ser lançado para smartphones e tablets possui grandes diferenças em relação aos jogos anteriores, principalmente no modo multiplayer. Confira dicas para evoluir rápido e montar um super-soldado.

Qual o seu esquadrão em Modern Combat 5? Conte no fórum do Techtudo!

Modern Combat 5: Blackout (Foto: Divulgação)Modern Combat 5: Blackout (Foto: Divulgação)


- Termine o modo campanha o quanto antes

Parece contraditório, mas devido ao fato de que em Modern Combat 5 o seu soldado no modo campanha é o mesmo do multiplayer, é imprescindível, terminar o modo campanha do jogo.

Acontece que o modo campanha de Modern Combat 5 garante muito mais pontos de experiência que o multiplayer, principalmente nos níveis iniciais. Partir direto para o online irá prejudicar bastante seu desempenho, já que o seu soldado estará sem nenhuma melhoria e sem nenhuma customização em seu equipamento.

Modo para um jogador permite evoluir rápido (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Modo para um jogador permite evoluir rápido (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Cumprir cada um dos objetivos das fases irá garantir muitos pontos. Se possível, a dica é repetir o modo campanha algumas vezes para garantir pontos não só para uma classe, mas para melhorar as outras também.

- Ajuste os controles

Você não precisa ficar atrelado ao esquema de controles padrão que há em Modern Combat 5. Acesse o menu para configurar os controles e ajuste os ícones da maneira que achar melhor. Faça alguns testes, como deixar o direcional o mais baixo possível para não interferir na mira.

Ajuste os controles tornar a jogabilidade mais rápida  (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ajuste os controles tornar a jogabilidade mais rápida (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

A dica é especialmente indicada para tablets, onde os ícones ficarão muito distantes. Para não perder tempo “esticando” os dados, você pode ajustar os ícones para ficarem mais próximos da borda da tela.

- Desligue a assistência da mira

Ao jogar no modo campanha, o ajuste “Assistência de Mira” ficará ligado por padrão. Além de pouco útil, esse recurso deixa o jogador preguiçoso. No modo multiplayer ele será desativado e, caso você tenha jogado muito com o recurso, irá sofrer bastante no modo multiplayer. Portanto desative esse recurso para se acostumar com o padrão.

Assistência de mira deixará você preguiçoso (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)"Assistência de mira" deixará você preguiçoso (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

O ajuste “Correr automático”, ao contrário da “Assistência de Mira”, pode ser bastante útil. Ele suprime o botão de correr e deixa o seu personagem mais rápido. O lado positivo deste ajuste é que ele permite escorregar de modo mais fácil, o que é ideal para se proteger dos tiros inimigos de modo mais rápido.

- Evolua primeiro a classe “Assalto”

A dica é pegar todas as atualizações da classe “Assalto”, o que será algo simples se você terminar o modo campanha. E muito tentador partir para a classe “Recon”, com suas atualizações específicas para o modo multiplayer. Mas por conta da extensão dos mapas, a classe “Assalto” será muito melhor nesse começo do multiplayer de Modern Combat 5.

Classe assalto é a melhor para o Meta atual de Modern Combat 5 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Classe assalto é a melhor para o "Meta" atual de Modern Combat 5 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

A classe Recon também é boa, mas ela é mais indicada para mapas menores e atualmente, no “Meta” de Modern Combat 5, o que acontecerá é que você irá evoluir a classe, mas ficar atrelado as armas atuais da classe Recon, que não causam muito dano.

Além disso, a classe “Assalto” possui as melhores armas para médio e longo alcance, ideal para os mapas atuais do jogo. Dentre elas, lute para conseguir a arma “RED-34″, muito mais poderosa que a arma inicial do game - e com as customizações ficará ainda mais letal.

- Como se “comportar” no modo Multiplayer

Muito das táticas e esquemas de combate de Modern Combat 5 se aplicam a outros jogos do gênero FPS, mas não custa relembrar alguns conceitos.

Evite ao máximo ficar exposto em lugares aberto. Além de ser alvo dos “campers”, você ficará visível para quem estiver de passagem e poderá ser aquele alvo fácil. Mesmo para jogadores que estejam com o soldado debilitado, mas possuem dano extra de tiro, como a classe “Recon” que possui dano extra ao acertar alguém pelas costas.

Ao atirar, sua posição é denunciada no mapa para os outros jogadores (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ao atirar, sua posição é denunciada no mapa para os outros jogadores (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Não confie muito no radar de Modern Combat 5. No modo multiplayer, ele exibe seus aliados a todo tempo, mas o inimigos só aparecem no mapa quando estão atirando. A dica é: prefira usar a visão e audição (jogue com fones de ouvido, de preferência) para identificar onde está o inimigo. Como as coisas em Modern Combat 5 são bastante rápidas, desconfie de qualquer movimento.

Seja silencioso no modo multiplayer. Quando avistar um inimigo na mira, atire apenas se tiver certeza de acertar. O motivo para isso é disparar e não acertar irá alertar o inimigo e também os que estão próximos, porque, como dito acima, o mapa revela a posição de quem está atirando no momento.

- São seja “óbvio”

Para finalizar, uma dica muito importante: Não siga os “waypoints” sem pensar. O que isso quer dizer? Ao “aparecer” em um mapa, não saia correndo pelos caminhos mais óbvios. Começar a fase e sair correndo pelos caminhos simples tornará você o alvo predileto dos jogadores que já conhecem os mapas de Modern Combat 5.

Correr pelos caminhos comuns de cada fase custará caro (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Correr pelos caminhos comuns de cada fase custará caro (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Tem outro problema em sair correndo pelos caminhos mais óbvios. Em Modern Combat 5, principalmente no modo “Livre para Todos”, há muitos jogadores online atualmente. Com isso, acontece com frequência de um jogador aparecer no mesmo local de “respawn” logo depois de você. E ao seguir os caminhos mais comuns, ele irá ter você como o melhor alvo, já que você estará de costas.

Halo, Modern Combat 4 ou Nova 3, qual o melhor? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Olimpio
    2016-03-01T06:36:38  

    A mira automática não funciona...porquê?

    recentes

    populares

    • Marcelo Olimpio
      2016-03-01T06:36:38  

      pq a mira automatica iria funcionar numa partida online????

  • Rafael Tavares
    2014-08-05T19:53:47  

    Finalmente consegui criar uma conta americana na App Store para baixar esse jogo! Ufa!

    recentes

    populares

    • Rafael Tavares
      2014-08-05T19:53:47  

      Adicionado! Meu nick é RafaelrtBR

    recentes

    populares

    • Rafael Tavares
      2014-08-05T19:53:47  

      Não consigo passar pra 4 etapa já cumpri todos os requisitos de armas estrelas e esquadrão o que eu fasso???

  • Danillo Parreira
    2015-04-16T23:33:08

    Você só falou o beneficio da classe assalt. Mas não falou que a taxa de balas é menor do que a recon, logo se a recon atira 2 balas em vez de 1 ele tem a chance de dar mais dano, não falou que a classe recon da para visualizar jogadores próximo sem eles atacarem, ele pode auxiliar os jogadores da equipe com velocidade extra.