03/08/2014 08h01 - Atualizado em 03/08/2014 08h01

PC: entenda melhor as configurações gráficas dos jogos do seu computador

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Jogos de PC podem apresentar gráficos ultrarrealistas, desde que sejam configurados corretamente. O problema é que algumas opções de configuração são obscuras para muitos. Pensando nisso, chegou a hora de explicarmos o que cada opção gráfica significa e como ela afeta o seu game e desempenho da sua máquina. Confira!

Descubra se está na hora de trocar o PC ou se é melhor fazer um upgrade

2014-07-31_12-15-48PC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

Por mais que você tenha um computador poderoso, muitas vezes escolher a configuração máxima de um jogo não apresentará os melhores gráficos ou conseguirá manter o seu desempenho. Por isso, a maioria dos games apresenta a opção de uma configuração personalizada, passando por vários elementos que muita gente não faz ideia para que serve.

Essa lista traz explicações sobre as funções mais comuns e que já deve ajudar na hora de configurar o seu game para ter a melhor experiência possível.

<b>Anti-aliasing</b>

Talvez uma das opções mais conhecidas e que muitos não têm noção para que serve, anti-aliasing, também conhecido como AA, tem como objetivo eliminar as bordas pixeladas que você vê nos games.

antialiasingPC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

Ele pode ser utilizado quando você não pode mais aumentar a resolução do seu game. Mesmo assim, é válido comentar que ao ativar o anti-aliasing, a performance da sua máquina deve cair de maneira significativa.

É aconselhável tentar aumentar a resolução da sua tela o máximo possível para, só então, ativar o AA, podendo mensurar a queda da performance do game.

<b>Resolução</b>

A opção mais conhecida de todas, ela é o número de pixels que podem ser reproduzidos na sua tela. Quanto maior a resolução, melhores serão os gráficos, porém, é a opção que mais afeta a performance do seu computador.

Caso o seu monitor suporte uma resolução alta, como 1920 x 1080, ao aplicar uma resolução mais baixa ao game, ele não terá gráficos primorosos como poderia. Se o seu computador for mais antigo, mesmo com um bom monitor, ao aumentar a sua resolução, você provavelmente sofrerá com a queda no desempenho da sua máquina.

<b>FXAA
</b>

Um dos tipos de anti-aliasing, FXAA, sigla para Fast Approximate Anti-Aliasing, atua de maneira similar ao modo comum de AA, trabalhando para eliminar bordas pixeladas nas imagens. A diferença dele é que o método utilizado não afeta tanto o desempenho do computador.

Anti_aliasing_comparisonPC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

Caso você tenha uma máquina mais modesta, talvez seja interessante utilizado em vez do anti-aliasing comum, porém, os resultados são um pouco diferentes, apresentando bordas um pouco borradas.

<b>Shadow Quality
</b>

Como o nome já entrega, a opção Shadow Quality é responsável pela qualidade da reprodução de sombras no seu game. Caso você a deixe baixa, terá apenas blocos de sombra que lembram algum objeto, enquanto configurações mais altas apresentarão sombras mais detalhadas.

jzefymoe4da0nthg3rjcPC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

Se você tem um computador potente, essa opção pode ser deixada no máximo, mas lembre-se que o processamento de sombras pode diminuir o seu desempenho, já que o game precisa identificar a fonte de luz, o posicionamento do objeto, entre outros fatores.

<b>Texture Quality</b>

Quando o jogo gera os gráficos que são apresentados, ele mostra um modelo “cru” e aplica texturas em cima dele. Quanto mais baixa for a qualidade das texturas, mais os objetos e cenários do game parecerão borrados.

wypkkzdxuzv0cxxyqw55PC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

No caso de desempenho, a parte que cuida da qualidade das texturas dos gráficos está ligada à memória RAM da sua placa de vídeo. Caso você tenha uma placa com poder considerável, é aconselhável deixar essa opção no máximo.

<b>Vsync
</b>

Cada monitor tem uma taxa de atualização que mostra quantas vezes a imagem exibida é atualizada por segundo. Se você tem um monitor com uma taxa de 60Hz, sua tela será atualizada 60 vezes por segundo, o que significa que você sempre verá 60 FPS, mesmo que o jogo esteja gerando mais que isso.

Se você está recebendo mais frames que a sua tela pode suportar, acontece um fenômeno chamado “screen tearing”, em que a imagem parece cortada e fora de enquadramento. Para resolver esse problema, existe a opção Vsync que ajuda o seu monitor a sincronizar a taxa de atualização com as informações vindas da sua placa de vídeo.

797px-Tearing_(simulated)PC: Entendendo melhor as configurações gráficas dos jogos (Foto: Reprodução/ André Luiz de Mello Pereira)

Quando ativado, o Vsync faz com que o jogo fique limitado a 60 frames por segundo, aguardando que o seu monitor fique pronto para gerar novas atualizações.

Isso não afeta o desempenho do seu game, desde que ele mantenha a taxa de FPS em 60. Caso ela caia em algum momento, o Vsync derruba os frames por segundo para 30, o que pode afetar consideravelmente a maneira como o jogo é apresentado.

Com essas informações, já é possível ter uma noção para configurar os seus games da melhor maneira possível no seu computador.

Quer algumas dicas para montar um PC de jogos? Dê uma olhada no Fórum do TechTudo para ter mais informações.

Via Lifehacker

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tinho Juniot
    2014-08-04T16:44:12

    Amigo belo texto, apenas atualize-o pois contém erros no conteúdo. Exemplo: "&lt;b&gt;Vsync &lt;/b&gt;"