Internet

26/08/2014 09h38 - Atualizado em 26/08/2014 11h27

Screenflow: como gravar vídeos da tela do Mac

André Sugai
por
Para o TechTudo

O Screenflow é um software que foi desenvolvido pela Telestream e oferece uma solução completa para quem precisa gravar vídeo aulas, apresentações, jogos ou qualquer coisa em que seja necessário mostrar o que acontece em seu desktop. Além de gravar, o software também edita e exporta o vídeo para os principais sites da internet, acompanhe o tutorial e veja como é fácil gravar com o Screenflow.

Vimeo ou YouTube? Qual site é o melhor para publicar vídeos na Internet

Como gravar a tela do seu computador utilizando o Screenflow (Foto: Reprodução/André Sugai)Como gravar a tela do seu computador utilizando o Screenflow (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Com o Screenflow aberto vá em File e clique em New Recording (Nova gravação) para começar uma nova gravação;

Caminho para realizar uma nova gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para realizar uma nova gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Lá, será possível encontrar as opções de configuração da gravação. Em "Record video from o Screenflow", é porrível inserir no vídeo a imagem de webcams ou câmeras usb que estejam conectadas.

Em "Record audio from", o usuário encontrará listados todos os microfones ou headsets que estejam conectados ao computador.

Na opção "Record computer audio", é possível gravar o áudio que estiver sendo reproduzido pelo seu computador;

Configuração de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Configuração de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Clicando no botão de gravação uma contagem regressiva aparecerá na tela informando que a gravação começará assim que o contador chegar no zero, a partir deste momento tudo que você fizer na tela do seu macbook ou falar (perto do microfone) estará sendo gravado;

Início de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Início de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Para encerrar a gravação, basta pressionar Cmd+Shift+2.

O Screenflow abrirá a janela de edição com seu vídeo gravado. Neste editor podemos ver um preview do vídeo e editá-lo utilizando diversas ferramentas oferecidas na barra direita;

Editor de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Editor de gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Em "File" há opção para exportar diretamente para o YouTube, Vimeo ou criar uma versão em Flash da gravação.

Outra opção é personalizar sua gravação clicando em Export;

Caminho para exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Na opção Export, há opções avançadas para exportar seu vídeo utilizando codes de vídeo, ajustando tamanho e marcadores;

Opções de exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)Opções de exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. O Screenflow também oferece algumas configurações pré definidas que podem ajudar a exportar seu arquivo para diferentes mídias;

Presets de exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)Presets de exportação de vídeo (Foto: Reprodução/André Sugai)

O Screenflow é uma ótima solução para quem usa Mac OS X e pretende gravar vídeo aulas, palestras ou qualquer tipo de apresentação em que você tenha que utilizar o computador para demonstrar algo.

Por que videos do youtube ficam preto no google chrome? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares