Internet

22/09/2014 09h31 - Atualizado em 03/10/2014 16h49

Acha que o perfil de um amigo foi invadido no Facebook? Veja como ajudar

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Um amigo do Facebook está publicando posts com propagandas para emagrecer, mensagens como “Fique rico rápido” ou enviando links com anexo prometendo fotos reveladoras? Esses são sinais de que a conta dele na rede social pode ter sido alvo de golpes ou invadida. Isso acontece quando um usuário clica em um link de spam, baixa um arquivo com vírus ou acessa uma página do Facebook falsa e a sua senha acaba sendo roubada. Saiba como você pode ajudá-lo a recuperar o controle do perfil.

Mude a cor do seu Facebook sem pegar vírus

Jovens têm problemas com Facebook por causa do sobrenome; entenda (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook invadido? Veja dicas para ajudar seus amigos (Foto: Reprodução/Facebook)

Como denunciar um spam?

A primeira atitude a ser tomada nesses casos é denunciar ao Facebook. Para isso, clique na seta no topo do posts e em ‘Denunciar/Marcar como spam’. Se possível, explique os motivos marcando opções.

Alerte seu amigo sobre a fraude

Muitas vezes, os usuários não se dão conta de que o perfil no Facebook está disparando mensagens de spams na timeline dos amigos. Por isso, é preciso alertar esse internauta sobre o que está acontecendo e pedir para que ele visite a seção de segurança da Central de Ajuda do Facebook. Lá ele será orientado a verificar o ‘Registro de atividades’ e excluir todas as ações indesejadas, conferir os aplicativos e jogos instalados para ver se há algum que não parece confiável, analisar se não houve nenhum acesso suspeito no histórico de login da rede social e, por fim, instalar e executar um antivírus.

Como remover um vírus do Facebook; veja dicas para limpar seu perfil

Recupere a conta

Em alguns casos, o usuário não consegue acessar a conta que foi roubada. Os cibercriminosos alteram as informações e senhas. Para recuperar um conta hackeada, ele precisa entrar na página de identificação do Facebook e informar dados na rede social, veja como recuperar uma conta.

Compras indevidas

Em alguns casos, o hacker que invadiu a conta de um usuário no Facebook pode usá-la para realizar compras em aplicativos. Se alguém descobrir que sua conta na rede social foi invadida, é necessário verificar o histórico de compras para saber se houve algum gasto do qual não tenha feito. Se não houve o reconhecimento do gasto, é preciso entrar em contato com a Central de suporte a pagamentos do site e solicitar revisão.

Como tirar vírus do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Pedido de dinheiro

Pode acontecer também de um cibercriminoso se passar por um de seus amigos na rede social para pedir dinheiro. A ação deve ser denunciada mesmo que você tenha descoberto a fraude antes de enviar dinheiro ao impostor. Porém, se você acreditou em um primeiro momento e disponibilizou a quantia e só depois veio descobrir o golpe, entre em contato com o serviço de transferência de dinheiro e suspenda o “empréstimo”. O Western Union é o preferido dos golpistas com foco em parentes em outros países.

Para seu amigo ficar livre dos vírus, ele precisará remover extensões e plugins do navegador de Internet, excluir aplicativos maliciosos do Facebook e reconfigurar as opções de segurança nas redes sociais. Veja algumas dicas que ajudam a se livrar deste problema e limpar de vez o seu perfil.

Via Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Camila Felix
    2014-09-22T23:18:29

    O antivírus do meu comput tem um a função de não deixar entrar vírus pelo face também, fica a dica. é a psafe meu antiv