Internet

24/09/2014 12h54 - Atualizado em 24/09/2014 12h54

Como descompactar arquivos .TGZ e .TBZ

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Os formatos TGZ e TBZ (ou tar.gz e tar.bz2, respectivamente) são usados para a compressão e descompressão de arquivos em sistemas Unix. No Linux, esses formatos são reconhecidos de forma nativa e os arquivos podem ser facilmente extraídos - como acontece com o .ZIP, no Windows. Entretanto, se você é usuário de PC Microsoft, vai precisar de um aplicativo de terceiro, como o gratuito e poderoso 7-Zip. Confira como usá-lo para descompactar arquivos TGZ e TBZ no sistema da Microsoft.

Como usar o 7-zip para compactar e descompactar arquivos

7-Zip (Foto: Divulgação/7-Zip)Como descompactar arquivos .TGZ e .TBZ (Foto: Divulgação/7-Zip)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo 7-Zip. Feito isso, acesse a lista de aplicativos instalados, clique com o botão direito do mouse sobre o “7-Zip File Manager” e execute o aplicativo como administrador;

Execute aplicativo como administrador do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute aplicativo como administrador do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso uma mensagem do UAC seja exibida, confirme a abertura do aplicativo clicando “Sim”;

Confirme a abertura do aplicativo com privilégios elevados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a abertura do aplicativo com privilégios elevados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na janela principal do 7-Zip, abra o menu “Ferramentas” e clique em “Opções…”;

Acesse as configurações do 7-Zip (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do 7-Zip (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na aba “Sistema”, marque os itens “tbz” e “tgz” – ou clique em “Selecionar tudo”, se preferir. Em seguida, pressione “OK”;

Ative o reconhecimento dos formatos TBZ e TGZ (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ative o reconhecimento dos formatos TBZ e TGZ (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Dessa forma, os arquivos com extensão TBZ e TGZ serão reconhecidos pelo sistema. Dê um duplo clique para abri-los no 7-Zip. Para extrair um arquivo, clique em “Extrair”, selecione uma pasta de destino e clique em “OK”;

Extraindo arquivos com o 7-Zip (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Extraindo arquivos com o 7-Zip (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Você também pode clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo, acessar o menu do 7-Zip e escolher a opção “Extract Here” para extrair o arquivo na mesma pasta.

Extraindo arquivos usando atalho no menu de contexto (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Extraindo arquivos usando atalho no menu de contexto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com o 7-Zip e essa dica simples, você poderá extrair arquivos TBZ, TGZ e vários outros formatos.

Como descompactar arquivos RAR com senha? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rubens Amaral
    2016-04-28T05:55:27

    Matador!!!