Câmera

27/09/2014 08h00 - Atualizado em 29/09/2014 11h43

Como funciona uma câmera com Wi-Fi; entenda a tecnologia

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Nos dias de hoje, praticamente todo aparelho eletrônico se conecta à Internet, e as câmeras fotográficas não ficaram para trás. Na onda do online, já são comuns máquinas com conectividade via rede Wi-Fi. Ou seja, com esses modelos, o usuário pode tira fotos, publicá-las diretamente em redes sociais ou simplesmente transferir as imagens para o computador. O TechTudo reuniu, então, dicas sobre essa tecnologia para facilitar sua vida na hora de escolher e usar o aparelho.

Nikon anuncia oficialmente câmera D750, nova DSRL full-frame

Galaxy Camera 2 mantém o mesmo design do modelo anterior (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Galaxy Câmera 2, da Samsung, é um exemplo de câmera com Wi-Fi (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)



Primeiro aspecto para observar

Ao escolher uma câmera, é necessário se atentar a uma diferença: existem modelos que já vêm com essa tecnologia, enquanto outros permitem o uso de um cartão SD chamado "Eye-Fi". Por ter uma antena Wi-Fi embutida, o card revela as mesmas funções de uma máquina com Wi-Fi, porém o dispositivo pode não ter uma interface amigável. Com o Eye-Fi, é preciso configurar o computador antes de colocar o cartão na câmera para carregar as fotos para o PC. Tanto a opção da câmera com Wi-Fi quanto a da câmera com o cartão SD precisam de um pequeno processo de instalação.

Vantagem da câmera com Wi-Fi

Um dos pontos positivos e diferenciais dos aparelhos com Wi-Fi é poder apagar as fotos do cartão de memória depois de passar para a web ou para o computador. Dessa forma, o usuário não vai precisar se preocupar com falta de memória na sua máquina fotográfica.

Caso a sua preocupação seja com a qualidade das fotos, fique atento. Alguns modelos – principalmente os mais antigos - podem fazer upload de arquivos em resoluções mais baixas do que foram tiradas. Mas fique tranquilo, porque as fotos de alta qualidade continuam na máquina e podem ser transferidas por meio dos fios.

Qual câmera semiprofissional comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

O usuário não pode esquecer que as câmeras Wi-Fi dependem de redes sem fio para se conectar e fazer upload. Então, se estiver na rua, para colocar suas fotos na web ou no computador, você pode depender de Internet paga oferecida pela operadora ou de redes gratuitas de Wi-Fi disponibilizadas por restaurantes, hotéis e cafés.

Como funciona uma máquina fotográfica Wi-Fi

De maneira geral, cada aparelho dispõe de suas próprias configurações, mas a maioria das câmeras fornecem um manual em sua tela para ajudar no processo de instalação dos recursos, assim como já podem ter sites de compartilhamento de fotos pré-configurados. Outros modelos requerem que o usuário conecte a câmera ao computador, para configurar os mesmos recursos com o teclado.


Você até pode segurá-la com uma das mãos, mas não será uma experiência das mais confortáveis (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Câmeras com Wi-Fi enviam fotos para a Internet automaticamente (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)


A câmera com Wi-Fi deve ter um botão que ativa a rede local sem fio (WLAN), que dará acesso à rede e permitirá o envio das fotos. Algumas máquinas fotográficas pedem que o botão seja acionado para fazer upload de fotos, enquanto outras o fazem automaticamente quando conectadas.

 

Como alguns pontos de acesso de Internet pública pedem login e senha, é preciso configurar antes da câmera fazer o upload. Caso a seu aparelho utilize o cartão de memória Eye-Fi, é necessário configurar as senhas de login das redes ao instalar o cartão no computador.

É importante ressaltar que todas as máquinas fotográficas ainda contam com cabo USB e conexão para que você possa conectá-las ao computador. Dessa forma, fica a seu critério passar suas fotos pela rede ou manualmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Albertino Jose
    2016-07-27T09:19:34

    gostaria de saber se com essas câmeras com wifi e possível gravar imagens e velas ao mesmo tempo em um computador

  • Paulo Moreira
    2014-10-21T17:30:09

    Laura Lima! A câmera possui os dois sistemas. O Wi-Fi é usado quando se está longe do computador e se tenha a senha de um Wi-Fi no local, onde está a câmera fotográfica.

  • Laura Lima
    2014-09-27T08:35:12

    Cada dia que passa, a tecnologia vai evoluindo, cada vez mais, daqui a pouco a câmera vai ter função para tudo mas não vai ter para tirar um foto ! kk Muito interessante essa câmera, mas prefiro a minha mesmo, com USB rsrs quem sabe mais para frente eu adquira uma com essa função .