Internet

18/09/2014 06h00 - Atualizado em 18/09/2014 09h13

Como proteger seu ID Apple: aumente a segurança na sua conta do iCloud

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Depois da noticia de que fotos íntimas de celebridades vazaram do iCloud por meio de golpes de phishing, ficou claro que é preciso tomar mais cuidado ao usar os serviços de nuvem. Para ajudar nessa tarefa, o TechTudo preparou uma série de dicas bem práticas que poderão evitar que você passe pelo problema de ter informações roubadas ou pior, perca seu acesso aos serviços de armazenamento.

Como desativar o compartilhamento de fotos com o iCloud pelo celular?

iCloud (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja dicas para deixar o acesso ao iCloud mais seguro (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

A ID Apple é base de tudo nos produtos da empresa. Ela é uma identificação que dá acesso a todos os serviços e produtos. Por isso, cuidar bem dela é o caminho para não ter problemas com seus dados. 

Senhas fortes

Essa é atualmente uma regra básica de qualquer tipo de sistema que use senha: crie uma senha complexa de no mínimo oito caracteres, que deve conter uma boa combinação de números e letras. As letras devem também variar entre maiúsculas e minúsculas (tendo pelo menos um de cada tipo) e não deve haver vários caracteres idênticos consecutivos. Achou complicado? Geradores online ajudam a criar senhas fortes e seguras para usar em todos os sites, redes sociais e serviços na Internet.

A Apple já aumentou as exigências para a criação de senhas, forçando o usuário a seguir esses critérios. O problema é que, se sua conta tem vários anos e nesse período a senha não foi modificada, então, provavelmente você não foi forçado a considerar estes critérios. Como consequência, sua ID Apple pode estar correndo sérios riscos. Para utilizar uma senha mais forte, faça o seguinte:

Passo 1. Acesse o site “Meu ID Apple” e clique no botão “Gerenciar seu ID Apple”;

Acessando o site Meu ID Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o site "Meu ID Apple" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Entre com e-mail e senha da conta e clique no botão “Iniciar sessão”;

apple id (Foto: Entrando com a ID Apple para iniciar uma sessão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Entrando com a ID Apple para iniciar uma sessão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Passo 3. Você será levado a uma tela que o convidará para mudar a sua senha. No primeiro campo dessa tela, entre com a sua senha atual. Vá para o segundo campo e comece a digitar a nova senha. Observe que a página irá avaliar o que está sendo digitado e lhe mostrará em letras vermelhas os critérios que não estão sendo usados e, em verde os que estão de acordo;

Digitando nova senha da ID Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando nova senha da ID Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Corrija sua senha até que todos os critérios fiquem com um circulo verde e então, no próximo campo, repita a senha. A seguir, clique no botão “Alterar senha”.

Finalizando a alteração da senha da ID Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a alteração da senha da ID Apple (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Perguntas de segurança

Embora o próximo tópico seja sobre verificação em duas etapas, o que substitui as perguntas de segurança para uma chave de recuperação, nunca é demais tirar um tempo para rever as perguntas e respostas que você escolheu ao criar sua ID Apple e ver o quanto elas são realmente são seguras.

Por exemplo, se seu livro infantil favorito aparece no Facebook ou se a cidade em que seus pais se conheceram é a cidade onde todo mundo sabe que você vive, não use isso como uma pergunta de segurança. Essa regra vale para qualquer informação pessoal que esteja online e disponível publicamente.

O critério para a escolha desse recurso de segurança deve ser o de optar sempre perguntas e respostas que só você e apenas poucas pessoas próximas conheçam. Ou seja, não use algo que está espalhando aos quatro ventos em qualquer rede social. Além disso, as respostas não precisam ser verdadeiras ou ter muito sentido. Por exemplo, seu livro infantil favorito pode ser o Necronomicon e a cidade onde seus pais se conheceram pode ser Nárnia. O mais importante é que você se lembre da resposta, diante disso, tudo é válido.

Para ver e modificar suas perguntas de segurança, basta acessar o site “Meu ID Apple” e ir na opção “Senha e segurança”.

Verificação em duas etapas

Presente na maioria dos grandes serviços online, a verificação em duas etapas é o melhor mecanismo para proteger sua ID Apple. Uma vez ativado, ninguém poderá alterá-lo ou fazer compras a partir de um novo dispositivo sem um código de verificação de quatro dígitos - que você recebe no seu número de telefone ou um dispositivo confiável.

Ou seja, mesmo sabendo a conta e senha, o atacante não saberá uma terceira chave que será gerada aleatoriamente a cada vez e só servirá por um curto período de tempo para acessar a sua conta.

Invasão de celulares, como evitar? Participe do debate no Fórum do TechTudo.

Para habilitar o recurso, basta acessar o site “Meu ID Apple” e ir na opção “Senha e segurança” e em “verificação de duas etapas”, selecione “Introduçãoe siga cuidadosamente as instruções na tela. Se você tiver alguma dúvida, consulte esse outro tutorial do TechTudo e veja como fazer.

Conheça as dicas para proteger a sua ID Apple (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: Conheça as dicas para proteger a sua ID Apple (Foto: Divulgação/Apple))Verificação em duas etapas no ID Apple (Foto: Divulgação/Apple)

O procedimento não tem complicação, você só tem que ter em mente algumas considerações:

1. Se sua senha foi modificada recentemente, você terá que esperar três dias antes de poder ativar a verificação em duas etapas.

2. É necessário adicionar um número de telefone para poder receber mensagens SMS e um dispositivos de confiança. Ambos podem ser um mesmo iPhone, embora você deva considerar usar o número de telefone de um parente próximo.

Chave de recuperação

A verificação em duas etapas cria uma chave para a recuperação de 14 caracteres que substituirá as perguntas de segurança, por isso é importante que você imprima, guarde e  mantenha em um lugar seguro. Lembre-se: você sempre precisará de dois desses três elementos para fazer o login: senha para a sua ID da Apple, o acesso a um dos seus dispositivos confiáveis e/ou recuperação de senha. Com apenas um, você não pode fazer nada e nem mesmo a Apple poderá lhe ajudar.

Top dicas finais

1) Nunca envie sua senha ou quaisquer dados privados através de uma conta de e-mail;

2) Para evitar fraudes através de e-mails maliciosos, não clique em links de mensagens de e-mail suspeitas ou forneça informações pessoais a qualquer site, se você não tiver certeza de que é legítimo. Nem a Apple, nem o Google e nem o Yahoo, irá pedir seus dados de acesso via e-mail;

3) Se você suspeitar que alguém sabe seu nome de usuário e senha para o seu Apple ID, altere a senha imediatamente;

4) Quando você usar sua ID Apple em um computador público, desconecte-se sempre depois do final da sessão, para evitar que outras pessoas acessem sua conta;

5) Se parar de utilizar um endereço de e-mail associado com o seu Apple ID, certifique-se de atualizar seu Apple ID com o endereço de e-mail atual. Isso é importante porque alguns serviços podem realocar os endereços de e-mail abandonados, passando para novos clientes;

6) Se você tem um iPhone 5S ou outro aparelho da Apple com sensor de toque ID , use-o. Além de tornar o uso do aparelho muito mais conveniente, você terá um código realmente complicado e evitará que qualquer um possa descobrir sua senha olhando ou gravando suas teclas enquanto você a digita em espaços públicos;

7) Não compartilhe sua senha com ninguém, nem mesmo com sua a família;

8) Todas as páginas da web que você pode visualizar ou alterar a sua ID da Apple, incluindo a página de configuração do meu ID Apple e iCloud usam SSL para proteger a sua privacidade. Para ter certeza que o protocolo SSL está sendo usado e que sua sessão está totalmente criptografada e segura, procure pelo ícone do cadeado na barra do navegador, normalmente na cor verde;

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares