29/09/2014 08h54 - Atualizado em 29/09/2014 09h56

Como reparar um HD com arquivos corrompidos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Discos rígidos externos são muito usados para realizar backups e guardar todo tipo de arquivo, mas nem sempre são confiáveis. Assim como HDs de PC, eles estão sujeitos a falhas causadas por mau uso ou infecções por vírus, que podem corromper o conteúdo armazenado. Nesses casos, há quem recorra a serviços profissionais para recuperar fotos, vídeos e outros itens, mas há softwares capazes de fazer o trabalho gastando pouco ou até de graça. Confira algumas dicas que o TechTudo preparou.

Como escolher um HD externo? Confira dicas

Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)

1) Stellar Phoenix Data Recovery

O software de recuperação de arquivos da Stellar Phoenix é, certamente, um dos mais completos que se pode baixar para o computador. Ele recupera arquivos não só de HDs externos, mas de pendrives, cartões SD, CD/DVD e HDs internos, incluindo de setores danificados.

O programa oferece uma série de modos de recuperação, que vão desde escaneamento rápido até scan profundo. Há também a opção de filtragem de arquivos a serem buscados, o que diminui o tempo de trabalho do software e entrega resultados mais úteis para o usuário. Mas, para usufruir disso tudo é preciso comprar uma licença – apesar do download ser gratuito, a versão de testes só permite escanear, exigindo o pagamento para a recuperação completa. Para usá-lo é muito simples, confira:

Passo 1. Escolha o tipo de recuperação. Para recuperação de um HD externo, escolha “Drive”.

Escolha o tipo de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Escolha o tipo de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Escolha o tipo de recuperação de arquivos do HD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Em seguida, selecione o HD na lista e, ao lado, clique no tipo de escaneamento desejado. O modo Advanced Recovery é a maneira mais eficaz de encontrar arquivos perdidos, mas também leva mais tempo - dependendo do tamanho do HD, pode levar mais de uma hora.

Recuperação avançada é a mais eficiente, mas toma mais tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Recuperação avançada é a mais eficiente, mas toma mais tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Aguarde o escaneamento na barra de progresso. Ao final, há chances de que você fique impressionado com a quantidade de arquivos localizados pelo Stellar Phoenix Data Recovery.

Busca pode levar muito tempo no scan profundo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busca pode levar muito tempo no scan profundo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Marque as caixas de seleção ao lado dos itens que você deseja recuperar e clique no botão “Recover”. Depois, basta escolher uma pasta de destino para finalizar.

Recupere os dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Recupere os dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Recuva

Uma alternativa ao programa da Stellar Phoenix é o Recuva, software de uso simples e gratuito muito eficiente. Seu desempenho fica atrás da nossa primeira opção, mas, certamente, também é capaz de ajudar muito quem perdeu dados, mesmo após a formatação de um HD externo – embora os arquivos sejam apagados, muitos podem ser recuperados caso nada de novo tenha sido armazenado no disco.

Recuva é gratuito e eficiente na hora de recuperar arquivos perdidos e corrompidos (Foto: Reprodução)Recuva é gratuito e eficiente na hora de recuperar arquivos perdidos e corrompidos (Foto: Reprodução)

O Recuva também é integrado com clientes de e-mail como Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird, de modo que mensagens também possam ser recuperadas do HD interno do computador em caso de perda. Um bônus é a opção de exclusão completa de arquivos, muito útil na hora de vender HDs e computadores. Afinal, você não vai querer seus arquivos pessoais nas mãos de desconhecidos.

O modo de uso de Recuva é semelhante ao do Stellar Phoenix. Mas, em caso de dúvidas, basta conferir o passo a passo detalhado sobre como instalar e usar o Recuva para recuperar seus arquivos. 

3) Wise Data Recovery

Outra opção de download gratuito para recuperar arquivos é o Wise Data Recovery. Seu grande destaque vai para a interface, mais organizada e bem desenhada, fazendo dele a alternativa ideal para quem acaba ficando confuso com tantos botões e listas nesse tipo de programa no computador.

Feito para uso pessoal, o software tem algumas limitações, como a falta de busca profunda e a incompatibilidade com discos formatados em FAT – e pode não funcionar com seu HD. Veja como usar.

HD externo não abre. Como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.

Passo 1. Abra o programa e escolha o drive na lista no canto superior esquerdo.

Escolha o drive na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o drive na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Scan” e aguarde alguns minutos.

Inicie o scan (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o scan (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na lista de itens encontrados, marque os que você deseja recuperar e, em seguida, clique em “Recover”. Note que arquivos em verde têm mais chances de serem obtidos de volta com sucesso, já que os em vermelho indicam algum tipo de falha nos dados.

Marque os arquivos para recuperá-los (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque os arquivos para recuperá-los (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha a melhor opção para o seu caso e veja se há chances de recuperar seus arquivos e o HD externo. Vale também testar outras opções relevantes como o EaseUs Data Recovery Wizard e o Data Recovery Guru - este último dedicado para quem perdeu dados no HD de computadores Mac, da Apple.

KITS DE DOWNLOADS:

Programas para recuperar arquivos no Windows

Programas para recuperar arquivos no Mac OS X

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Albuquerque
    2018-02-17T23:38:41

    Cheguei a usar o recuva, mas ele deixa muitos arquivos bagunçados, sem nomes e corrompido. Agora, este R-Studio é o melhor!!

  • Neto Ferreira
    2017-07-10T00:43:08  

    Boa noite. Eu usei o Stellar Phoenix e o Recuva, ambos para recuperar imagens excluidas do meu disco "D". Consegui, mas a maioria das imagens (.jpg) estão corrompidas... tem alguma outra solução?

    recentes

    populares

    • Neto Ferreira
      2017-07-10T00:43:08  

      RL-Studio é o melhor!

  • Jameson Junior
    2015-03-17T19:33:18  

    todos são pagos, nem percam tempo.

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2015-03-17T19:33:18  

      Jameson Junior, bom dia. Você poderia me enviar o link que você mencionou. Obrigado

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2015-03-17T19:33:18  

      Olá Jameson, será que você poderia me enviar o link também. Meu HD externo Samsung 1TB está corrompido. Muito agradecido.

  • Raimundo Filho
    2015-07-04T09:12:34

    De fato o Stellar Phoenix é o melhor, sem comparação. Obrigado pelo artigo. Já tinha usado todos os outros, sem sucesso. Valeu!