Internet

05/09/2014 06h30 - Atualizado em 05/09/2014 06h30

Como resumir textos no Mac OS X

Giselle Andrade
por
Para o TechTudo

O Mac possui um serviço bem útil para quem trabalha com textos. O resumo de documentos é muito simples e está disponível no computador da Apple tendo como objetivo ajudar o usuário a se certificar de que está escrevendo o que pretende. Ativar esse recurso é bem simples e pode ser de grande ajuda em alguns trabalhos. O serviço está disponível em todos as versões do OS X.

Como encontrar o discurso de Steve Jobs em Stanford escondido no Mac

Livro aberto (Foto: Reprodução)Veja como resumir textos no Mac (Foto: Reprodução/Wikimedia CC)


Passo 1. Para acessar o resumo do Mac, é preciso que ele esteja ativado. Basta destacar palavras em um documento em seu navegador de escolha, por exemplo, ou em um processador de texto;

Passo 2. Em seguida, clique no nome do aplicativo na barra de menu e depois em “Serviços” e "Resumir".

Vai aparecer um resumo do texto, como mostrado abaixo;

Vá em Serviços para ativar o Resumo do Mac (Foto: Reprodução/Giselle Andrade)Vá em Serviços para ativar o Resumo do Mac (Foto: Reprodução/Giselle Andrade)

Passo 3.  É possível selecionar, em escala percentual, quanto do texto que o usuário quer ver. O serviço tenta usar o contexto para descobrir quais as frases ou parágrafos são essenciais.

O resumo não é perfeito em descobrir qual é a informação mais importante para destacar, mas ajuda, e muito, se estiver pressionado pelo tempo. O usuário pode ler o texto resumido na própria janela ou, se preferir, salvá-lo para mais tarde;

É possível escolher como filtrar as informações: por sentença ou por parágrafos (Foto: Reprodução/Giselle Andrade)É possível escolher como filtrar as informações: por sentença ou por parágrafos (Foto: Reprodução/Giselle Andrade)

O serviço de resumo permite ainda abrir uma pasta no Finder e converter o texto para MP3 no iTunes. Permite, também, o usuário do Evernote adicionar qualquer texto copiado em uma nova nota.

Se o usuário tem instalado o Twitter para Mac, é possível resumir um texto diretamente, considerando o limite de 140 caracteres.

Quem não tiver o recurso ativado precisa selecioná-lo em "Services Preferences". Lá, será possível esoclher ativar ou não.

Por que o Safari não quer abrir? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares