Internet

22/09/2014 13h32 - Atualizado em 23/09/2014 09h28

Como usar o My Maps para criar mapas pessoais e guias de viagem

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Google repaginou o My Maps, e agora o serviço está perfeito para a customizar e compartilhar mapas personalizados do Google Maps. Com novos recursos, os usuários podem traçar, por exemplo, roteiros de viagem com marcação de vários locais em um só mapa para os companheiros de viagem; veja dica.

Passeios do Street View: conheça a série de aventuras do Google Maps

Crie novo mapa na tela inicial do MyMaps (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Crie mapas customizados no Google Maps com o My Maps (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 1. Acesse o site ou baixe o aplicativo do My Maps e clique na opção de criar um novo mapa. Faça login com sua conta do Google;

Faça login para editar seu mapa (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Faça login para editar seu mapa (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 3. Esta é a interface do My Maps no desktop. Em “Base Map”. É possível escolher o estilo de imagem do seu mapa, que pode ser de satélite, mapa tradicional ou outras opções (sete no total);

Você pode customizar o tipo de mapa (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Você pode customizar o tipo de mapa (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 4. “Untitled layer” é a camada sem título. A cada camada, o usuário pode adicionar conteúdo dos mapas. Este novo serviço tem integração com o Google Drive e suporte para a importação de planilhas do Excel.

Caso queira fazê-lo, basta clicar em “Import”;

Importe dados do Excel para a planilha (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Importe dados do Excel para a planilha (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 5. Clique em “Untitled Layer” e nomeie sua camada. No nosso caso, utilizamos Pontos turísticos. Depois, procure um local que deseje colocar nesta camada. Use a barra de pesquisas na parte superior da tela.

Clique no ícone de marcação (o quarto, da esquerda para a direita, abaixo da barra de buscas) e depois na indicação do mapa. A cada local, você pode adicionar uma descrição e uma foto;

Adicione locais à camada (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Adicione locais à camada (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 6. Repita o passo 5 até adicionar todos os locais que deseja naquela categoria. Quando terminar, se quiser, selecione o ícone de direções (segundo, da direita para a esquerda) e peça para o Google Maps traçar uma rota entre os pontos;

Também é possível traçar rotas (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Também é possível traçar rotas (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 7. Caso deseje, você também pode customizar a aparência dos pontos e o seu modo de exibição.

Para mudar ponto a ponto, é só clicar no ícone que aparece ao lado do seu nome no menu à esquerda. Para editar o estilo, basta selecionar “Style” dentro de cada layer;

Customize o visual de cada marcador e organize-se (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Customize o visual de cada marcador e organize-se (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 8. É importante lembrar que cada mapa gratuito feito no My Maps só pode ter até cinco camadas. Caso deseje aumentar este limite e ganhar algumas outras funções, como o compartilhamento com colegas de trabalho, ideal para empresas, é preciso assinar um pacote Pro, que custa US$ 5;

Update deixa mapa mais completo (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Update deixa mapa mais completo (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Passo 9. Após editar tudo, clique no botão “share” no canto direito superior, dê o nome ao arquivo e selecione como compartilhar: Gmail, Google+, Facebook ou Twitter.

Ainda é possível somente selecionar o link, além de customizar suas permissões de exibição, tornando o mapa público ou privado.

Compartilhe com os amigos (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Compartilhe com os amigos (Foto: Aline Jesus/Reprodução)

Como usar o google maps em 3D? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares