Internet

11/09/2014 10h08 - Atualizado em 08/10/2014 16h48

Como encontrar um 'e-mail perdido' no Gmail? Veja dicas e truques

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

Receber muitos e-mails todos os dias é bastante comum, o problema é quando esta concentração de mensagens atrapalha suas buscas e caçar um conteúdo antigo no Gmail pode se tornar uma tarefa árdua. 

Dez dicas para você usar melhor o seu Gmail

Foi pensando nisso que o Google colocou uma barra de pesquisa interna no serviço de e-mail. Localizada na parte superior da interface, ela ajuda a procurar mensagens de forma mais rápida e precisa através de comandos. Veja e guarda esta lista de atalhos que o TechTudo preparou e não perca mais tempo procurando e-mails. 

Gmail adiciona mais botões de atalho para YouTube, Vimeo, Dropbox e Google Docs. (Foto: Reprodução / Mashable) (Foto: Gmail adiciona mais botões de atalho para YouTube, Vimeo, Dropbox e Google Docs. (Foto: Reprodução / Mashable))Encontre seus e-mails perdidos no Gmail (Foto: Reprodução/Gmail)

from e to

Se você já sabe quem mandou o e-mail ou para quem foi mandado, basta usar o filtro buscando diretamente pelo remetente ou destinatário.

Exemplo: E-mails enviados pela Ana devem ser procurados como "from: ana". Mas, se os e-mails foram enviado para a ana, deve-se buscar por "to:ana".

Use a pesquisa avançada do Gmail e encontre mensagems mais rápido (Foto: Reprodução/Google)Use a pesquisa avançada do Gmail e encontre mensagens mais rápido na caixa de busca (Foto: Reprodução/Google)

subject

Utilize a palavra subject caso você saiba qual é o assunto do e-mail.

Exemplo: subject: reunião

OR

A palavra OR (sempre em letra maiúscula) na pesquisa vai te ajudar a filtrar por dois termos ao mesmo tempo. Isto é, se você não lembra, por exemplo, se quem mandou o e-mail foi a Ana ou o Daniel, busque "from:ana OR from:daniel" e o Gmail pesquisará pelos dois ao mesmo tempo. 

- (hífen) 

Utilizado para excluir palavras de sua pesquisa.

Exemplo: reunião "-amanhã". Ou seja, você quer encontrar resultados de reunião, mas excluir aquelas mensagens que tem amanhã.  

label

O label serve para os que usam o sistema de marcador do Gmail. Através dessa opção, você filtrará sua busca por determinada pasta.

Exemplo: label: TechTudo. 

has:attachment

Restrinja a busca por mensagens que contenham um anexo. Se você quer, por exemplo, buscar mensagens de alguém específico que mandou um arquivo, procure por "from:nome da pessoa hat:attachment".

list:

Esta palavra ajudará na pesquisa por mensagens nas listas de e-mails.

Exemplo: ao usar "list:lista@exemplo.com.br", você estará buscando mensagens com as palavras lista@exemplo.com.br nos cabeçalhos, enviadas para esta lista ou a partir dela. 

filename

Serve para pesquisar um anexo por nome ou tipo. 

Exemplo: "filename:trabalhodebiologia.txt"
Com isso, você encontrará mensagens contendo um anexo chamado "trabalhobiologia.txt".

Caso você não saiba exatamente o nome do arquivo, mas sabe qual é o assunto da mensagem e que existe um PDF anexado, siga o modelo: "label: trabalho filename:pdf". 

"  " (aspas)

São usadas para pesquisar uma expressão exata, sendo indiferente as palavras estarem em letra maiúscula ou minúscula. 

Exemplo: "Almoço hoje"

( )

Utilizado para agrupar palavras ou especificar termos que não devem ser excluídos.

Exemplo 1: from:ana (jantar OR filme) use para mensagens da Ana que contêm a palavra "jantar" ou a palavra "filme". 

Exemplo 2: subject: (jantar e ana) use para buscar mensagens cujo assunto contenha as palavras "jantar" e "filme". 

in:anywhere

Por padrão, as mensagens do lixo ou marcadas como spam, não aparecem na busca da ferramenta. Caso você queira incluir essas pastas na busca, escreva " in: anywhere" (sem aspas).

Exemplo:  in: anywhere reunião

Assim, você estará buscando os emails com a palavra reunião em todas as pastas do seu Gmail. 

in:inbox

Se você lembra em qual pasta colocou seu email, isso pode facilitar a busca. Caso tenha sido na caixa de entrada, procure por in:inbox. 

in:trash

Se o arquivo estiver no lixo, procure por in:trash.

in:spam

Caso tenha sido marcado como spam, in:spam.

is:important ou label:important

O Gmail tem um recurso chamado Caixa Prioritária, que tenta identificar automaticamente todas as mensagens importantes recebidas e as separa das outras.

Ao procurar is:important ou label:important, você estará buscando por e-mails que estão com essas classificações. 

is:starred

A ferramenta possui uma opção de marcar com uma estrela o que você considera importante. Através desse atalho, você pesquisará os emails que foram marcados dessa forma. 

is:unread ou is:read

Busque is:unread para mensagens não lidas e is:read para aquelas que você já visualizou anteriormente. 

has: cor da estrela -star 

Ajuda a pesquisar mensagens marcadas com estrela. Exemplo: has-yellow-star. 

Cc ou Cco

Se você lembra de alguém que estava copiado no e-mail que procura, isso pode te ajudar. Para pesquisar, por exemplo, mensagens em que o Daniel estava copiado, procure - em letras minúsculas - por cc:daniel. 

 after ou before 

Não está encontrando um e-mail, mas lembra mais ou menos a data em que ele foi enviado? ótimo, use isso a seu favor com as palavras after ou older. A busca deve estar no formato: ano/mês/data. Exemplo: after:2014/04/16, quando quiser procurar mensagens depois do dia 14/04/201. Use before: 2014/04/18, para buscar e-mails antes do dia 18/04/2014. 

older_than ou newer_than 

Dessa forma, você pode pesquisar e-mails pelo dia, mês ou ano. Exemplo: newer_than:2d, isto é, mensagens enviadas nos últimos dois dias. 

is:chat

Se você usa o chat do Gmail e deseja buscar alguma conversa, busque por is:chat. Caso você saiba alguma palavra falada em uma das mensagens, exemplo: encontro, você pode procurar por is:chat encontro. Assim, você filtrará a busca por qualquer mensagem do bate-papo com a palavra "encontro". 

circle

Se você usa o Google+ e adicionou algum amigo em um determinado círculo, é possível filtrar a mensagem dele buscando por circle. Portanto, ao pesquisar por circle:amigos, você estará buscando por qualquer mensagem enviada por uma pessoa presente no círculo "Amigos". 

has:circle

Caso você não se lembre em qual círculo colocou aquele amigo, mas sabe que o colocou dentro de um grupo do Google+, procure por has:circle na busca. Assim será possível achar qualquer mensagem enviada por uma pessoa que esteja dentro de algum dos círculos. 

category

Uma das vantagens do email do Google é poder dividir suas mensagens por categorias. Exemplo: category:atualizações, ou seja, tudo que está dentro da categoria "Atualizações". 

size

Pesquise e-mails maiores que o tamanho especificado em bytes. Exemplo: size:1000000, isto é, todas as mensagens com mais de 1 MB (1.000.000 de bytes).

larger ou smaller

Parecido com a função size, você usará este atalho quando quiser buscar por mensagens menores ou maiores que um determinado tamanho. Exemplo: larger: 10M, ou seja, todas as mensagens com pelo menos 10 MB (10.000.000 de bytes).


Encontre o termo exato da pesquisa buscando pelo sinal de adição. Exemplo: ao buscar por +semana, aparecerão e-mails com a palavra semana, porém,  mensagens com "semanas" não serão buscadas. 

has:userlabels ou has:nouserlabels

Este filtro irá te ajudar caso você tenha aplicado marcadores nas conversas. Já o has:nouserlabels procura mensagens sem marcadores, isto é, exclui marcadores automáticos, como 'Entrada", "Spam" e "Lixeira". Mas atenção, o Gmail aplica marcadores a mensagens individuais. Nesses casos, um marcador foi aplicado a outra mensagem na mesma conversa.

Via Gmail Support

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares