23/09/2014 11h10 - Atualizado em 24/09/2014 09h35

Hack no Google Chrome roda apps Android no Windows, Linux e Mac OS X

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Um hack curioso é capaz de fazer alguns apps Android rodarem no Chrome . O truque permite que qualquer aplicativo do sistema móvel funcione em PCs com Windows, Linux, computadores Mac OS e qualquer plataforma com suporte ao Google Chrome. Criado pelo desenvolvedor vladikoff, o ARChon Custom Runtime elimina limitações e funciona como uma extensão do navegador de Internet.

Veja as mensagens do WhatsApp no computador usando o Pushbullet

Qual é o melhor Chromebook? E quais modelos estão no Brasil? (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo) (Foto: Qual é o melhor Chromebook? E quais modelos estão no Brasil? (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo))Hack no Google Chrome faz qualquer computador virar um Chromebook (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)



Vale lembrar que os aplicativos desenvolvidos para Android não são suportados oficialmente em outros sistemas operacionais e que o processo se trata de um truque no Google Chrome. A execução pode não ser tão simples ou livre de erros. É preciso ter instalado o Google Chrome 37 ou versão superior.

Outro obstáculo é de que o plugin não deixa que os APKs dos aplicativos sejam instalados diretamente no navegador, sendo necessário converter cada APK em extensão para Chrome. O desenvolvedor está executando essa tarefa e já disponibilizou alguns arquivos mais populares para download.

Mas, também é possível fazer o trabalho por conta própria, basta seguir as orientações a seguir. Vale ressaltar que o ARChon Custom Runtime substitui o ARC original, sendo necessário desinstalar a versão não oficial e reinstalar o original para voltar a usá-lo se quiser.

Não acesso algumas páginas. É vírus? Veja no Fórum do TechTudo.

Instale o ARChon Custom Runtime

O primeiro passo para transformar um APK em extensão do Chrome é baixar a versão do ARChon Custom Runtime para seu sistema, o que pode ser feito no GitHub (github.com). Depois, descompacte o arquivo e então abra o Chrome. Entre no menu do navegador, selecione “Configurações” e “Extensões”.

Depois, marque a caixa “Modo do desenvolvedor”, no canto superior direito. Clique no botão “Carregar extensão expandida”, selecione a pasta que contém o ARChon descompactado e clique em “Ok”.

Arquivo descompactado inserido como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Arquivo descompactado inserido como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Poderá aparecer uma mensagem relatando um aparente erro em vermelho, conforme apresentado na imagem acima. Elas são normais e não interferem no funcionamento do plugin na sequência.

Instalando um aplicativo Android

Antes de mais nada, é importante destacar que o procedimento ainda é muito recente, e alguns apps apresentam falhas ao operar no Chrome. O erro não é do desenvolvedor da aplicação, uma vez que o ARChon é um hack e trabalha em cima de uma vulnerabilidade do ARC para Google Chrome.

Vários usuários têm ajudado na criação de uma lista (docs.google.com/spreadsheets/d/) que diz quais apps funcionam bem no navegador e quais não. Nela, constam links para baixar o APK do app, que também podem ser vistos em fóruns específicos, como este (reddit.com/r/chromeapks), do Reddit.

Para este artigo, usamos o APK do Evernote. Contudo, você pode fazer o download de qualquer outro APK de apps, verificando o funcionamento na tabela do fórum.

Após baixar o arquivo, descompacte-o. Inclua ele como pluging do Chrome, repetindo o procedimento realizado com o ARChon – ou seja, através do botão “Carregar extensão expandida” na área de “Extensões”. Ao entrar na sua página de apps do Chrome, perceba que o ícone do aplicativo adicionado estará lá na página inicial do Google Chrome - neste exemplo, o do Evernote.

Destaque para ícone do app adicionado como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para ícone do app adicionado como extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Clique no ícone para abrir a aplicação. Ela será apresentada como no Android, basta você entrar com login e senha para usá-la normalmente, como você já faz no seu smartphone ou tablet Android.

Versão do Evernote para Android rodando no Windows 8 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Versão do Evernote para Android rodando no Windows 8 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Vale lembrar que, recentemente, o Google divulgou uma lista com os primeiros apps Android que foram adaptados para Chrome OS, sistema operacional de nuvem que roda nos Chromebooks. São eles: Duolingo, Evernote, Sight Words e Vine , que dão início a um projeto que promete ser bem mais extenso e incluir outros desenvolvedores aproximando celular e computador; vale esperar pelas novidades.

Via Arstechnica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Nicastro
    2017-07-30T16:14:20

    ATENÇÃO! Nao instalem esse modulo, ele abre diversas vulnerabilidades do Google Chrome para invasão e controle do seu navegador!