17/09/2014 06h00 - Atualizado em 17/09/2014 16h40

Truque com recurso de voz revela se seu computador é 'menino ou menina'

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Descubra como soa a voz do seu computador e veja como mudá-la se o desejar. Já imaginou se seu computador fosse um menino ou uma menina? Explicitamente ele não tem sexo, óbvio. Mas, vale a brincadeira. Escondido em algum lugar, é possível descobrir quem mora no seu PC, ouvindo-o falar. 

Como descobrir a versão da BIOS do computador

Menino ou menina? Qual o "sexo" do seu computador?  (Foto: Arte/TechTudo)Menino ou menina? Qual o "sexo" do seu computador? (Foto: Arte/TechTudo)

Os computadores evoluíram muito nos últimos anos e os sistemas que eles usam também, chegando ao ponto de poderem falar e com isso, agora é possível definir ou descobrir o gênero do mesmo pela sua voz. A voz na verdade é algum recurso de fala encontrado na maioria dos atuais sistemas e que serve de referência para saber o “sexo” do PC. Há gravações com vozes femininas e masculinas.

Claro, tudo não passa de uma pequena brincadeira que coloca o PC, Mac e outros computadores em um nível parecido com o do ser humano. Agora, se gostou da ideia e ficou curioso para saber quem é o seu computador, siga o tutorial a seguir:

No Windows

Para quem usa um PC com Windows e quer descobrir a voz, basta fazer o seguinte:

Passo 1. Abra o bloco de notas;

Procurando e executando o Bloco de Notas no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando e executando o Bloco de Notas no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Copie o texto "CreateObject("SAPI.SpVoice").Speal"Olá, tudo bem?"" (sem as aspas) e cole dentro do Bloco de notas (observe que as aspas tem de ser do tipo simples);

Colocando os comandos a serem executados dentro do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando os comandos a serem executados dentro do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3.  Salve pressionando as teclas CTRL + S ou acessando o menu arquivo e clicando na opção “Salvar”. Na tela de salvamento, clique no campo “Tipo” e escolha a opção “Todos os arquivos”. Depois, coloque o nome “sexo_do_computador.vbs” no campo “Nome” e clique no botão “Salvar”;

Salvando o arquivo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando o arquivo criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Vá para o local onde o arquivo foi salvo e execute-o, dando dois cliques rápidos nele. Em seguida você ouvirá a voz pronunciando o texto que foi inserido no arquivo.

Executando o programa criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o programa criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Descobrindo no Mac

Já para quem usa um Mac e quer descobrir quem ele é, o procedimento é este:

Passo 1. Pressione as teclas command + barra de espaço e na pesquisa digite "terminal" (sem as aspas) e tecle enter;

Abrindo um terminal no Mac OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo um terminal no Mac OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No terminal, Digite "say “olá, tudo bem?”" (ou que você quer que o computador fale) e tecle enter. O sistema irá pronunciar o texto que foi inserido, imediatamente.

Digitando o comando para o Mac falar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o comando para o Mac falar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O resultado é simples assim: se você ouvir a voz de um homem, seu computador é menino, se for uma voz feminina é menina. E, então, seu computador é menino ou menina? Aproveite o espírito da brincadeira e proponha o desafio aos seus amigos. Faça com que eles também descubram.

Para mudar a voz, basta ir nas configurações do serviço responsável pela voz do seu equipamento e modificar, a voz atual para outra do gênero que você quer que seu equipamento tenha.

Mudar a voz padrão no Windows é bem simples: clique no botão Iniciar, em “Todos os Programas”, em “Acessórios”, em seguida em “Acessibilidade”, e depois, em “Narrator”. Clique em “Configurações de Voz” e para selecionar outra voz, clique naquela que deseja usar, na caixa “Selecionar Voz”.

Mudando a voz padrão do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando a voz padrão do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para mudar a voz do seu Mac, basta clicar no ícone da maçã e depois na opção “Preferências do sistema”. Nas preferências, acesse o item “Ditado e Fala” e na tela que aparece, clique no campo “Voz do Sistema”. Escolha a opção “Personalizar…” e então será exibida uma tela com as vozes disponíveis. Selecione a que queira usar (para o Brasil tem “Felipe” e Luciana”) e clique no botão “OK”.

Mudando a voz padrão do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando a voz padrão do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Tudo isso também pode ser feito em dispositivos móveis com Android, iOS e Windows Phone, mas no casos destes, a fala já é ou está se tornando um elemento comum como o Google Now, Siri e Cortana.

Independente do sexo do seu computador, afinal isso é apenas um brincadeira, o mais importante é que você e seu “amigo(a)” continuem juntos, fazendo tarefas, descobrindo novas pessoas e conhecimentos.

Saber se é menino ou menina é apenas uma informação para que você possa, quem sabe, dar um nome ao seu equipamento que combine com ele - aliás, cada voz já recebe um nome dado pelo próprio fabricante. Pareceu bizarro? Nem tanto, muitas pessoas, (principalmente as que passam muito tempo na frente do computador) fazem isso, com frequência.

Quais são as melhores placas-mãe do mercado? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Soft
    2014-10-04T21:29:13  

    Aqui não funcionou salvei como dito no passo 2 e quando tento executar ele mostra um erro!

    recentes

    populares

    • Junior Soft
      2014-10-04T21:29:13  

      Ola, ouve um erro. Ao invés de ( CreateObject("SAPI.SpVoice").Speal"Olá, tudo bem?" ) é ( CreateObject("SAPI.SpVoice").Speak"Olá, tudo bem?" ) Sem parenteses. Ao invés de Speal é Speak (Ouvir em inglês)