02/09/2014 09h30 - Atualizado em 02/09/2014 09h30

Smite: saiba como jogar o novo Moba gratuito onde você controla deuses

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Smite é um Moba gratuito para PC lançado no Brasil pela Level Up Games que tem dois principais diferenciais: o primeiro deles está nos personagens, que são deuses de diversas mitologias. Rá, Seth, Odin, Poseidon, Afrodite, entre tantos outros, com mais de 50 deles. O segundo ponto é que Smite é joga em terceira pessoa, diferente de outros Mobas, como League of Legends, que são jogados com visão isométrica. Confira como jogar e mandar bem nas partidas:

The Witcher Battle Arena: novo MOBA gratuito é anunciado para smartphones

Smite é o novo Moba onde controlamos deuses (Foto: Divulgação)Smite é o novo Moba onde controlamos deuses (Foto: Divulgação)

Um Moba diferente

Smite é jogado de forma bem diferente dos demais Mobas. Por ser em terceira pessoa, sua jogabilidade se assemelha bastante a World of Warcraft, popular MMO da Blizzard. Com isso, você precisa mover seu personagem pelas teclas A, W, S, D do teclado, dispensado o clique do mouse no mapa para movimentar o herói.

Smite é um Moba diferente (Foto: Divulgação)Smite é um Moba diferente (Foto: Divulgação)

Além disso, os atalhos de magias e habilidades foram transferidos para as teclas 1, 2, 3 e 4, representando os três ataques básicos e o “Ultimate”, o golpe mais forte de cada personagem. Tenha em mente que Smite veio para te trazer uma experiência totalmente nova em termos de Moba, e isso começa se acostumando com seus controles, bem diferentes, mas ao mesmo tempo tão familiares.

Conheça o seu deus

O elenco de Smite não é formado exclusivamente por deuses, mas também possui algumas “entidades menores” de cada mitologia. Porém, todas possuem características únicas e fazem parte de classes que podem ter alguma ligação com seu estilo de jogo ou não. O segredo é entender como cada um funciona.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

Cada personagem faz parte de, pelo menos, uma das classes presentes no game, entre elas mago, assassino, caçador, guardião e guerreiro. Saber jogar com elas e, principalmente, dominar pelo menos uma delas é um requisito que vai te levar à vitória em quase todas as partidas.

Saiba trabalhar em equipe

Essa dica é voltada para praticamente todos os jogos no estilo Moba, não tem jeito. Trata-se de um game de arena, multiplayer cooperativo, onde lutamos contra outra equipe. É preciso saber não apenas o seu papel, mas também como trabalhar em sintonia com o time – e para isso, é preciso não brigar ou discutir.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

Se um amigo de equipe estiver jogando mal, dê uma dica para ele. Se ele insistir, não perca a paciência, pois pode ser um “troll” disfarçado de jogador. Apenas espere a partida acabar e reporte-o para a administração do game. Contudo, e acima de tudo, faça sua parte e não se preocupe com problemas, apenas saiba colaborar.

Conheça os modos de jogo

Antes de jogar Smite, é bom dar uma lida nos modos disponíveis aos jogadores, pois o game também possui alguns bem peculiares. No Arena, por exemplo, você participa da batalha em uma arena circular, lembrando os antigos coliseus. Aqui o objetivo é destruir a base adversária e os conflitos acontecem apenas em um espaço.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

Outro modo interessante é o Siege, que é basicamente o modo mais clássico dos Mobas, com os três possíveis caminhos e com muito mais estratégia. Na maioria deles jogamos em equipes de cinco participantes para cada lado, mas há ainda o modo Joust, com três para cada time, deixando as partidas um pouco mais rápidas. É preciso descobrir o que mais se adequar ao seu estilo de jogo.

Sinergia dos deuses

Outro ponto importante que é parecido com outro dito acima é a sinergia da equipe. Há deuses com vários papéis durante a partida, então seria bom saber qual vai ser sua posição e combinar com o time, antes da partida começar.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

Isso pode ocorrer na tela de seleção de deuses, que conta com um sistema de chat que vai ajudar novatos de montão. Não se acanhe em perguntar em que posição você poderia jogar sem problemas e, se for o caso, decida amigavelmente se alguém escolher uma posição que você já tenha escolhido. Isso se chama metagame, ou “o jogo dentro do jogo”, em termos de qual posição funciona melhor para cada personagem.

A loja é sua amiga

Outro segredo para se dar bem em Smite é comprar bons itens na loja da sua base. Mas não se preocupe, pois você não vai gastar nem um centavo com o que encontrar ali. Trata-se de uma compra que dura apenas nesta partida que vai jogar, com o dinheiro que obter derrotando os adversários.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

O ideal é que você mesmo saiba qual a melhor combinação de itens para sua própria estratégia, mas você também pode simplesmente utilizar a aba de “Recomendados” para comprar o que o jogo te sugerir e não fazer feio frente a uma grande luta.

Junte ouro!

E por falar em loja, falemos de dinheiro. Ele é obtido ao vencer os inimigos, mas a tática principal é obter de forma rápida, atacando os bots, que nada mais são que as pequenas tropas controladas pelo computador, e não pelos jogadores adversários.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

Eliminando estas tropas rapidamente, por serem realmente fracas, você vai conseguir algum ouro de forma rápida e sempre ter cada vez mais para comprar itens na sua base. Claro que eliminar outros jogadores também vai render dinheiro, mas o foco está nas tropas.

Acima de tudo: diversão

Smite, assim como em qualquer outro Moba, ou melhor, assim como em qualquer outro jogo, trata-se de diversão. É um game online e gratuito que foi feito para se divertir entre amigos ou com desconhecidos, e nunca devemos nos esquecer disso.

Smite (Foto: Divulgação)Smite (Foto: Divulgação)

É claro que existem os jogadores profissionais, que disputam campeonatos e ganham dinheiro com isso, mas até entre eles este fator está presente. Mas, caso você jogue Smite apenas para aumentar seu nível e curtir com os amigos, não se esqueça de colocar a diversão acima de tudo, e isso vai melhorar 100% seu jogo. 

Você acha que o mercado já está saturado de Mobas? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Souza
    2014-10-14T08:56:06

    Corrigindo o que foi escrito: Siege é um modo com apenas 2 caminhos! Conquest é que tem tres caminhos!