22/10/2014 06h00 - Atualizado em 22/10/2014 06h00

Aprenda a usar o app ProtesteAgora e conheça os direitos do consumidor

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Usar a Internet para reclamar contra os abusos de empresas que comercializam produtos ou serviços está se tornando uma prática popular, e agora a experiência é possível nos dispositivos móveis. O app ProtesteAgora, disponível para Android e iOS, é uma iniciativa que promete facilitar a tomada de atitude por parte de consumidores que têm seus direitos violados. Acompanhe as dicas e veja como usar os principais recursos do app.

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Criando uma conta

Para criar uma conta, vá em Login e depois em Registre-se (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Para criar uma conta, vá em Login e depois em Registre-se no app ProtesteAgora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para ter acesso às principais funções do app, é preciso criar uma conta da Proteste, ou inserir e-mail e senha já cadastrados no site da associação previamente. Uma nova conta é simples de ser criada, pois basta inserir seus dados pessoais e escolher um nome de usuário. O nome escolhido será exibido publicamente para a comunidade em cada postagem sua.

Postando uma reclamação

A principal funcionalidade do ProtesteAgora é, obviamente, reclamar. O programa torna a tarefa fácil com um menu inicial bem simples. De lá, basta tocar em “Nova reclamação” e preencher os campos em branco. O consumidor deve informar o nome do estabelecimento, o setor que ela atua e o tipo de reclamação.

Na hora de postar uma reclamação, basta informar a empresa e a natureza do problema no app ProtesteAgora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Na hora de postar uma reclamação, basta informar a empresa e a natureza do problema no app ProtesteAgora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para incluir os dados, o app fornece localização por GPS e listas com opções pré-configuradas. Caso deseje reclamar de uma prestadora de serviços de Internet, por exemplo, basta escolher a categoria “Telecomunicações” e selecionar um dos problemas listados, como “Internet mais lenta que o contratado”.

Depois de identificar a empresa, o consumidor deve descrever com suas palavras o ocorrido. Ao final, é possível compartilhar a postagem no Facebook para espalhar sua experiência ruim por seus contatos.

Apoiando uma reclamação

Deixe seu comentário e seu apoio a outras reclamações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe seu comentário e seu apoio a outras reclamações no app ProtesteAgora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Tão importante quanto reclamar de uma empresa é apoiar outras reclamações que você julgue relevantes. O menu “Todas as reclamações” reúne as postagens da comunidade organizadas por mais recentes, mais apoiadas e mais próximas de sua localização.

A tela principal exibe um resumo com o nome de usuário, título, data e resumo do problema, além do número de comentários e apoios recebidos. Ao tocar em um item, a publicação se expande e é possível conferir o conteúdo completo. O consumidor tem a opção de apoiar – similar ao “curtir” do Facebook –, comentar ou denunciar caso ache que se trata de uma reclamação infundada.

Conhecendo seus direitos

A Proteste também oferece informações e consultoria jurídica por meio do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)A ProtesteAgora também oferece informações e consultoria jurídica por meio do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além de fornecer um canal para que consumidores reclamem de problemas em busca de soluções, o aplicativo ProtesteAgora também serve como fonte de informação sobre direitos previstos na legislação brasileira. Em “Meus direitos”, o app lista todos motivos de reclamação pré-configurados com suas respectivas explicações detalhadas.

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É possível saber, por exemplo, qual é o percentual de velocidade que as empresas prestadoras de serviços de Internet são obrigadas a oferecer ao consumidor. Desse modo, é possível ficar ciente sobre eventuais quebras de contrato antes de decidir postar uma reclamação. Usar o recurso é tão simples quanto escolher uma categoria e procurar um motivo que se adeque à sua necessidade específica.

De resto, o app ainda oferece consultoria jurídica com advogados especializados em direito do consumidor, oferecendo a primeira ligação gratuitamente. No menu “Minhas atividades” é possível acompanhar todas as suas reclamações postadas e apoiadas e em “Ações Proteste” ficar por dentro de eventos promovidos pela Proteste no Brasil.

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