Internet

20/10/2014 15h03 - Atualizado em 20/10/2014 15h03

Como corrigir o erro que encerra o Internet Explorer inesperadamente

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Internet Explorer, apesar de ter melhorado bastante nas últimas versões, ainda é um pouco instável. Caso seja usuário padrão do navegador da Microsoft e está enfrentando travamentos ou encerramentos inesperados, confira as dicas que preparamos. Em dez passos, mostraremos como configurar e resolver diversos problemas no navegador do Windows. Certamente um deles poderá ajudar em caso de pane.

Como corrigir erro em navegador quando não carrega uma página

Internet Explorer (Foto: Divulgação)Como corrigir o erro que encerra o Internet Explorer (Foto: Divulgação/Microsoft)

Apague os arquivos temporários

Passo 1. O Internet Explorer pode estar tentando carregar algum arquivo corrompido e, por esse motivo, travando. Se essa for a causa do problema, basta apagar os arquivos temporários do IE. Para isso, acesse o menu do navegador e clique em “Opções da Internet”. Feito isso, clique em “Excluir…”, mantenha a opção “Arquivos de Internet Temporários e Arquivos de site” ativada e pressione “Excluir”;

Apagando arquivos temporários (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando arquivos temporários (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative a depuração

Passo 2. A depuração de script é um recurso para desenvolvedores analisem códigos de websites e pode causar alguns efeitos colaterais, como travamentos. Para desativar a depuração, volte às configurações do IE, abra a guia “Avançadas” e marque as opções “Desativar depuração de scrip (Internet Explorer)” e “Desativar depuração de scrip (outros)”;

Desativando depuração do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando depuração do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Execute uma verificação antispyware e antivírus

Passo 3. Outra causa comum de travamentos do Internet Explorer é a contaminação por spywares e malwares. Para saber se esse é o seu caso, execute uma verificação completa usando um software de proteção. Dentre eles, recomendamos os gratuitos Malwarebytes Anti-Malware e Spybot.

Você também pode usar o CCleaner para limpar o computador e o HijackThis para verificar e eliminar entradas suspeitas do registro do Windows;

Desative os programas que iniciam com o Windows

Passo 4. Sem o consentimento do usuário, alguns programas são carregados automaticamente quando o Windows inicia e um deles pode estar causando alguma incompatibilidade com o IE.

Se esse for o caso, desative os programas que iniciam com o Windows. No Windows 7, você pode fazer isso pressionando “WinKey + R” e entrando com o comando “msconfig” (sem aspas). No utilitário, abra a guia “Inicialização”, desmarque os programas e pressione “OK”. No Windows 8 o procedimento é um pouco diferente;

Desative a inicialização de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desative a inicialização de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça uma restauração do sistema

Passo 5. Se o problema começou após a instalação de uma atualização do Windows, fazer uma restauração do sistema pode resolver. O Windows Update cria automaticamente um ponto de restauração antes de instalar as atualizações. Confira como fazer uma restauração do sistema;

Conexão Wi-Fi não carrega imagens? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

Verifique por arquivos corrompidos

Passo 6. O Windows pode ter corrompido algum arquivo durante um desligamento inesperado e essa pode ser a causa do problema. Para verificar a integridade dos arquivos do sistema, abra o “Promt de Comandos” – pressione “WinKey + R” e digite “cmd” – e entre com o comando “sfc /scannow” (sem as aspas);

Verificando arquivos do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando arquivos do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Registre as DLLs do Internet Explorer

Passo 7. Por algum motivo, pode acontecer de um arquivo DLL do Internet Explorer não estar registrado no sistema. Se esse for o caso, acesse o “Prompt de Comandos” e entre com os comandos abaixo (um por vez) – pressione “Enter” ao fim de cada linha e entre com o próximo comando;

Registrando DLLs do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Registrando DLLs do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


regsvr32 softpub.dll

regsvr32 wintrust.dll

regsvr32 initpki.dll

regsvr32 dssenh.dll

regsvr32 rsaenh.dll

regsvr32 gpkcsp.dll

regsvr32 sccbase.dll

regsvr32 slbcsp.dll

regsvr32 cryptdlg.dll

Desative as extensões de terceiros

Passo 8. O Internet Explorer suporta complementos e alguns aplicativos instalam extensões sem o usuário saber. Para verificar as extensões instaladas e desativá-las, acesse o menu do IE e clique em “Gerenciar Complementos”. Por fim, selecione a extensão e clique em “Desabilitar”, no canto inferior direito da janela. Confira o tutorial detalhado;

Desativando extensões do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando extensões do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative a renderização pela GPU

Passo 9. O Internet Explorer aproveita o processador da placa de vídeo (GPU) para renderizar páginas mais rapidamente. Entretanto, nem todas as GPUs são compatíveis e isso pode causar problemas de lentidão ou travamento do IE.

Para desativar o recurso, acesse as configurações do navegador e abra a guia “Avançadas”. Por fim, marque a opção “Usar renderização de software, em vez de renderização de GPU”, pressione “OK” e reinicie o IE;

Desativando a renderização pela GPU (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando a renderização pela GPU (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Redefina as configurações

Passo 10. Se até agora nada resolveu, resta restaurar as configurações de fábrica do Internet Explorer. Para isso, abra as opções do IE e, na guia “Avançadas”, clique em “Redefinir…”, marque a opção “Excluir configurações pessoais” e clique em “Redefinir”. Por fim, reinicie o navegador.

Restaure as configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Restaure as configurações do IE (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Seguindo essas dicas, é provável que o Internet Explorer volte a funcionar normalmente. Em caso de dúvidas, pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio N
    2014-12-29T22:02:46

    uma duvida, redefinir as configurações, citado no último passo, não vai desfazer as alterações da renderização por GPU e depuração por script feitas anteriormente?

  • Fred Costa
    2014-10-23T15:29:14

    Pra que corrigir isso? O IE encerrando sozinho é serviço de utilidade pública. Sempre quando eu abro o IE sem querer, torço pra ele finalizar por conta própria. Mas infelizmente tenho que clicar no "x" ou apertar alt+f4.

  • Leonardo Albuquerque
    2014-10-21T15:08:08

    Quem usa internet exp? Huehuehue

  • Castolo
    2014-10-21T09:08:59

    IE o melhor navegador para baixar um novo navegador! Qm usa IE é o mesmo que tem BAIDU e HAO123 instalados no PC! lkkkkkkk.

  • Mateus Oliveira
    2014-10-20T20:40:42

    Solução mais fácil: Abra Internet Explorer>Baixe o Chrome ou o Firefox> e seja feliz.

  • Elaine
    2014-10-20T20:16:32

    eu uso a PSafe um antivírus q já deixa meu comput mais leve...

  • Mc Finn
    2014-10-20T15:47:34

    Eu tenho um jeito melhor e mais fácil: desinstala essa porcaria e use o Chrome ou o Firefox...